Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Campus sedia o 1° Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB

Campus sedia o 1° Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB

Evento será realizado entre os dias 10 e 15 de Julho

publicado: 29/03/2017 17h38, última modificação: 29/03/2017 17h38

2 Lighter  Color w light (2).jpg

A Universidade Federal da Paraíba estará promovendo a primeira edição do Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB, um evento artístico-acadêmico da área de práticas interpretativas do Programa de Pós-Graduação em Música, que trará a João Pessoa artistas convidados oriundos da San Francisco State University e Universidad de Chile, como também o Diretor Artístico do ZEITKUNST Festival de Berlim. O Festival tem o apoio da Coordenação do PPGM, CCTA, PRPG e Reitoria da UFPB.

Ao todo, serão apresentados seis concertos, solos e camerísticos, na Sala Radegundis Feitosa da UFPB, sempre às 20:00h, aberto toda a comunidade. Os concertos serão realizados em parceria com os docentes das áreas de piano e cordas, e tem como finalidade promover e fortalecer as atividades artísticas do PPGM, estimulando a produção de seu corpo docente. Ao mesmo tempo, a proposta tem forte cunho pedagógico, através da realização de masterclasses para os alunos da o UFPB, como também de outras instituições musicais da nossa cidade.

O 1º Festival Internacional de Música de Câmara do PPGM/UFPB nasce a partir das séries de concertos que são realizadas frequentemente pela área de música da UFPB, fortalecido a partir da criação do Programa de Pós-Graduação em Música, em 2004. Desde então, o PPGM tem recebido convidados de diversas instituições do país e do exterior, que se apresentam, muitas vezes, ao lado dos docentes da UFPB, enriquecendo a vida artístico-cultural do Programa, como também de nossa comunidade, uma vez que todos os concertos são abertos ao público. Ademais, todas estas atividades são acompanhadas de masterclasses, palestras, lançamentos de livros, CDs e DVDs. Em 2013 o PPGM lançou sua Série Concertos Internacionais, como também a Série Concertos PPGM, que agora se ampliam com a proposta de realização do 1º Festival Internacional de Música de Câmara, que, certamente, virá a consolidar a produção artística do Programa de Pós-Graduação em Música, que anualmente é avaliada pelo Qualis Artístico da Capes, como parte integrante do processo de avaliação dos programas de pós-graduação na área de Artes e Música do país.

Nos últimos anos visitaram a nossa instituição, a convite do PPGM, artistas como o violinista canadense Guillaume Tardif (University of Alberta/Canadá), a pianista ucraniana Tali Morgulis (Universidade de Houston), o duo de violino e piano formado por James Alexander e Luciana Soares (Nicholls State University/EUA), o violista Timothy Deighton (Penn State University), o duo formado por Paul Chou (Lehigh University) e Ney Fialkov (UFRGS), o violinista Bernard Zinck (University of Wisconsin-Milwaukee), o Harmony Ensemble dos EUA, que conta com a participação do prof. Luciano Carneiro (contrabaixo/UFPB), John Fadial e Beth Vanderborgh (University of Wyoming), os pianistas Lynne Mackey (Eastern Menonnite University) e Paulo Steinberg (James Madison University), o violoncelista Walter-Michael Volhardt (Freiburg/Alemanha), além do duo norueguês formado por Ole Bohn (violino) e Geir Braatem (piano), o contrabaixista Marcos Machado (University of Southern Mississipi-EUA), a violoncelista Natasha Farny (State Unieversity of New York), a violinista Andrea Dawson (Middle Tenessee State University – EUA), o violinista Albrecht Breuninger (Universidade de Karlsruhe – Alemanha), a violista Kate Hamilton (Concordia College – EUA e artista visitante da Facultad de Artes de la Universidad de Chile), o contrabaixista Milton Masciadri (University of Georgia e Artista para a Paz da UNESCO), a pianista Cinzia Bartoli (Conservatório de Gênova – Itália), a violoncelista norte-americana Elise Pittenger (UFMG), dentre outros. Em todas as visitas, cada intérprete convidado realiza uma atividade acadêmica, seja na forma de masterclass ou palestra. Estas atividades têm resultado em intenso intercâmbio artístico e acadêmico, abrindo as portas para o desenvolvimento de outros importantes projetos vinculados ao nosso Programa. Seja através da visita de professores da UFPB às instituições estrangeiras, nas qual o docente do PPGM se apresenta na instituição coirmã, ministra palestra e/ou masterclass; ou através do intercâmbio discente. Hoje temos diversos egressos da UFPB realizando pós-graduação em música em instituições como University of Alberta, Louisiana State University, University of Houston, Nicholls State University, University of Wyoming, dentre outras, graças aos intercâmbios aqui estabelecidos.

Todas as informações sobre o 1° Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB, que acontecerá entre os dias 10-15 de julho, estarão no site do evento, que será disponibilizado já nos próximos dias.