Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Notícias > JORNALISMO EM TEMPOS DE CRISE DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

JORNALISMO EM TEMPOS DE CRISE DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

Livro - IMPRENSA, Crise Política e Golpe no BRASIL
publicado: 29/07/2019 21h14, última modificação: 14/03/2023 11h50

JORNALISMO EM TEMPOS DE CRISE DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

IMPRENSA, Crise Política e Golpe no BRASIL traz um conjunto de artigos, entrevistas e ensaio de renomados autores, nacionais e estrangeiros, acompanhando os acontecimentos políticos referentes à derrubada do Governo Dilma Rousseff, as ações da Operação Lava Jato e o papel da imprensa na cobertura jornalística do recente período da história brasileira que colocou a democracia recém-conquistada em “vertigem”.

A obra conseguiu envolver dois países em sua organização e edição, Brasil e Portugal, correspondendo a um regime de coautoria entre a Editora do CCTA (Brasil) e a RIA Editorial (Portugal).

O livro fortalece a robusta política editorial do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o primeiro mestrado em jornalismo profissional do país, fundado em 2013, com a finalidade de capacitar profissionais em nível avançado para atuar no exercício das atividades que constituem o campo jornalístico. Entre os anos de 2015 e 2019, 72 dissertações e produtos jornalísticos foram defendidos no referido Programa de Pós-Graduação, com uma dezena desses trabalhos de pesquisa publicados, fortalecendo o conhecimento na área do jornalismo em nível regional e nacional. Em 2018 o PPJ/UFPB recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho de Melhor Dissertação, outorgado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), com a pesquisa O jornalismo na tela vestível: novos formatos da notícia no relógio inteligente, defendida por José Cavalcanti Sobrinho Neto, sob a orientação do Prof. Dr. Fernando Firmino da Silva.

Ao mesmo tempo, o livro IMPRENSA, Crise Política e Golpe no BRASIL visibiliza os esforços desenvolvidos no sentido de firmar cooperação acadêmica em âmbito nacional e internacional, intensificada no Programa a partir de meados de 2017 e consolidada em 2018, junto à Pró-Reitoria de Planejamento e a Agência UFPB de Cooperação Internacional (vinculada ao Gabinete da Reitoria da UFPB).

A realização deste livro está alinhada com a trajetória e o crescimento do PPJ/UFPB. Especialmente, por meio de um projeto integrado realizado pelo Laboratório de Jornalismo e Editoração (LAJE) com destaque de alguns dos seus principais trabalhos editoriais: Coleção Livro-reportagem - Maestro Chiquito: o metalúrgico dos sons (Adeildo Vieira); Coleção Jornalismo em Sala de Aula - Rotinas do Jornalismo no Cinema (Org. Pedro Nunes); Coleção Âncora - Escutas sobre o Jornalismo (Orgs. Fernando Firmino, Joana Belarmino e Pedro Nunes); Jornalismo em ambientes Multiplataforma (Org. Pedro Nunes); Jornalismo Participação e Cidadania (Orgs. Pedro Nunes, Joana Belarmino e David Campos); Coleção Jornalismo e Memória - Memórias Compartilhadas (Org. Pedro Nunes); e Travessias Acadêmicas (Pedro Nunes).

Outra iniciativa editorial de fôlego circunscrita ao trabalho do LAJE com projeção internacional é a Revista Latino-Americana de Jornalismo – ÂNCORA, com periodicidade semestral, que já disponibilizou dez edições, colaborando com a disseminação da produção científica, apresentação de resultados de pesquisas aplicadas e as releituras dos processos comunicacionais no campo do jornalismo. Prova de sua força capilarizada é que a revista ÂNCORA dispõe de um Conselho Científico formado por 191 pesquisadores nacionais e internacionais e o seu cadastramento em 24 indexadores, Bancos de Dados e Fatores de Impacto.

Destaca-se na contribuição do LAJE para os estudos na área do Jornalismo (regional e nacional) o trabalho gigantesco, a dedicação e a experiência profissional do Prof. Dr. Pedro Nunes Filho, responsável pela implantação e consolidação do referido Laboratório, e de todas as suas publicações (a exemplo da revista ÂNCORA), como editor até 2017 e sempre envolvendo colegas no processo de organização e colaboração até a presente publicação deste livro.

Para a realização deste livro contamos com a competência e extrema colaboração do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), da Universidade Federal da Paraíba, na pessoa do diretor, o Prof.Dr. José David Campos Fernandes, e da parceria com a RIA Editorial, em especial do Prof. Dr. Denis Porto Renó, da Universidade Estadual Paulista e da Universidade de Aveiro (Portugal).

Acreditando que o conhecimento pode contribuir para modificar o campo jornalístico e político, e que, juntos, podemos conquistar a plena democracia brasileira, apresentamos, com todas as honras acadêmicas, o livro IMPRENSA, Crise Política e Golpe no BRASIL. A obra, em sua complexidade, reúne pesquisadores e pesquisadoras de 20 universidades (envolvendo Brasil, Argentina, Colômbia e Portugal) para refletir sobre as fragilidades e incongruências do jornalismo brasileiro; a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; as coberturas tendenciosas da imprensa sobre o golpe de 2016; abusos do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e do Poder da Imprensa; crise da democracia brasileira; vulnerabilidade dos direitos civis; polarização política; apologia ao ódio e à intolerância em todos os níveis; enfim, toda sorte de tormenta, provocadora de incertezas e angústias no Brasil contemporâneo.

Enfim, o livro pode ser considerado enquanto um belo e minucioso tratado que repensa o jornalismo em tempos de crise política, decadência do Poder Judiciário e falência do Estado brasileiro. Aponta questões relevantes e caminhos indispensáveis para a prática do jornalismo investigativo, contextualizado e humanizado.

Profª. Drª. Zulmira Nóbrega

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo – UFPB