Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Notícias > PPJ realiza Segunda Oficina de Dialogia Social com Cremilda Medina

PPJ realiza Segunda Oficina de Dialogia Social com Cremilda Medina

publicado: 19/11/2019 11h17, última modificação: 14/03/2023 11h50
direcao_ccta

Por: Gustavo Alves

A jornalista e professora Dra. Cremilda Medina (USP) volta à Universidade Federal da Paraíba para realizar a Segunda Oficina de Dialogia Social no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ/UFPB).

O evento será realizado entre os dias 21 a 23 de novembro, e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de novembro, através do e-mail: segundaoficinacremildappj@gmail.com.

A oficina é direcionada aos mestrandos do PPJ (que não participaram da primeira oficina, realizada em 2018), professores e jornalistas, e ao todo serão 20 vagas. Nos dois primeiros dias, os encontros serão realizados no Auditório do Sintespb – Campus I da UFPB. A terceira etapa será de atendimento (em ambiente externo) a grupos de trabalho para discussão do trabalho de campo e encaminhamentos da produção de narrativas (com acompanhamento a distância).

Com o tema “Razão complexa, sensibilidade solidária e estética transformadora”, esta segunda edição da Oficina divide-se em três momentos:  1) “A arte de tecer o presente: razão complexa (na colheita de informações), 2) Sensibilidade solidária (signo da relação) e 3) Ação transformadora (escrita autoral)”.

A Oficina terá como resultado a publicação de um livro com temática social e será editado pela Eduepb, que também publicou o e-pub “Saneamento Básico - Direito à cidadania”, composto por narrativas escritas pelos mestrandos e professores de Jornalismo que participaram da primeira Oficina com Cremilda Medina na UFPB, realizada em setembro de 2018.

Confira a programação completa:

Primeiro encontro, 21 de novembro de 2019:

1. O ato presencial e a interação social transformadora na Pluralogia Social;
  2. Observação-experiência e os cinco sentidos no Signo da Relação
  3. A crise de paradigmas e o laboratório epistemológico: noções inter e transdisciplinar na desconstrução de paradigmas.
  4. Agenda inovadora para o segundo livro do grupo.

Segundo encontro, 22 de novembro de 2019:

1. Autoria na mediação social: narrativas da contemporaneidade
  2. Polifonia e polissemia dos processos de comunicação.
  3. Técnica, ética e estética: revisões da herança técnica; interrogantes éticas; inspirações estéticas – o Gesto da Arte.

Terceiro encontro, 23 de novembro de 2019

Atendimento a grupos de trabalho para encaminhamento da pauta escolhida. Discussão do processo de captação (trabalho de campo) e narrativas posteriores (com acompanhamento à distância).

Release: profª. drª. Ana Lúcia Medeiros Batista