Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > PPGAES > Projetos
conteúdo

Projetos

por Mariano - PPGAES publicado 25/05/2021 13h50, última modificação 24/03/2025 07h18

POLÍTICAS EDUCACIONAIS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR: GESTÃO, PRÁTICAS E SEUS SUJEITOS

Descrição: Este projeto tem como base a investigação acerca dos políticas educacionais desenvolvidas no âmbito das instituições públicas de ensino superior, considerando dimensões da gestão, práticas e seus sujeitos, dentre outras, partindo do seguinte problema de pesquisa: Que políticas educacionais são desenvolvidas em diferentes instituições públicas de ensino superior, considerando áreas, processos, resultados e sujeitos envolvidos? Tem como objetivo geral: Contribuir com estudos teóricos e empíricos que se debruçam sobre as políticas educacionais desenvolvidas em instituições públicas de ensino superior, considerando diferentes objetos, recortes teóricos, metodológicos, analíticos e temáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (6) .
Integrantes: Ana Paula Furtado Soares Pontes - Coordenador / Mariana Lins de Oliveira - Integrante / KATIA FÉLIX DA SILVA - Integrante / ANNA PAULA DIONISIO RAMOS - Integrante / José de Miranda Freire Júnior - Integrante / Ubiratan Santos de Carvalho - Integrante / Walter Luiz Rocha da Fonseca Júnior - Integrante / Gutemberg de LIma Davi - Integrante / Helton Silva Barbosa Costa - Integrante / Leylane Renata Santos de Arruda - Integrante / Sidny Janaina Pedrosa - Integrante / Amanda Santos Lima da Cunha - Integrante.

GESTÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO, AVALIAÇÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

Descrição: O projeto "Gestão, Internacionalização, Avaliação e Financiamento da Educação (GIAFE)" no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES) da UFPB aborda desafios cruciais da educação superior através de estratégias inovadoras em gestão, internacionalização, avaliação e financiamento. Com o objetivo de elaborar dissertações e artigos científicos relevantes, o projeto enfoca a melhoria da qualidade e acessibilidade educacional, além de explorar fontes de financiamento para a internacionalização da UFPB e do PPGAES. Prioriza a análise de práticas gerenciais eficazes, promove a diversidade cultural e acadêmica através da internacionalização, implementa avaliações rigorosas para medir o impacto das iniciativas e identifica recursos financeiros para sustentar essas atividades. GIAFE visa contribuir para o avanço acadêmico e promover uma transformação positiva na educação superior, reforçando o compromisso da UFPB e do PPGAES com a excelência, a inclusão e a projeção internacional..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (6) / Doutorado: (0) .
Integrantes: José Jassuipe da Silva Morais - Coordenador / António Gomes Alves Ferreira - Integrante / Rooney Figueiredo Pinto - Integrante / Pascoal Diogo Albuquerque - Integrante / Hirla Carla Lima Amorim - Integrante / Denize Barreto Rocha - Integrante / Rosane Padilha da Cruz - Integrante / Helena Lima de Moura - Integrante / Midore Yasmin Santos Hipolito - Integrante / NATHALI DE OLIVEIRA COSTA - Integrante.

O fortalecimento do Programa Dinheiro Direto na Escola na Região Nordeste como estratégia para a gestão democrática e para a qualidade da educação Fase II

Descrição: O Projeto Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais CECAMPE/Nordeste, coordenado e executado pela Universidade Federal da Paraíba UFPB, desde dezembro de 2020, tem como foco a aplicação de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Ações Integradas, Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE) e Programa Caminho da Escola, tendo demonstrado, através da capacitação, do monitoramento e da avaliação, o comportamento das escolas beneficiadas com os recursos dessa política educacional nos diferentes estados da Região Nordeste. O CECAMPE é uma iniciativa do FNDE, que por meio do Edital de Convocação de IFES/2018, cujo extrato foi publicado no D.O.U de 03/10/2018, Seção 3, página 49. O processo de habilitação das IFES foi conduzido pela Comissão Especial de Habilitação, instituída pela Portaria FNDE n 230, de 29 de abril de 2019, e o resultado publicado no D.O.U de 03/06/2019, Seção 03. Em maio de 2020, a UFPB foi instada a elaborar plano de trabalho, seguindo as instruções enviadas. Tal processo é coordenado pela Coordenação Geral de Apoio à Manutenção Escolar (CGAME), no âmbito do FNDE. A Universidade Federal da Paraíba credenciou-se, dessa forma, como Centro Colaborador, assumindo a responsabilidade de coordenar as ações na região nordeste. Os Centros Colaboradores de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE) consistem em unidades de referência e apoio constituídas para desenvolver ações e projetos no âmbito dos programas e ações de apoio à manutenção e melhoria das escolas, notadamente o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas Ações Integradas. Cabe destacar que, seguindo as prioridades do CGAME/DIRAE/FNDE para o quadriênio 2023 - 2027, o CECAMPE limitar-se-á ao PDDE e Ações Integradas. Para o PNATE e o Caminho da Escola estão sendo constituídos Centros Colaboradores específicos. Este projeto técnico se intitula O fortalecimento do Programa Dinheiro Direto na Escola na Região Nordeste como estratégia para a gestão democrática e para a qualidade da educação Fase II. Trata-se de uma continuidade do projeto desenvolvido no período entre dezembro de 2020 a dezembro de 2022. De um ponto de vista acadêmico, caracteriza-se como um projeto de pesquisa articulado à extensão.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (8) .

Integrantes: Edineide Jezine - Integrante / Edineide Jezini Mesquita Araujo - Integrante / Emília Maria Trindade Prestes - Integrante / Ana Paula Furtado Soares Pontes - Integrante / Adriana Valeria Santos Diniz - Coordenador / Wagner Junqueira de Araújo - Integrante / ARAÚJO, RHOBERTA SANTANA DE - Integrante / Maria Aparecida Nunes Pereira - Integrante.

Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.

 

ACESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO: INDICADORES DE ANÁLISE NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Descrição: O projeto de pesquisa em tela apresenta como escopo central a criação de um sistema de indicadores de dados de acesso, permanência e evasão dos cursos de graduação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, no período de 2020 a 2024. O produto deve instrumentalizar chefias departamentais e coordenadores de curso na gestão e acompanhamento dos cursos de graduação da Unidade. A grave crise sanitária desencadeada pela Pandemia da Covid 19, estabeleceu, provisórias adaptações na oferta dos componentes curriculares. O prolongamento da modalidade do ensino remoto, a oferta de semestre suplementares (não obrigatórios), a dificuldade de adaptação dos estudantes, a carência de infraestutura e equipamentos, além de outros aspectos (sociais, econômicos, psicoemocionais) sinalizam para alterações no quadro de permanência e evasão dos estudantes do respectivo Centro de Ensino. A recente retomada das atividades presenciais, concomitante a manutenção de atividades remotas, configura um novo cenário, cujas características e repercussões merecem uma investigação. A construção dos indicadores de análise deve constituir como etapa preliminar para o ?Observatório Acadêmico do/a Estudante de Graduação do Centro de Educação?, cuja finalidade é o acompanhamento da trajetória acadêmica dos estudantes. O Observatório, além da dimensão da pesquisa e da produção do conhecimento, constituirá numa ferramenta importante para diretores e coordenadores dos cursos de graduação, referenciando decisões relacionadas ao planejamento, gestão e avaliação. A crise pandêmica aprofundou os desafios impostos às políticas de acesso e permanência nas universidades públicas no Brasil, em que o cenário de incertezas quanto ao retorno à normalidade reforça a importância de estudos e ações delimitadas neste projeto que conta com professores/pesquisadores com vasta experiência e produção no campo das políticas de ensino superior, que envolve, dentre outros aspectos, a seleção e a análise de indicadores de acesso, evasão e sucesso acadêmico, como influência direta no financiamento do estudante.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . 

Integrantes: Edineide Jezine - Integrante / Edineide Jezini Mesquita Araujo - Coordenador / RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO - Integrante / Uyguaciara V.Castelo Branco -  Integrante.

Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa. 

 

ACESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POLÍTICAS E PRÁTICAS NAS INSTITUIÇÕES E TRAJETÓRIAS

Descrição: Trata-se da investigar acerca dos processos de acesso, permanência e evasão na educação superior, bem como as políticas, práticas e trajetórias de estudantes, considerando o contexto da expansão pós-LDB n 9394/96, considerada um marco para a expansão, flexibilização e diversificação do sistema de educação superior. A expansão associada às políticas de inclusão social, seja no setor público ou privado, revela diferenças em suas políticas, materialidade e perfil socioeconômico educacional dos sujeitos ingressos. Todavia, ao considerar a diversidade institucional, o fenômeno da evasão tem se consolidado no sistema, afetando a ampliação dos processos democráticos de acesso e permanência, situação que se agrava no contexto da pandemia do COVID-19 e conduz ao questionamento: Quais as desigualdades sociais e educacionais que se apresentam a partir do fenômeno da evasão na educação superior? Na perspectiva de apreender as dinâmicas do processo de acesso, permanência e

evasão, o projeto se estrutura em três dimensões, a saber: 1. Políticas de expansão e acesso na interface com os processos de evasão e permanência nos setores públicos e privados - criação de um sistema de consulta de dados, por regiões, georreferenciado acerca de indicadores da expansão, acesso e permanência; 2. Práticas institucionais de inclusão social para a promoção da permanência no campo da diversidade étnica e sociocultural - implementação de Sistema de Alerta, em que busca a previsibilidade de sujeitos em prospecção à evasão; 3. Os sujeitos da evasão e permanência no campo da diversidade cultural e da dinâmica interna dos cursos - trajetórias de sujeitos advindos de escola pública e/ou com as marcas das diferenças. No campo metodológico, adota-se a base dos microdados do Censo da Educação Superior (INEP) e a construção de um sistema de consulta sobre os indicadores da Educação Superior por regiões, a fim de constituir um campo de informações científicas de livre acesso.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (8) .

Integrantes: Edineide Jezine - Integrante / Edineide Jezini Mesquita Araujo - Coordenador / Francesc Jesus Hernadez - Integrante / Uyguaciara Veloso Castelo Branco - Integrante / Carina Elisabeth Maciel - Integrante / Jislayne Fidelis Felinto - Integrante / Maria da Salete Barboza de Farias - Integrante / KKamilla Maria de Sousa Castro - Integrante / Maria Elizete Guimarães Carvalho - Integrante / Danielle Xabregas Pamplona Nogueira - Integrante / EUGENIA PORTELA DE SIQUEIRA - Integrante / Fernando Cezar Vieira Malange - Integrante / Jorge Dias - Integrante / Cassiano Caon Amorim - Integrante / ANA MARIA DE ALBUQUERQUE MOREIRA - Integrante / Rhoberta Santana Araujo - Integrante / Ana Luiza Andrade Barbosa do Nascimento - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.

 

Formação de profissionais na perspectiva da Educação Especial

Descrição: Pesquisas têm descrito e analisado a necessidade de formação de recursos humanos para oferecer ensino de qualidade a todos os alunos nos diferentes momentos acadêmicos. Para entender a diversidade de alunos e a complexidade necessária para organizar um planejamento para o percurso acadêmico de todos e acessibilidade em todos os ambientes, se faz necessária formação constante de profissionais que atuam de forma direta e/ou indiretamente com essa população. Existe a preocupação constante de formação inicial e continuada aos professores que atuam na Educação Básica na perspectiva da Educação Especial, mas é necessária também a formação de equipes de profissionais para atuarem de forma integrada e colaborativa para garantir a todos os alunos o acesso acadêmico desde a Educação Básica à Universidade. Sendo assim, o presente projeto de pesquisa propõe avaliar a formação de profissionais na perspectiva da Educação Especial em um programa de mestrado profissional stricto sensu, com a duração de dois anos, para atuar nas escolas, em centros de apoio especializados, nas universidades e demais locais que ofereçam apoio aos estudantes com deficiência e/ou transtorno do espectro autista, altas habilidades ou superdotação. Sendo assim, os objetivos específicos serão: a) capacitar e qualificar os profissionais no contexto da Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e nas políticas de acessibilidade para garantir uma formação que permita a todos os alunos acesso acadêmico e nas manifestações artísticas e culturais, lazer entre outras; b) capacitar e qualificar os profissionais em relação aos processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência (alunos surdos, alunos com deficiência intelectual, deficiência física, deficiência múltipla, alunos com transtorno do espectro autista e alunos com altas habilidades). Para o desenvolvimento deste estudo, 18 pesquisadores de uma Universidade Federal do Rio Grande do Norte estão organizados em duas linhas de pesquisa para atuar por meio de disciplinas, orientações, projetos de pesquisa, grupos de pesquisa, eventos científicos e projetos de extensão que permitam, de forma colaborativa, formar os profissionais na perspectiva da Educação Especial. Os profissionais participantes do Programa de mestrado profissional stricto sensu em Educação Especial devem cursar componentes obrigatórios e não obrigatórios, além de desenvolver uma pesquisa que possa contribuir com sua instituição de origem. Durante a realização das disciplinas e do desenvolvimento da pesquisa cada aluno deverá elaborar produtos que possam contribuir no processo de ensino e aprendizagem da sua instituição. O curso pode trazer reflexões e práticas direcionadas às diversas modalidades e tipos de atendimento específico e direcionado às pessoas com deficiência na escola e outras instâncias educacionais. O mestrado profissional pode colaborar com lacunas formativas de professores que atuam nas redes e apresentam diversas dificuldades para mediar os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial. Tais dimensões da qualificação podem dialogar com as proposições e no planejamento de materiais e objetos educacionais na perspectiva da educação especial que podem ser aplicáveis ao contexto escolar, bem como aos outros espaços educacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Lisiê Marlene da Silveira Melo Martins - Integrante / Francinete Marcolino da Silva Lima - Integrante / FLAVIA ROLDAN VIANA - Coordenador / ADRIANE CENCI - Integrante / BLENDA CARINE DANTAS DE MEDEIROS - Integrante / CLAUDIA ROSANA KRANZ - Integrante / DEBORA DELIBERATO - Integrante / DEBORA REGINA DE PAULA NUNES - Integrante / EDUARDO JOSÉ MANZINI - Integrante / ELIZABETH ROMANI - Integrante / GESSICA FABIELY FONSECA GESSICA FABIELY FONSECA - Integrante / JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO - Integrante / CLARISSA JANAINA MACIEL DE ARAUJO - Integrante / PAULA BATISTA DA TRINDADE - Integrante.

 

INGRESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO: UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA (PRESENCIAIS) DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFPB - CAMPUS I

Este projeto tem como objetivo analisar as condições de ingresso, permanência e evasão dos estudantes nos cursos de Licenciatura em Pedagogia (presenciais) ofertados pelo Centro de Educação da UFPB - Campus I, no período de 2021 a 2023. A fundamentação teórica será baseada nos estudos de Guedes (2018) e em pesquisas que abordam a evasão e a permanência, considerando autores como Tinto (1975; 2006), Silva Filho et al. (2007) e outros. A pesquisa terá como foco os aspectos relacionados ao Ingresso, permanência e evasão dos estudantes. Utilizaremos uma abordagem qualiquantitativa com caráter exploratório e aplicado. Para a coleta de dados, serão aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas, além de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos participantes desse estudo (estudantes e coordenadores). A análise dos dados será realizada com base nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2004). Através da análise dos dados gerados a partir dos procedimentos metodológicos que serão aplicados, esta pesquisa espera contribuir para que a gestão acadêmica dos cursos no Centro de Educação seja repensada, com novas estratégias educativas para a superação das dificuldades, além de garantir a qualidade do ensino/pesquisa/extensão. Também se espera que os resultados deste estudo contribuam para estimular a permanência e o compromisso dos alunos, permitindo que os bolsistas vivam a dimensão teoria e prática, além de fortalecer os três pilares da universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Financiador: Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.

Situação: Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: /  Doutorado: (7)

Integrantes: Mariano Castro Neto - Coordenador / Maria da Salete Barboza de Farias - Integrante / Adriana Valéria Santos Diniz - Integrante / Maria Helena Ribeiro Maciel - Integrante / EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO (268015) - Integrante / UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO - Integrante / MAURICIO DA COSTA OLIVEIRA - Integrante.

TÍTULO: GESTÃO, AVALIAÇÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

Para esta investigação, foi estabelecido como objetivo geral: Compreender a gestão pública voltada para educação no âmbito da avaliação e do financiamento da educação superior, como também, o controle patrimonial, a alienação de bens na administração pública e a auditoria nas IFES. De forma específica, pretendemos: 1) Analisar discursos sobre financiamento da educação e transporte escolar; 2) Relacionar as reformas da educação superior; 3) Identificar as soluções para a alienação de bens na administração pública.

Financiador: Não existem financiadores associadas ao projeto de pesquisa

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (3).

 Equipe: José Jassuipe da Silva Morais - Coordenador / Gabriela de Carvalho Leite - Integrante / Camila Martins de Freitas - Integrante / MYLEID RAFAELE DE LUCENA - Integrante.

 

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFPB/CAMPUS I

Descrição: Esta pesquisa apresenta a seguinte questão: Como professores de um Centro de Ensino da UFPB constroem sua carreira universitária e se integram à vida acadêmica, considerando os vários campos de atuação? Nessa perspectiva, este projeto objetiva discutir como professores do Centro de Educação da UFPB/Campus I

constroem sua carreira universitária e se integraram à vida acadêmica, nos vários campos de atuação (ensino, pesquisa, extensão e gestão).

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Maria da Salete Barboza de Farias - Integrante / Ana Paula Furtado Soares Pontes - Coordenador.

JUVENTUDES E EDUCAÇÃO: ATRAVESSAMENTOS NAS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO NORDESTE

Descrição: Nossa pesquisa está inserida no campo da educação, mais especificamente, nos tópicos especiais de educação. Nosso objetivo consiste na realização de um mapeamento que indique como as temáticas das juventudes e suas relações com a educação, vêm sendo abordadas em dissertações de mestrado e teses de doutorado, como também em projetos de pesquisa realizadas por professores/as, no âmbito das Pós-Graduações em Educação (PPGEs) nas universidades federais do nordeste. Nosso mapeamento deve abordar os estudos realizados entre os anos de 2017 e 2022. Nossa intenção é contribuir, ampliar e fomentar o lugar dos estudos de juventude no campo educacional. Nos inspiramos em trabalhos desenvolvidos por especialistas da área (DAYRELL, 2003; GROPPO, 2006; SPOSITO, 2009 e outros), especialmente em uma coletânea organizada por Marília Sposito (2009) que trata do Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social, com recorte temporal entre os anos de 1999 a 2006. Nosso foco contudo, será nas produções advindas dos Programas de Pós Graduação em Educação, das Universidades Federais da Paraíba (UFPB), Pernambuco (UFPE), Rio Grande do Norte (UFRN) e Alagoas (UFAL).Os jovens e suas manifestações de ser e estar no mundo da vida na vida os jovens estudantes, as juventudes dos movimentos sociais e dos coletivos juvenis, os programas voltados para jovens que foram excluídos da escola e outras políticas específicas de juventude, ganham espaço no cenário nacional desde a década de 1990 ganhando ainda maior força e visibilidade nos anos 2000 (SILVA SILVA, 2011; SPOSITO CARRANO, 2003). Assim, cria-se um certo consenso entre os intelectuais e os formuladores de políticas públicas, de que é preciso pensar as juventudes como um grupo populacional que carrega suas peculiaridades, ou seja, como sujeitos sociais e culturais que não são mais crianças, não devem ser confundidos com os adolescentes, mas ainda não são considerados adultos. São marcos deste movimento, a criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Plano Nacional de Juventude, este último, passa então a orientar as ações voltadas para os jovens no Brasil, inclusive, definido como jovens aqueles sujeitos que se encontram entre 15 e 29 anos de idade. Assim, nosso objetivo geral de pesquisa se configura na arte de mapear e analisar como as categorias juventudes e educação têm atravessado as dissertações de mestrado, teses de doutorado e projetos de pesquisa em Universidades Federais do Nordeste. Mais especificamente, visa: 1) Mapear as dissertações, teses e projetos de pesquisa dos dos PPGEs das Universidades Federais da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas; 2) Identificar, quantificar e comparar como aparecem as categorias juventudes e educação nos documentos oficiais de conclusão de pesquisa; 3) Identificar temáticas presentes ou emergentes que se relacionam com a categoria juventudes; 4) Problematizar as concepções teóricas e metodológicas sobre juventudes e educação presentes nos discursos e referências encontradas nos documentos. Nossa metodologia trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória, nos utilizandos do procedimento de análise documental, com vistas a construir um mapeamento das pesquisas em juventudes e seus processos formativos. Nossa intenção é de captar nuances de como as categorias têm operado, ou não, na pós-graduação em educação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1).
Integrantes: Mariana Lins de Oliveira - Coordenador / LIDIA REGINA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA - Integrante.

 

TÍTULO: INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE: MODELAGEM DE UM APLICATIVO PARA AVALIAR A INCLINAÇÃO DE RAMPAS NÃO CURVAS NA UFPB

Este trabalho objetiva investigar as implicações que as rampas (não curvas) oferecem para os processos de acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiências no Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa aplicada que utilizou requisitos funcionais e não funcionais. Esses requisitos permitem o cadastro de novas rampas conectadas a uma base de dados, onde cada nível de dificuldade terá um coeficiente específico dentro de cada intervalo. Como síntese final, modelou-se o aplicativo denominado DERA, que soluciona problemas de inclinação de rampas não curvas a partir da percepção do usuário, utilizando-se de metodologia colaborativa. A modelagem desse aplicativo pode contribuir para o desenvolvimento de tecnologias digitais que possibilitem acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiências, além de assessorar a gestão participativa na concepção de rampas acessíveis. Como continuidade desta pesquisa, procurar-se-á à luz do método utilizado, desenvolver, implementar e avaliar o aplicativo DERA.

Financiador: Não existem financiadores associados ao projeto de pesquisa.

Situação: Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (9) / Doutorado: (1)

Equipe:  Mariano Castro Neto - Coordenador / Marcos Galvão Lourenço da Silva - Integrante / James Madison Cavalcanti de Carvalho - Integrante / Ana Cristina Crispim Maurício - Integrante / Renato Santos Lourenço - Integrante / Hugo De Moura Costa - Integrante / Cristiane da Silva Costa Frazão - Integrante / Débora Henrique Pontes dos Santos - Integrante / Raiane Nayara Silva Pereira. - Integrante / Jaqueline de Sousa Macêdo - Integrante

TÍTULO: MAPA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PARAÍBA: ANÁLISE DO SETOR PÚBLICO E PRIVADO

Coordenado pela Profa. Dra. Adriana Valéria Santos Diniz, o projeto aprovado pelo CNPQ, Chamada Universal MCTI/CNPq No. 01/2016, processo 424718/2016-2, encontra-se vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior ? Mestrado Profissional (MPPGAV) e ao Programa de Pós-Graduação em Gestão das Organizações Aprendentes (MPGOA), contando com a participação de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade de Valencia (Espanha). O projeto assume como objetivo geral a construção de um mapa com dados e informações sobre o perfil do ensino superior no Estado da Paraíba, que permita visualizar as formas de acesso a este nível de ensino, assim como o perfil do ingresso em cursos presenciais nos setores público e privado, de permanência do discente e das condições de trabalho do docente, buscando analisar as relações no campo institucional, a fim de ressaltar as condições e/ou contribuições do sistema de educação superior para o desenvolvimento local e educacional do Estado da Paraíba.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5).

Equipe: Adriana Valéria Santos Diniz - Coordenador / Maria da Salete Barboza de Farias - Integrante / Maria das Graças Vieira - Integrante / Swamy De Paula Lima Soares - Integrante / Ana Paula Furtado Soares Pontes - Integrante / Uyguaciara Veloso Castelo Branco - Integrante / Edineide Jezini Mesquita Araujo - Integrante / DAMIÃO DE LIMA - Integrante / Eder da Silva Dantas - Integrante / Mariana Lins de Oliveira - Integrante.

TÍTULO: PERMANÊNCIA E EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

O projeto tem como objeto de pesquisa as políticas de educação superior no Brasil, com destaque para a permanência e evasão na Educação superior e sua interface com o ensino médio público como um dos fatores que pode contribuir com a permanência e a evasão na educação superior. Propõe-se compreender quais os fatores estão relacionados ao processo de permanência e de evasão de estudantes da educação superior pública dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Utiliza-se de abordagens quantitativas e qualitativas, incluindo, levantamento e análise de fontes documentais e dispositivos legais, dados estatísticos nacionais, regionais e estaduais. Os resultados visam fornecer maior visibilidade sobre a educação superior na região e nos Estados, ampliando a produção de conhecimento na área e subsidiando as escolas de ensino médio com informações e proposições para o desenvolvimento de ações que favoreçam o acesso à educação superior bem como subsidiar as políticas institucionais com vistas ao acolhimento do estudante da escola pública.

Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 3

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1).

Equipe: Edineide Jezine - Integrante / Edineide Jezini Mesquita Araujo - Integrante / Maria da Salete Barboza de Farias - Integrante / Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso - Coordenador / Uyguaciara Veloso Castelo Branco - Integrante / Geovânia Toscano - Integrante / Carina Elisabeth Maciel - Integrante / Elizeth Gonzaga dos Santos Lima - Integrante / Jislayne Fidelis Felinto - Integrante / Jailson Batista dos Santos - Integrante / Lidiane Ramos da Silva - Integrante / Eugenia Portela de Siqueira Marques - Integrante.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL SUSTENTÁVEL PARA OS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DA PARAÍBA

Plano de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável para os arranjos produtivos locais da Paraíba.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Equipe: Paulo Fernando de Moura Bezerra Cavalcanti Filho - Coordenador / Danilo Raimundo Arruda - Integrante.