Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Internacionalização da educação superior no Espaço Ibero-Americano
conteúdo

Notícias

Internacionalização da educação superior no Espaço Ibero-Americano

Projeto representa o fortalecimento da política de integração do PPGAES com a graduação
publicado: 30/07/2024 10h14, última modificação: 30/07/2024 10h19

No último dia 22 de julho, aconteceu a primeira reunião do projeto  "INTERNACIONALIZAÇÃO E FINANCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS (ICTs) NO ESPAÇO IBERO-AMERICANO", executado na Universidade Nove de Julho, em São Paulo, e no PIBIC/UFPB. Inicialmente o projeto conta com a participação da Bolívia, por meio da Fundación Red para la Educación en Iberoamérica (FREI), representada pelos professores German Lopes, Manfredo Bravo e Jenny Montaño, da Universidad Autónoma Gabriel René Moreno, de Santa Cruz de La Sierra.

INTERNACIONALIZAÇÃO E FINANCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS (ICTs) NO ESPAÇO IBERO-AMERICANO

Projeto guarda-chuva do Prof. Dr. José Jassuipe da Silva Morais, professor titular do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - PPGAES - PPGAES/UFPB, visa analisar o financiamento da internacionalização da educação superior no Espaço Ibero-Americano, focando especialmente nas interações entre Brasil, Portugal e Países Ibero-Americanos. O objetivo principal é desenvolver soluções estratégicas para políticas públicas que promovam tanto o financiamento quanto a internacionalização das instituições de ensino superior nesses países. A pesquisa, desenvolvida no âmbito do PIBIC, representa o fortalecimento da política de integração do PPGAES com a graduação, examinará o impacto das políticas públicas na colaboração científica, identificando obstáculos e oportunidades no processo de internacionalização. O estudo utilizará uma metodologia que combina revisão de literatura, coleta de dados financeiros, análise de documentos e entrevistas semiestruturadas com gestores de internacionalização e financiamento. As descobertas proporcionarão reflexões valiosas para a formulação de políticas mais eficazes para o fortalecimento da cooperação acadêmica internacional.