Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CONSUNI APROVA A CRIAÇÃO DO NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE BEM-ESTAR (NUBE)

CONSUNI APROVA A CRIAÇÃO DO NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE BEM-ESTAR (NUBE)

O NUBE se torna o décimo Núcleo de Pesquisas e Estudos vinculados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS)
publicado: 26/03/2021 15h55, última modificação: 26/03/2021 15h55

Na manhã desta quinta-feira, 25 de março de 2021, o Conselho Universitário (CONSUNI) da UFPB aprovou por unanimidade a criação do Núcleo Universitário de Bem-estar (NUBE). Com a criação do NUBE, sobe para dez o número de Núcleos de Pesquisas e Estudos vinculados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS),  distribuídos em diversas áreas do conhecimento.

O NUBE passa a ser um órgão suplementar do Centro de Ciências da Saúde que tem como missão fortalecer e ampliar a promoção de bem-estar e atenção em saúde mental da comunidade acadêmica deste Centro e da UFPB por meio da articulação, integração e realização de ações, projetos e programas de pesquisa, ensino e extensão relacionados à temática.

O processo de criação do NUBE se iniciou como um dos encaminhamentos do 1º Fórum sobre saúde mental de estudantes universitários, realizado no dia 18 de maio de 2018, durante as comemorações da Semana da Enfermagem. Constitui-se um Grupo de Trabalho para desenvolver estratégias e ações de atenção e promoção do bem-estar no ambiente acadêmico.

Em agosto de 2018, reconhecendo a urgência da problemática, a repercussão e importância dos eventos realizados e a expertise dos coordenadores da proposta do Núcleo, o Diretor do Centro de Ciências da Saúde instituiu através da portaria 37/2018, uma Comissão para elaborar projeto de criação do Núcleo de Bem-estar Universitário. Em abril de 2019, o projeto foi aprovado pelo colegiado do CCS.

Mesmo antes de sua formalização enquanto órgão suplementtar, o NUBE vem desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de apoiar na atenção a situações que envolvem dificuldades emocionais e psicossociais no Centro de Ciências da Saúde. Atualmente,  tem avançado no sentido de ampliar sua atuação na instituição, com a elaboração de estratégias de acolhimento às demandas em saúde mental dos estudantes, de educação em saúde, e realização de atividades coletivas e eventos sobre bem-estar e qualidade de vida no âmbito acadêmico a partir da articulação entre alguns recursos e dispositivos da comunidade acadêmica e parceiros dos projetos vinculados ao Núcleo.

Assim, desde sua concepção, o NUBE já oferece a sua contribuição para a construção de ambientes favoráveis à saúde, um dos papéis da Universidade.