Doutorado
ESTRUTURA ACADÊMICA
A estrutura curricular do PPGM é composta por disciplinas obrigatórias de tronco comum, para todas as áreas de concentração; disciplinas obrigatórias específicas para cada área de concentração; disciplinas optativas; e atividades obrigatórias para todas as áreas de concentração.
O número mínimo de créditos para integralização do curso de Doutorado é de 46, distribuídos da seguinte forma:
Disciplinas Obrigatórias Comuns | 04 créditos |
Estágio Docência Orientado | 04 créditos |
Disciplinas Obrigatórias da Área de Concentração | 18 créditos |
Disciplinas Optativas | 09 créditos |
Obs.: Cada crédito corresponde a 15 horas-aula teóricas ou a 30 horas-aula práticas.
A) Disciplinas Obrigatórias Comuns a Todas as Áreas de Concentração:
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
---|---|---|
Metodologia da pesquisa avançada em Música | 04 | 60h/a |
B – Atividade Obrigatória para Todas as Áreas de Concentração:
O aluno deverá cumprir, no Curso de Doutorado, 04 créditos referentes à atividade de Estágio Docência.
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
---|---|---|
Estágio docente orientado I | 02 | 60h/a |
Estágio docente orientado II | 02 | 60h/a |
C – Disciplinas Obrigatórias por Área de Concentração:
– Área de Composição e Interpretação Musical
– Linha de pesquisa Processos e práticas composicionais
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
---|---|---|
Tutorial em criação musical I | 03 | 45h/a |
Tutorial em criação musical II
Pré-requisito: Tutorial em criação musical I
|
03 | 45h/a |
Tutorial em criação musical III
Pré-requisito: Tutorial em criação musical I
|
03 | 45h/a |
Estudos avançados em criação musical I
|
03 | 45h/a |
Estudos avançados em criação musical II
|
03 | 45h/a |
Estudos avançados em criação musical III
|
03 | 45h/a |
– Linha de pesquisa Dimensões e práticas da interpretação musical
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
---|---|---|
Instrumento IV | 03 | 45h/a |
Instrumento V
Pré-requisito: Instrumento IV
|
03 | 45h/a |
Instrumento VI
Pré-requisito: Instrumento V
|
03 | 45h/a |
Estudos avançados em práticas interpretativas I
|
03 | 45h/a |
Estudos avançados em práticas interpretativas II
|
03 | 45h/a |
Estudos avançados em práticas interpretativas III
|
03 | 45h/a |
– Área de Musicologia/Etnomusicologia
– Linha de pesquisa Música, Cultura e Performance
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
---|---|---|
Etnomusicologia I | 03 | 45h/a |
Etnomusicologia II
Pré-requisito: Etnomusicologia I
|
03 | 45h/a |
Pesquisa Aplicada à Etnomusicologia
Pré-requisito: Etnomusicologia I
|
03 | 45h/a |
Estudos avançados em etnomusicologia I
|
03 | 45h/a |
Estudos avançados em etnomusicologia II
|
03 | 45h/a |
Estudos avançados em etnomusicologia III
|
03 | 45h/a |
– Linha de pesquisa História, estética e fenomenologia da música
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
---|---|---|
Musicologia I | 03 | 45h/a |
Musicologia II
Pré-requisito: Musicologia I
|
03 | 45h/a |
Pesquisa em Musicologia
Pré-requisito: Musicologia I
|
03 | 45h/a |
Estudos avançados em musicologia I
|
03 | 45h/a |
Estudos avançados em musicologia II
|
03 | 45h/a |
Estudos avançados em musicologia III
|
03 | 45h/a |
– Área de Educação Musical
– Linha de pesquisa Processos e práticas educativo-musicais
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
---|---|---|
Fundamentos da educação musical I
|
03 | 45h/a |
Fundamentos da educação musical II
Pré-requisito: Fundamentos da educação musical I
|
03 | 45h/a |
Pesquisa em Educação Musical
Pré-requisito: Fundamentos da educação musical I
|
03 | 45h/a |
Estudos avançados em educação musical I
|
03 | 45h/a |
Estudos avançados em educação musical II
|
03 | 45h/a |
Estudos avançados em educação musical III
|
03 | 45h/a |
D – Disciplinas Optativas:
Disciplina | Créditos | Carga Horária |
---|---|---|
Computação aplicada à música
|
03 | 45h/a |
Educação musical, cultura e sociedade | 03 | 45h/a |
Fisiologia e ciência da voz | 03 | 45h/a |
Fundamentos psicológicos da educação musical
|
03 | 45h/a |
Instrumento IV
Pré-Requisito: Instrumento III
|
03 | 45h/a |
Lesões por sobrecarga nos músicos: estratégias de prevenção | 03 | 45h/a |
Metodologia do Ensino Superior
|
03 | 45h/a |
Música de câmera I | 03 | 45h/a |
Música de câmera II
Pré-requisito: Música de Câmera I
|
03 | 45h/a |
Música popular urbana | 03 | 45h/a |
Músicas do Brasil | 03 | 45h/a |
Músicas do mundo | 03 | 45h/a |
Prática de orquestra I
|
03 | 45h/a |
Prática de orquestra II
Pré-requisito: prática de orquestra I
|
03 | 45h/a |
Procedimentos composicionais do século XX e XXI | 03 | 45h/a |
Tecnologia aplicada à educação musical | 03 | 45h/a |
Tópicos em análise musical | 03 | 45h/a |
Tópicos em educação musical | 03 | 45h/a |
Tópicos em história e literatura musical I
|
03 | 45h/a |
Tópicos em história e Literatura Musical II | 03 | 45h/a |
Tópicos em música brasileira | 03 | 45h/a |
Tópicos em pedagogia Instrumental/Vocal | 03 | 45h/a |
Tópicos em práticas interpretativas | 03 | 45h/a |
Tópicos em etnomusicologia | 03 | 45h/a |
Tópicos especiais em música | 03 | 45h/a |
E – Ementário das disciplinas
Disciplinas obrigatórias comuns a todas as áreas de concentração:
Metodologia da pesquisa avançada em música: fundamentos epistêmicos e metodológicos da pesquisa em música, considerando as inter-relações da área com outros campos de conhecimento e as especificidades de suas subáreas na contemporaneidade.
Atividade obrigatória para todas as áreas de concentração:
Estágio docente orientado I: observação e docência em disciplina e/ou atividade indicada pelo orientador acadêmico, nos cursos de graduação em música. O estágio docente será realizado pelo aluno de pós-graduação em uma disciplina/atividade ministrada por um professor do departamento (ou órgão equivalente) responsável pela sua oferta, e supervisionada pelo orientador do mestrando ou doutorando. A carga horária atribuída ao estagiário não poderá ultrapassar quatro horas semanais.
Estágio docente orientado II (somente para o Curso de Doutorado): docência em disciplina e/ou atividade indicada pelo orientador acadêmico, diferente da disciplina em que atuou no Estágio Docente I, em cursos de graduação em música. O estágio docente será realizado pelo doutorando, em uma disciplina/atividade ministrada por um professor do departamento (ou órgão equivalente) responsável pela sua oferta, e supervisionada pelo orientador do doutorando. A carga horária atribuída ao estagiário não poderá ultrapassar quatro horas semanais.
Disciplinas obrigatórias por área de concentração:
Área de Composição e interpretação musical
Linha de pesquisa Processos e práticas composicionais
Tutorial em criação musical I: o estudo de materiais, técnicas e procedimentos composicionais, tendo como base o projeto de pesquisa e o trabalho final dos alunos.
Tutorial em criação musical II: a prática da composição musical com base em diferentes recursos e procedimentos composicionais, definidos a partir do projeto de pesquisa e do trabalho final do estudante.
Tutorial em criação musical III: a definição e estruturação da composição musical do doutorando, a partir do seu projeto de pesquisa e das definições para a elaboração da tese.
Estudos avançados em criação musical I: a consolidação da pesquisa em composição, considerando a obra produzida, bem como temas, técnicas e diretrizes estabelecidas a partir do projetos de pesquisa e da tese do doutorando.
Estudos avançados em criação musical II: a definição do trabalho de tese em composição, tendo como base o conhecimento gerado a partir da criação musical e da pesquisa sobre processos composicionais teóricos e práticos.
Estudos avançados em criação musical III: a estruturação da tese com base tanto no conhecimento teórico-prático obtido a partir da pesquisa composicional, quanto nas perspectivas teóricas e metodológicas da área de música e da ciência na contemporaneidade.
Linha de pesquisa Dimensões e práticas da interpretação musical
Instrumento IV: o estudo de técnicas e de elementos interpretativos diversos, tendo como base repertórios variados, bem como questões de performance vinculadas ao projeto de pesquisa e o trabalho final dos alunos.
Instrumento V: a prática da performance musical contemplando repertórios musicais de períodos e estilos diversos, considerando as especificidades de cada instrumento, bem como questões interpretativas relacionadas ao projeto de pesquisa e ao trabalho final do estudante.
Instrumento VI: a interpretação de obras diversas que abranjam diferentes aspectos da performance instrumental, inter-relacionado a produção artística com as especificidades do projeto de pesquisa e da tese do doutorando.
Estudos avançados em práticas interpretativas I: a consolidação da pesquisa em práticas interpretativas, considerando elementos da performance musical, bem como temas, técnicas e diretrizes investigativas estabelecidas a partir do projeto de pesquisa e da tese do doutorando.
Estudos avançados em práticas interpretativas II: a definição do trabalho de tese em práticas interpretativas, tendo como base o conhecimento gerado a partir da interpretação musical das obras trabalhadas e da pesquisa sobre dimensões teóricos e práticas da performance.
Estudos avançados em práticas interpretativas III: a estruturação da tese com base tanto no conhecimento teórico-prático obtido a partir da prática instrumental, quanto nas perspectivas teóricas e metodológicas da área de música e da ciência na contemporaneidade.
Área de Musicologia/Etnomusicologia
Linha de pesquisa Música, Cultura e Performance
Etnomusicologia I: os fundamentos históricos e conceituais da área de etnomusicologia, enfocando o seu campo de estudo e suas perspectivas de atuação.
Etnomusicologia II: os aspectos fundamentais dos estudos da etnomusicologia na contemporaneidade, dando ênfase às perspectivas de atuação profissional, ao campo de abordagem, e aos problemas metodológicos da área.
Pesquisa aplicada à Etnomusicologia : os métodos e técnicas de pesquisa em etnomusicologia desenvolvidos a partir da compreensão de características gerais da ciência e das perspectivas e particularidades da área, contemplando aspectos diretamente relacionados aos projetos de pesquisa e aos temas das teses dos alunos.
Estudos avançados em etnomusicologia I: a consolidação da pesquisa em etnomusicologia, com base em temas, técnicas e diretrizes estabelecidas a partir dos projetos de pesquisa dos alunos.
Estudos avançados em etnomusicologia II: a definição do trabalho de tese em etnomusicologia, tendo como base o conhecimento gerado a partir da pesquisa realizada sobre fenômenos musicais e suas inter-relações com a cultura.
Estudos avançados em etnomusicologia III: a estruturação da tese com base tanto no conhecimento teórico-prático obtido a partir da pesquisa etnomusicologia, quanto nas perspectivas teóricas e metodológicas da área de música e da ciência na contemporaneidade.
Linha de pesquisa História, estética e fenomenologia da música
Musicologia I: as bases epistemológicas musicologia, compreendendo as diferentes perspectivas que têm caracterizado o pensamento e a prática musical e científica da área na contemporaneidade.
Musicologia II: o estudo das tendências e inovações no campo da musicologia, abrangendo teorias e procedimentos composicionais e estilísticos, bem como o uso e a aplicação de recursos analíticos a partir de perspectivas e objetivos da área na atualidade.
Pesquisa em Musicologia: os métodos e técnicas de pesquisa em musicologia desenvolvidos a partir da compreensão de características gerais da ciência e das perspectivas e particularidades da área, contemplando aspectos diretamente relacionados aos projetos de pesquisa dos alunos.
Estudos avançados em musicologia I: a consolidação da pesquisa em musicologia, com base em temas, técnicas e diretrizes estabelecidas a partir dos projetos de pesquisa e dos temas das teses dos alunos.
Estudos avançados em musicologia II: a definição do trabalho de tese em musicologia, tendo como base o conhecimento gerado a partir da pesquisa realizada sobre o fenômeno estético-musical.
Estudos avançados em musicologia III: a estruturação da tese com base tanto no conhecimento teórico-prático obtido a partir da pesquisa musicológica, quanto nas perspectivas teóricas e metodológicas da área de música e da ciência na contemporaneidade.
Área de Educação Musical
Linha de pesquisa Processos e práticas educativo-musicais
Fundamentos da educação musical I: as bases epistemológicas da educação musical, compreendendo as diferentes perspectivas que têm caracterizado o pensamento e a prática pedagógica e científica da área na contemporaneidade.
Fundamentos da educação musical II: o estudo das tendências e inovações no campo da educação musical, abrangendo os espaços e as demandas profissionais, o uso e a aplicação de recursos pedagógicos contemporâneos, bem como as perspectivas e objetivos da área na atualidade.
Pesquisa em educação musical: os métodos e técnicas de pesquisa em educação musical desenvolvidos a partir da compreensão dos aspectos gerais da ciência e das perspectivas e particularidades da área, contemplando aspectos diretamente relacionados aos projetos de pesquisa dos alunos.
Estudos avançados em educação musical I: a consolidação da pesquisa em educação musical, com base em temas, técnicas e diretrizes estabelecidas a partir dos projetos de pesquisa e dos temas das teses dos doutorandos.
Estudos avançados em educação musical II: a definição do trabalho de tese em educação musical, tendo como base o conhecimento gerado a partir da pesquisa realizada sobre o ensino e aprendizagem da música.
Estudos avançados em educação musical III: a estruturação da tese com base tanto no conhecimento teórico-prático obtido a partir da pesquisa educacional musical, quanto nas perspectivas teóricas e metodológicas da área de música e da ciência na contemporaneidade.
Disciplinas optativas:
Computação aplicada à música: introduzir os princípios teóricos e práticos da computação e do áudio-digital aplicados a música, dando uma visão panorâmica dos domínios de interação, a saber: auxílio à composição, à análise e ao ensino da música; editoração de partituras; processamento de dados Midi e áudio; gravação e pós-produção digital.
Educação musical, cultura e sociedade: a compreensão da educação musical a partir da sua ralação com a cultura e a sociedade, abrangendo as principais dimensões que configuram as práticas de ensino e aprendizagem da música como processos sociais e culturais.
Fisiologia e ciência da voz: estudo sobre a fisiologia do aparelho fonador e seus órgãos; teorias do funcionamento da prega vocal; peculiaridades físicas, técnicas e sonoras da voz humana em suas diferentes categorias; saúde vocal.
Fundamentos psicológicos da educação musical: o estudo acerca do desenvolvimento psicológico e da aprendizagem humana aplicados ao campo específico da educação musical.
Instrumento IV: estudo aprofundado de elementos técnicos e interpretativos, visando o entendimento e abordagem de repertório avançado do instrumento.
Lesões por sobrecarga nos músicos: estratégias de prevenção: estudo de caráter geral sobre as lesões dos membros superiores dos músicos instrumentistas. Aspectos epidemiológicos e ergonômicos. Estratégias psicológicas, posturais e de preparação da musculatura com finalidade preventiva. Abordagem atualizada dos tratamentos aplicados. Oficinas de exercícios preventivos.
Metodologia do ensino superior: o ensino como processo de comunicação. Objetivos do ensino. Conteúdo da matéria de ensino. Diferentes abordagens da metodologia de ensino. Procedimentos do ensino. Avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Planificação do ensino: limitações e alternativas. Diferenciação dos métodos e técnicas de ensino e dos objetivos educacionais. Pedagogia do ensino de III grau. O processo educacional como fator de transformação social e pessoal.
Música de câmera I: técnicas básicas de preparação e performance em grupos de câmera. Abordagem da problemática específica de cada formação instrumental: duos, trios, quartetos e quintetos. Repertório escolhido de acordo com a formação camerística, com vistas à apresentação pública das obras estudadas.
Música de câmera II: aprimoramento das técnicas de preparação e atuação em grupos de câmera. Abordagem dos elementos estilísticos e interpretativos. Repertório escolhido de acordo com a formação instrumental: duos, trios, quartetos ou quintetos.
Música popular urbana: abordagem teórica e reflexiva sobre manifestações da cultura musical popular urbana, enfatizando suas bases históricas, socioculturais e estruturais.
Músicas do Brasil: o estudo de manifestações musicais do Brasil, compreendendo expressões de diferentes contextos do nosso território, a partir dos seus aspectos culturais e de suas estruturações performáticas.
Músicas do mundo: apreciação e análise de diferentes linguagens musicais do mundo, compreendendo suas dimensões estético-estruturais e socioculturais, a partir da contextualização dessas expressões com características mais amplas de cada cultura.
Prática de orquestra I: estudo e interpretação do repertório orquestral para os instrumentos específicos, considerando, inclusive, a possibilidade de inserção e atuação dos alunos envolvidos em orquestras vinculadas à UFPB.
Prática de orquestra II: o aprofundamento no estudo e interpretação do repertório orquestral para os instrumentos específicos, considerando, inclusive, a possibilidade de inserção e atuação dos alunos envolvidos em orquestras vinculadas à UFPB.
Procedimentos composicionais do século XX e XXI: exploração dos materiais e dos diversos sistemas e linguagens musicais utilizados nas músicas dos séculos XX e XXI, a partir do exame das relações destes métodos com as práticas musicais anteriores, com ênfase a processos composicionais individuais de compositores importantes dos Séculos XX e XXI.
Tecnologia aplicada à educação musical: as diferentes perspectivas para a utilização de ferramentas tecnológicas nas práticas de educação musical, considerando os principais recursos da atualidade e suas inter-relações com o campo de ensino da música.
Tópicos em análise musical: estudos de técnicas e procedimentos de análise aplicados a repertórios musicais distintos, definidos de acordo com as especialidade do professor responsável pela disciplina e pelas especificidades dos projetos de pesquisa dos alunos.
Tópicos em educação musical: análise dos processos e problemas envolvidos no ensino de música, tanto na escola especializada quanto nas escolas de educação básica. Fundamentos para o ensino de música. Conhecimento e análise crítica de propostas metodológicas para o ensino de música.
Tópicos em etnomusicologia: tópicos relacionados ao campo da etnomusicologia, definidos a partir dos projetos de pesquisa dos alunos e do perfil do docente responsável pela disciplina, contemplando elementos diversos da música e suas inter-relações com a sociedade e a cultura.
Tópicos em história e literatura musical I: estudo de tópicos variados da história da música, considerando diferentes períodos, gêneros e estilos musicais.
Tópicos em história e literatura musical II: estudo intensivo da literatura musical de áreas ou tópicos definidos. Ênfase nos estudos analíticos e comparativos, desenvolvendo o senso crítico do alunado.
Tópicos em música brasileira: estudo da evolução e desenvolvimento da música de compositores brasileiros, através da análise de estilos e técnicas composicionais empregadas.
Tópicos em pedagogia instrumental: estudos das principais propostas metodológicas e sua aplicação no contexto do ensino musical brasileiro. Técnicas e procedimentos no ensino do instrumento.
Tópicos em práticas interpretativas: tópicos relevantes relacionados à performance e/ou a elementos técnico-interpretativos.
Tópicos especiais em música: abordagens sobre aspectos diversos da música, práticos e/ou teóricos, definidos a partir da formação e atuação do professor ministrante e/ou dos projetos de pesquisa dos alunos.