Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Trio Tardif-Avellar-Martins se apresenta na UFPB dentro da Série Concertos Internacionais

O Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB dá sequências à sua já consolidada Série Concertos Internacionais com a visita do renomado violinista canadense Guillaume Tardif - nascido em Quebec e professor da University of Alberta em seu país natal. Entre 1 e 5 de novembro serão desenvolvidas diversas atividades artísticas e acadêmicas, todas abertas ao público e com entrada franca. Dentre estas, incluem palestra, masterclass e um concerto camerístico no encerramento das atividades.
publicado: 01/11/2016 17h11, última modificação: 01/11/2016 17h11

Imagem Divulgação Trio Tardif-Avellar-Martins.jpg

Na terça-feira, dia 1º de novembro, às 17h., Guillaume Tardif irá proferir a palestra intitulada “Virtuosismo e fluência: o caso de H.W. Ernst”, a ser realizada no Auditório Gerardo Parente do Departamento de Música da UFPB, como atividade do PPGM, mas aberta a toda a comunidade. Já na quarta-feira, dia 2, será ministrada uma Masterclass de violino, às 17h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa. A semana, no entanto, culmina com o concerto camerístico do Trio Tardif-Avellar-Martins, que será apresentado no sábado, dia 5, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa da UFPB, quando o grupo apresentará obras de Johannes Brahms e Maurice Ravel.

O Trio Tardif-Avellar-Martins é formado pelo violinista canadense, além de Felipe Avellar de Aquino (violoncelo) e José Henrique Martins (piano), ambos docentes da UFPB. Os músicos se apresentam juntos desde 2004, quando realizaram um concerto de gala no Palácio do Itamaraty a convite do ministro das Relações Exteriores do Brasil e do Embaixador do Canadá, em concerto oferecido a todo o corpo consular brasileiro e representantes das embaixadas sediadas em Brasília. Desde então, esta é a quarta vez que o Prof. Tardif visita a UFPB, parte de uma parceria artístico-acadêmica que tem resultado em intercâmbio docente e discente entre a UFPB e a Universidade de Alberta. Atualmente, dois egressos da UFPB estão concluindo seus respectivos doutoramentos na Universidade de Alberta, sob a orientação do Prof. Guillaume Tardif. Da mesma forma, docentes da UFPB têm se apresentado como convidado na universidade canadense.

Nesta turnê, o Trio Tardif-Avellar-Martins se apresenta ainda em Maceió, além de dois concertos no Rio de Janeiro, sempre desenvolvendo atividades acadêmicas, notadamente no formato de masterclasses, paralela às atividades artísticas.

Fonte:

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo) com PPGM