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Doutorado

por José Augusto publicado 19/09/2016 14h47, última modificação 05/03/2020 16h43

    ESTRUTURA ACADÊMICA

 

    A estrutura curricular do PPGM é composta por disciplinas obrigatórias de tronco comum, para todas as áreas de concentração; disciplinas obrigatórias específicas para cada área de concentração; disciplinas optativas; e atividades obrigatórias para todas as áreas de concentração.

    O número mínimo de créditos para integralização do curso de Doutorado é de 46, distribuídos da seguinte forma:

Disciplinas Obrigatórias Comuns 04 créditos
Estágio Docência Orientado 04 créditos
Disciplinas Obrigatórias da Área de Concentração 18 créditos
Disciplinas Optativas 09 créditos

    Obs.: Cada crédito corresponde a 15 horas-aula teóricas ou a 30 horas-aula práticas.

 

     A) Disciplinas Obrigatórias Comuns a Todas as Áreas de Concentração:

 

  DisciplinaCréditosCarga Horária
  Metodologia da pesquisa avançada em Música 04 60h/a

   

     B – Atividade Obrigatória para Todas as Áreas de Concentração:

 

    O aluno deverá cumprir, no Curso de Doutorado, 04 créditos referentes à atividade de Estágio Docência.

   DisciplinaCréditosCarga Horária
  Estágio docente orientado I 02 60h/a
  Estágio docente orientado II 02 60h/a

 

     C – Disciplinas Obrigatórias por Área de Concentração:

 

    – Área de Composição e Interpretação Musical

       – Linha de pesquisa Processos e práticas composicionais

  DisciplinaCréditosCarga Horária
  Tutorial em criação musical I 03 45h/a
  Tutorial em criação musical II
  Pré-requisito: Tutorial em criação musical I
03 45h/a
  Tutorial em criação musical III
  Pré-requisito: Tutorial em criação musical I
03 45h/a
  Estudos avançados em criação musical I
03 45h/a
  Estudos avançados em criação musical II
03 45h/a
  Estudos avançados em criação musical III
03 45h/a
   

       Linha de pesquisa Dimensões e práticas da interpretação musical

  DisciplinaCréditosCarga Horária
  Instrumento IV 03 45h/a
  Instrumento V
  Pré-requisito: Instrumento IV
03 45h/a
  Instrumento VI
  Pré-requisito: Instrumento V
03 45h/a
  Estudos avançados em práticas interpretativas I
03 45h/a
  Estudos avançados em práticas interpretativas II
03 45h/a
  Estudos avançados em práticas interpretativas III
03 45h/a
   

     – Área de Musicologia/Etnomusicologia

       Linha de pesquisa Música, Cultura e Performance

  DisciplinaCréditosCarga Horária
  Etnomusicologia I 03 45h/a
  Etnomusicologia II
  Pré-requisito: Etnomusicologia I
03 45h/a
  Pesquisa Aplicada à Etnomusicologia
  Pré-requisito: Etnomusicologia I
03 45h/a
  Estudos avançados em etnomusicologia I
03 45h/a
  Estudos avançados em etnomusicologia II
03 45h/a
  Estudos avançados em etnomusicologia III
03 45h/a

          Linha de pesquisa História, estética e fenomenologia da música

  DisciplinaCréditosCarga Horária
  Musicologia I 03 45h/a
  Musicologia II
  Pré-requisito: Musicologia I
03 45h/a
  Pesquisa em Musicologia
  Pré-requisito: Musicologia I
03 45h/a
  Estudos avançados em musicologia I
03 45h/a
  Estudos avançados em musicologia II
03 45h/a
  Estudos avançados em musicologia III
03 45h/a

     – Área de Educação Musical

       Linha de pesquisa Processos e práticas educativo-musicais

  DisciplinaCréditosCarga Horária
  Fundamentos da educação musical I
03 45h/a
  Fundamentos da educação musical II
  Pré-requisito: Fundamentos da educação musical I
03 45h/a
  Pesquisa em Educação Musical
  Pré-requisito: Fundamentos da educação musical I
03 45h/a
  Estudos avançados em educação musical I
03 45h/a
  Estudos avançados em educação musical II
03 45h/a
  Estudos avançados em educação musical III
03 45h/a

 

     D – Disciplinas Optativas:

 

  DisciplinaCréditosCarga Horária
  Computação aplicada à música
03 45h/a
  Educação musical, cultura e sociedade 03 45h/a
  Fisiologia e ciência da voz 03 45h/a
  Fundamentos psicológicos da educação musical
03 45h/a
  Instrumento IV
  Pré-Requisito: Instrumento III
03 45h/a
  Lesões por sobrecarga nos músicos: estratégias de prevenção 03 45h/a
  Metodologia do Ensino Superior
03 45h/a
  Música de câmera I 03 45h/a
  Música de câmera II
  Pré-requisito: Música de Câmera I
03 45h/a
  Música popular urbana 03 45h/a
  Músicas do Brasil 03 45h/a
  Músicas do mundo 03 45h/a
  Prática de orquestra I
03 45h/a
  Prática de orquestra II
  Pré-requisito: prática de orquestra I
03 45h/a
  Procedimentos composicionais do século XX e XXI 03 45h/a
  Tecnologia aplicada à educação musical 03 45h/a
  Tópicos em análise musical 03 45h/a
  Tópicos em educação musical 03 45h/a
  Tópicos em história e literatura musical I
03 45h/a
  Tópicos em história e Literatura Musical II 03 45h/a
  Tópicos em música brasileira 03 45h/a
  Tópicos em pedagogia Instrumental/Vocal 03 45h/a
  Tópicos em práticas interpretativas 03 45h/a
  Tópicos em etnomusicologia 03 45h/a
  Tópicos especiais em música 03 45h/a

 

     E – Ementário das disciplinas

 

    Disciplinas obrigatórias comuns a todas as áreas de concentração:

 

    Metodologia da pesquisa avançada em música: fundamentos epistêmicos e metodológicos da pesquisa em música, considerando as inter-relações da área com outros campos de conhecimento e as especificidades de suas subáreas na contemporaneidade.

 

    Atividade obrigatória para todas as áreas de concentração:

 

    Estágio docente orientado I: observação e docência em disciplina e/ou atividade indicada pelo orientador acadêmico, nos cursos de graduação em música. O estágio docente será realizado pelo aluno de pós-graduação em uma disciplina/atividade ministrada por um professor do departamento (ou órgão equivalente) responsável pela sua oferta, e supervisionada pelo orientador do mestrando ou doutorando. A carga horária atribuída ao estagiário não poderá ultrapassar quatro horas semanais.

 

    Estágio docente orientado II (somente para o Curso de Doutorado): docência em disciplina e/ou atividade indicada pelo orientador acadêmico, diferente da disciplina em que atuou no Estágio Docente I, em cursos de graduação em música. O estágio docente será realizado pelo doutorando, em uma disciplina/atividade ministrada por um professor do departamento (ou órgão equivalente) responsável pela sua oferta, e supervisionada pelo orientador do doutorando. A carga horária atribuída ao estagiário não poderá ultrapassar quatro horas semanais.

 

    Disciplinas obrigatórias por área de concentração:

 

    Área de Composição e interpretação musical

 

    Linha de pesquisa Processos e práticas composicionais

 

    Tutorial em criação musical I: o estudo de materiais, técnicas e procedimentos composicionais, tendo como base o projeto de pesquisa e o trabalho final dos alunos.

 

    Tutorial em criação musical II: a prática da composição musical com base em diferentes recursos e procedimentos composicionais, definidos a partir do projeto de pesquisa e do trabalho final do estudante.

 

    Tutorial em criação musical III: a definição e estruturação da composição musical do doutorando, a partir do seu projeto de pesquisa e das definições para a elaboração da tese.

 

    Estudos avançados em criação musical I: a consolidação da pesquisa em composição, considerando a obra produzida, bem como temas, técnicas e diretrizes estabelecidas a partir do projetos de pesquisa e da tese do doutorando.

 

    Estudos avançados em criação musical II: a definição do trabalho de tese em composição, tendo como base o conhecimento gerado a partir da criação musical e da pesquisa sobre processos composicionais teóricos e práticos.

 

    Estudos avançados em criação musical III: a estruturação da tese com base tanto no conhecimento teórico-prático obtido a partir da pesquisa composicional, quanto nas perspectivas teóricas e metodológicas da área de música e da ciência na contemporaneidade.

 

    Linha de pesquisa Dimensões e práticas da interpretação musical

 

    Instrumento IV: o estudo de técnicas e de elementos interpretativos diversos, tendo como base repertórios variados, bem como questões de performance vinculadas ao projeto de pesquisa e o trabalho final dos alunos.

 

    Instrumento V: a prática da performance musical contemplando repertórios musicais de períodos e estilos diversos, considerando as especificidades de cada instrumento, bem como questões interpretativas relacionadas ao projeto de pesquisa e ao trabalho final do estudante.

 

    Instrumento VI: a interpretação de obras diversas que abranjam diferentes aspectos da performance instrumental, inter-relacionado a produção artística com as especificidades do projeto de pesquisa e da tese do doutorando.

 

    Estudos avançados em práticas interpretativas I: a consolidação da pesquisa em práticas interpretativas, considerando elementos da performance musical, bem como temas, técnicas e diretrizes investigativas estabelecidas a partir do projeto de pesquisa e da tese do doutorando.

 

    Estudos avançados em práticas interpretativas II: a definição do trabalho de tese em práticas interpretativas, tendo como base o conhecimento gerado a partir da interpretação musical das obras trabalhadas e da pesquisa sobre dimensões teóricos e práticas da performance.

 

    Estudos avançados em práticas interpretativas III: a estruturação da tese com base tanto no conhecimento teórico-prático obtido a partir da prática instrumental, quanto nas perspectivas teóricas e metodológicas da área de música e da ciência na contemporaneidade.

 

    Área de Musicologia/Etnomusicologia

 

    Linha de pesquisa Música, Cultura e Performance

 

    Etnomusicologia I: os fundamentos históricos e conceituais da área de etnomusicologia, enfocando o seu campo de estudo e suas perspectivas de atuação.

 

    Etnomusicologia II: os aspectos fundamentais dos estudos da etnomusicologia na contemporaneidade, dando ênfase às perspectivas de atuação profissional, ao campo de abordagem, e aos problemas metodológicos da área.

 

   Pesquisa aplicada à Etnomusicologia : os métodos e técnicas de pesquisa em etnomusicologia desenvolvidos a partir da compreensão de características gerais da ciência e das perspectivas e particularidades da área, contemplando aspectos diretamente relacionados aos projetos de pesquisa e aos temas das teses dos alunos.

 

    Estudos avançados em etnomusicologia I: a consolidação da pesquisa em etnomusicologia, com base em temas, técnicas e diretrizes estabelecidas a partir dos projetos de pesquisa dos alunos.

 

    Estudos avançados em etnomusicologia II: a definição do trabalho de tese em etnomusicologia, tendo como base o conhecimento gerado a partir da pesquisa realizada sobre fenômenos musicais e suas inter-relações com a cultura.

 

    Estudos avançados em etnomusicologia III: a estruturação da tese com base tanto no conhecimento teórico-prático obtido a partir da pesquisa etnomusicologia, quanto nas perspectivas teóricas e metodológicas da área de música e da ciência na contemporaneidade.

 

    Linha de pesquisa História, estética e fenomenologia da música

 

    Musicologia I: as bases epistemológicas musicologia, compreendendo as diferentes perspectivas que têm caracterizado o pensamento e a prática musical e científica da área na contemporaneidade.

 

    Musicologia II: o estudo das tendências e inovações no campo da musicologia, abrangendo teorias e procedimentos composicionais e estilísticos, bem como o uso e a aplicação de recursos analíticos a partir de perspectivas e objetivos da área na atualidade.

 

    Pesquisa em Musicologia: os métodos e técnicas de pesquisa em musicologia desenvolvidos a partir da compreensão de características gerais da ciência e das perspectivas e particularidades da área, contemplando aspectos diretamente relacionados aos projetos de pesquisa dos alunos.

 

    Estudos avançados em musicologia I: a consolidação da pesquisa em musicologia, com base em temas, técnicas e diretrizes estabelecidas a partir dos projetos de pesquisa e dos temas das teses dos alunos.

 

    Estudos avançados em musicologia II: a definição do trabalho de tese em musicologia, tendo como base o conhecimento gerado a partir da pesquisa realizada sobre o fenômeno estético-musical.

 

    Estudos avançados em musicologia III: a estruturação da tese com base tanto no conhecimento teórico-prático obtido a partir da pesquisa musicológica, quanto nas perspectivas teóricas e metodológicas da área de música e da ciência na contemporaneidade.

 

    Área de Educação Musical

 

    Linha de pesquisa Processos e práticas educativo-musicais

 

    Fundamentos da educação musical I: as bases epistemológicas da educação musical, compreendendo as diferentes perspectivas que têm caracterizado o pensamento e a prática pedagógica e científica da área na contemporaneidade.

 

    Fundamentos da educação musical II: o estudo das tendências e inovações no campo da educação musical, abrangendo os espaços e as demandas profissionais, o uso e a aplicação de recursos pedagógicos contemporâneos, bem como as perspectivas e objetivos da área na atualidade.

 

    Pesquisa em educação musical: os métodos e técnicas de pesquisa em educação musical desenvolvidos a partir da compreensão dos aspectos gerais da ciência e das perspectivas e particularidades da área, contemplando aspectos diretamente relacionados aos projetos de pesquisa dos alunos.

 

    Estudos avançados em educação musical I: a consolidação da pesquisa em educação musical, com base em temas, técnicas e diretrizes estabelecidas a partir dos projetos de pesquisa e dos temas das teses dos doutorandos.

 

    Estudos avançados em educação musical II: a definição do trabalho de tese em educação musical, tendo como base o conhecimento gerado a partir da pesquisa realizada sobre o ensino e aprendizagem da música.

 

    Estudos avançados em educação musical III: a estruturação da tese com base tanto no conhecimento teórico-prático obtido a partir da pesquisa educacional musical, quanto nas perspectivas teóricas e metodológicas da área de música e da ciência na contemporaneidade.

 

    Disciplinas optativas:

 

    Computação aplicada à música: introduzir os princípios teóricos e práticos da computação e do áudio-digital aplicados a música, dando uma visão panorâmica dos domínios de interação, a saber: auxílio à composição, à análise e ao ensino da música; editoração de partituras; processamento de dados Midi e áudio; gravação e pós-produção digital.

 

    Educação musical, cultura e sociedade: a compreensão da educação musical a partir da sua ralação com a cultura e a sociedade, abrangendo as principais dimensões que configuram as práticas de ensino e aprendizagem da música como processos sociais e culturais.

 

    Fisiologia e ciência da voz: estudo sobre a fisiologia do aparelho fonador e seus órgãos; teorias do funcionamento da prega vocal; peculiaridades físicas, técnicas e sonoras da voz humana em suas diferentes categorias; saúde vocal.

 

    Fundamentos psicológicos da educação musical: o estudo acerca do desenvolvimento psicológico e da aprendizagem humana aplicados ao campo específico da educação musical.

 

    Instrumento IV: estudo aprofundado de elementos técnicos e interpretativos, visando o entendimento e abordagem de repertório avançado do instrumento.

 

    Lesões por sobrecarga nos músicos: estratégias de prevenção: estudo de caráter geral sobre as lesões dos membros superiores dos músicos instrumentistas. Aspectos epidemiológicos e ergonômicos. Estratégias psicológicas, posturais e de preparação da musculatura com finalidade preventiva. Abordagem atualizada dos tratamentos aplicados. Oficinas de exercícios preventivos.

 

    Metodologia do ensino superior: o ensino como processo de comunicação. Objetivos do ensino. Conteúdo da matéria de ensino. Diferentes abordagens da metodologia de ensino. Procedimentos do ensino. Avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Planificação do ensino: limitações e alternativas. Diferenciação dos métodos e técnicas de ensino e dos objetivos educacionais. Pedagogia do ensino de III grau. O processo educacional como fator de transformação social e pessoal.

 

    Música de câmera I: técnicas básicas de preparação e performance em grupos de câmera. Abordagem da problemática específica de cada formação instrumental: duos, trios, quartetos e quintetos. Repertório escolhido de acordo com a formação camerística, com vistas à apresentação pública das obras estudadas.

 

    Música de câmera II: aprimoramento das técnicas de preparação e atuação em grupos de câmera. Abordagem dos elementos estilísticos e interpretativos. Repertório escolhido de acordo com a formação instrumental: duos, trios, quartetos ou quintetos.

 

    Música popular urbana: abordagem teórica e reflexiva sobre manifestações da cultura musical popular urbana, enfatizando suas bases históricas, socioculturais e estruturais.

 

    Músicas do Brasil: o estudo de manifestações musicais do Brasil, compreendendo expressões de diferentes contextos do nosso território, a partir dos seus aspectos culturais e de suas estruturações performáticas.

 

    Músicas do mundo: apreciação e análise de diferentes linguagens musicais do mundo, compreendendo suas dimensões estético-estruturais e socioculturais, a partir da contextualização dessas expressões com características mais amplas de cada cultura.

 

    Prática de orquestra I: estudo e interpretação do repertório orquestral para os instrumentos específicos, considerando, inclusive, a possibilidade de inserção e atuação dos alunos envolvidos em orquestras vinculadas à UFPB.

 

    Prática de orquestra II: o aprofundamento no estudo e interpretação do repertório orquestral para os instrumentos específicos, considerando, inclusive, a possibilidade de inserção e atuação dos alunos envolvidos em orquestras vinculadas à UFPB.

 

    Procedimentos composicionais do século XX e XXI: exploração dos materiais e dos diversos sistemas e linguagens musicais utilizados nas músicas dos séculos XX e XXI, a partir do exame das relações destes métodos com as práticas musicais anteriores, com ênfase a processos composicionais individuais de compositores importantes dos Séculos XX e XXI.

 

    Tecnologia aplicada à educação musical: as diferentes perspectivas para a utilização de ferramentas tecnológicas nas práticas de educação musical, considerando os principais recursos da atualidade e suas inter-relações com o campo de ensino da música.

 

    Tópicos em análise musical: estudos de técnicas e procedimentos de análise aplicados a repertórios musicais distintos, definidos de acordo com as especialidade do professor responsável pela disciplina e pelas especificidades dos projetos de pesquisa dos alunos.

 

    Tópicos em educação musical: análise dos processos e problemas envolvidos no ensino de música, tanto na escola especializada quanto nas escolas de educação básica. Fundamentos para o ensino de música. Conhecimento e análise crítica de propostas metodológicas para o ensino de música.

 

    Tópicos em etnomusicologia: tópicos relacionados ao campo da etnomusicologia, definidos a partir dos projetos de pesquisa dos alunos e do perfil do docente responsável pela disciplina, contemplando elementos diversos da música e suas inter-relações com a sociedade e a cultura.

 

    Tópicos em história e literatura musical I: estudo de tópicos variados da história da música, considerando diferentes períodos, gêneros e estilos musicais.

 

    Tópicos em história e literatura musical II: estudo intensivo da literatura musical de áreas ou tópicos definidos. Ênfase nos estudos analíticos e comparativos, desenvolvendo o senso crítico do alunado.

 

    Tópicos em música brasileira: estudo da evolução e desenvolvimento da música de compositores brasileiros, através da análise de estilos e técnicas composicionais empregadas.

 

    Tópicos em pedagogia instrumental: estudos das principais propostas metodológicas e sua aplicação no contexto do ensino musical brasileiro. Técnicas e procedimentos no ensino do instrumento.

 

    Tópicos em práticas interpretativas: tópicos relevantes relacionados à performance e/ou a elementos técnico-interpretativos.

    Tópicos especiais em música: abordagens sobre aspectos diversos da música, práticos e/ou teóricos, definidos a partir da formação e atuação do professor ministrante e/ou dos projetos de pesquisa dos alunos.