Apresentação e História
A Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba teve início em julho de 1977, com o Curso de Mestrado em Educação Permanente, com área de concentração em Educação de Adultos, na época vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Desde sua criação até o ano de 2019, o PPGE/UFPB formou um total de 920 mestres e 176 doutores.
Ainda em 1978, o curso sofreu uma reformulação, passando a ser concebido como Mestrado em Educação, segundo a Resolução do CONSEPE Nº 55/1978, mantendo a Educação de Adultos como área de concentração.
Primeira defesa de dissertação realizada em 1979. Maria Bernadete Silveira de Andrade. Orientadora: Prof.ª Drª. Geraldina Porto Witter
Na década de 1980, novos debates propiciaram o redirecionamento e reformulação do curso, que passa a ser oficialmente denominado Curso de Mestrado em Educação (CME), com área de concentração em Educação Popular e subáreas de Educação de Adultos e Educação Básica, anunciando em sua proposta o compromisso com a educação dos setores sociais populares, incluindo os processos formais de escolaridade e os processos não-formais.
Em abril de 1993, o CME iniciou um processo de auto-avaliação com docentes e discentes sobre a temática do curso e suas linhas de pesquisa com o propósito de proceder a uma necessária reformulação curricular. No conjunto das suas preocupações teóricas e metodológicas, passava a centralizar a atenção no entendimento da Educação Popular, diante de diferentes concepções e enfoques.
Já em 1997, o CME fez nova avaliação visando qualificar, ainda mais, a relação com a educação dos setores populares, nos movimentos sociais paraibanos e nordestinos, na educação de jovens e adultos, na educação básica e nas políticas públicas, criando uma nova estrutura curricular. Definiu-se como um Programa de Pós-Graduação que, além do curso de Mestrado, encampou alguns cursos de especialização necessários à formação de quadros docentes e técnicos para a educação, vislumbrando a criação do doutorado.
A nova estrutura curricular, consolidada no triênio 1998-2000, ampliou a conceituação da educação popular, entendida como um campo de ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão, que acolhe todos os processos educativos, envolvendo sujeitos das camadas populares. Por um lado, continuou-se a investir na história e em teorias e metodologias alternativas da educação de jovens e adultos, na educabilidade inerente aos movimentos sociais, nas políticas públicas da educação das camadas subalternas e nos processos de construção de uma escola pública popular. Por outro lado, houve abertura para pesquisas sobre o ensino profissionalizante, a atuação da universidade e os novos paradigmas educacionais.
Contando com 25 doutores permanentes e vários colaboradores, inclusive internacionais, o CME formou 253 Mestres em Educação no período 1977-2001, com diminuição do tempo médio de titulação para 26,8 meses.
Ainda na década de 1990, o Programa empreendia esforços para evidenciar, no cenário internacional, suas contribuições para a produção de conhecimento e formação de pesquisadores na área de Educação. Um registro desse movimento, que se traduz no que, atualmente, se concebe como internacionalização, é o folder do Programa publicado em inglês e disponibilizado em outros países para prospectar estudantes estrangeiros.
A criação do Curso de Doutorado
Em reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE/UFPB, realizada em 14 e 15 de fevereiro de 2002 (Processo nº 23074.009128/01-15), foi alterado o nome do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, passando a se denominar Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, constituído dos Cursos de Mestrado e de Doutorado criados, respectivamente, pela Resoluções nº 47/77 do CONSUNI e nº 09/2002 do CONSEPE, com a área de concentração Educação Popular, Comunicação e Cultura e cinco linhas de pesquisas: Fundamento e processos em educação popular; Educação de Jovens e Adultos; Políticas Públicas e Práticas Educativas; Educação e Movimentos Sociais, e Estudos Culturais e Tecnologias de Informação e Comunicação.
Solenidade de abertura do Curso de Doutorado realizada em março de 2002
no Auditório do Centro de Educação
Em 2005, buscando maior organicidade da proposta do programa diante do crescimento e mudança do perfil do seu corpo docente, constituído de 41 doutores, o PPGE foi desafiado a conciliar sua tradição histórica no campo da educação popular com a diversidade da produção intelectual docente. Assim, passou por nova reestruturação, passando a área de concentração a ser denominada Educação, concentrando a produção no campo da educação popular em uma das linhas de pesquisa: Educação Popular, que agregou as três linhas de pesquisa anteriores: Fundamentos e Processos da Educação Popular, Educação e Movimentos Sociais e Educação de Jovens e Adultos. A esta vieram se somar quatro outras linhas de pesquisa: História da Educação, Política Educacional, Processo de Ensino-aprendizagem e Estudos Culturais da Educação, configuração atual, implementada no ano de 2007 (Resolução 52/2007 – CONSEPE).
Em 2017 o Programa de Pós-graduação em Educação completou 40 anos de atividades, mantendo a estrutura proposta na Resolução 52/2007 do CONSEPE, esboçada em uma nova Resolução, a 09/2016- CONSEPE, que traz adaptações ao Novo Regulamento da Pós-graduação Stricto Sensu da UFPB, aprovado em 2013 (Resolução 79/2013 do CONSEPE).