Você está aqui: Página Inicial > Contents 2 > Notícias > Convênio Acadêmico do CCJ/PPGCJ com a Faculdade de Direito da Universidade de Liaoning/China

publicado: 05/07/2024 08h46, última modificação: 05/07/2024 08h46
"No dia 25 de junho, o programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas apresentou à Consul-Geral da China em Recife Alan Heping, juntamente com o Vice-Consul  He Yongwei, os resultados do Convênio Acadêmico do CCJ/PPGCJ com a Faculdade de Direito da Universidade de Liaoning/China.
Estavam presentes os profs. Gustavo Batista,  Fernando Joaquim Ferreira Maia, Hirdan Costa.
Os resultados apresentados do convênio até agora envolveram:
✅2 seminários internacionais sobre direito e temas relacionados a energias renováveis;
✅2 livros com capítulos de professores e alunos da China, do Brasil, da Colômbia e do México;
✅2 projetos de iniciação científica, com 6 alunos;
✅5 professores visitantes contratados (Liu Jiaqi e Yan Hai da Universidade de Liaoning para o PPGCJ, Fernando Maia e Ana Basso do PPGCJ para a Universidade de Liaoning, Hirdan Costa, professora visitante aprovada no último concurso);
✅1 conferência internacional.
Os temas do convênio envolvem direito econômico e as energias renováveis com tópicos sobre sustentabilidade, meio ambiente, posse e propriedade da terra, questões tributárias e administrativas.
O convênio abarca as atividades do grupo de pesquisa em direito e energia renovável Dom Quixote e do grupo de pesquisa Direito tributário e suas repercussões socioeconômicas (GPEDRTS), ambos do PPGCJ.
A parceria com a Universidade de Liaoning representa um salto qualitativo no PPGCJ e no CCJ e deve abrir diversas possibilidades de pesquisa na área do direito da energia. Estamos construindo um vínculo com outra cultura e civilização. A China é um dos principais membros do Brics, líder em tecnologias disruptivas, além de ser um dos principais parceiros comerciais do Brasil.
Aproveitamos e agradecemos à  professora Ana Berenice, diretora da ACI/UFPB @aci.ufpb, que forneceu todo o apoio necessário à realização das atividades do convênio".