O que é o NUBE?
A motivação para a criação deste Núcleo decorre principalmente das demandas cotidianamente acolhidas por professores, coordenações de cursos e centros acadêmicos de situações de sofrimento mental de estudantes e de colegas de trabalho.
Essa realidade motivou também a realização do 1º Fórum sobre saúde mental de estudantes universitários, realizado no dia 18 de maio de 2018, durante as comemorações da Semana da Enfermagem. Este evento contou com a participação de estudantes de vários centros da UFPB e apresentou como propostas para enfrentamento da problemática na instituição as seguintes ações/estratégias: elucidação das situações de sofrimento nessa população; maior participação da assistência estudantil da UFPB; criação de atividades de autoconhecimento e autocuidado; promoção de atividades de cultura e lazer; integração e articulação entre os projetos que já trabalham com a temática; mapeamento das possibilidades de cuidado institucionais e extra UFPB e, principalmente, criação de espaços de fala e de escuta específico para estudantes
Desde então, o grupo de docentes tem se reunido quinzenalmente para discutir estratégias voltadas para o atendimento dessas demandas e disponibilizado escuta qualificada e atendimentos psicológicos semanais a estudantes. Outro desdobramento do 1 Fórum foi a participação dos autores deste projeto em ações e atividades nos cursos de Odontologia, de Nutrição, de Turismo e Hotelaria, na Escola Técnica de Saúde e a realização de um workshop para docentes e funcionários da instituição com o intuito de instrumentalizá-los no reconhecimento de situações de sofrimento mental.
Os coordenadores do projeto atuam no campo da atenção psicossocial e ministram disciplinas de saúde mental nos cursos de graduação, sendo cotidianamente procurados por estudantes e docentes para manejar e/ou apoiar situações que envolvem problemas emocionais, transtornos mentais, conflitos relacionais e dificuldades de aprendizagem.
Nesse sentido, consideramos que a falta, até o presente momento, de institucionalização dessas atividades tem limitado o alcance dessas ações cujo potencial para atender a um maior número de estudantes aumenta a cada dia, principalmente se organizadas e reconhecidas como projeto de extensão.
Em agosto de 2018, reconhecendo a urgência da problemática, a repercussão e importância dos eventos realizados e a expertise dos coordenadores do projeto em tela, o Diretor do Centro de Ciências da Saúde instituiu através da portaria 37/2018, uma Comissão para elaborar projeto de criação do Núcleo de Bem-estar Universitário.
Portanto, a missão do Núcleo é prestar apoio aos estudantes do CCS/UFPB por meio de ações, projetos e programas, procurando atendê-los ou referenciá-los em suas necessidades, para que possam desenvolver suas atividades acadêmicas da melhor maneira possível e evitando o agravamento de problemas pré-existentes e/ou desenvolvidos durante o curso.
Defendemos que a saúde mental e o bem-estar de estudantes é uma questão urgente, prioritária e complexa que exige a elaboração de estratégias e criação de dispositivos que envolvam além das questões subjetivas, os aspectos sociais, econômicos e pedagógicas.
Nesse sentido, o Núcleo pretende desenvolver estratégias inovadoras e efetivas para questões que envolvam a saúde mental de estudantes, nos âmbitos da promoção, da prevenção, da atenção e da recuperação, com destaque para a diminuição do estresse, identificação do perfil epidemiológico de problemas mentais e ideação suicida e manejo de dificuldades que digam respeito ao desempenho acadêmico e ao relacionamento interpessoal.
Ressaltamos também que os núcleos temáticos são considerados espaços da práxis pela sua capacidade de articular diferentes instituições e experiências teórico-práticas, permitindo uma efetiva integração de esforços voltados para compreensão dos fenômenos e dos problemas da sociedade, para a produção do conhecimento e sua divulgação e a transformação da realidade no sentido de melhor a qualidade de vida.
Eles exigem abordagens interprofissionais e interinstitucionais que rompam com as barreiras internas entre os cursos de graduação e de pós-graduação, entre os departamentos, entre as faculdades/centros/institutos; e com as barreiras externas, integrando profissionais interessados no estudo do objeto do núcleo ou atuantes nas escolas, no poder público das diferentes instâncias, nas entidades, nos movimentos sociais organizados.