Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Projeto de Pesquisa: Observatório MINI-Mundo

Projeto de Pesquisa: Observatório MINI-Mundo

por Coordenação publicado 31/08/2023 12h38, última modificação 21/09/2023 09h19
O Observatório de Mediações Interculturais e Negociações Internacionais no Mercado e no Mundo (Observatório MINI-Mundo) teve sua ideia formatada pelo professor Roberto Vilmar Satur e, finalmente, teve sua criação e implantação em setembro de 2020 como resultado de reflexões a partir de diversas pesquisas e estudos na área. Esse observatório, assim como o grupo de pesquisa MINNI-Mundo, teve a coleção Mediações Interculturais & Negociações Internacionais como resultado do esforço em equipe de vários pesquisadores, demonstrando os anos de estudo e pesquisa sobre os temas tratados pelas partes envolvidas.

Sua missão é promover a negociação e a competência da profissão de negociador internacional de modo a contribuir para uma maior interação e harmonia entre indivíduos, organizações e povos de diferentes culturas, espaços geográficos e mercados, aproximando a academia do mercado e o mercado da academia.

O Observatório MINI-Mundo é um projeto idealizado pelo professor Roberto Vilmar Satur para que os discentes de LEA-NI potencializem seu desenvolvimento acadêmico na área científica por meio das buscas, pesquisas, seleção, observação e divulgação de dados e informações relevantes a área de atuação no qual o projeto está vinculado. Tendo um observatório que pesquise e localize informações relevantes e no tempo certo na área de interesse que atua contribui para aproximar a academia, o mercado e a profissão.

O Observatório tem como missão promover a negociação e a competência da profissão de negociador internacional de modo a contribuir para maior interação e harmônica entre indivíduos, organizações e povos de diferentes culturas, espaços geográficos e mercados, aproximando a academia do mercado e o mercado da academia. Sendo assim, o MINI-Mundo é considerado um espaço de divulgação de notícias, eventos, pesquisas, extensão, oportunidades e tudo que possa agregar conhecimento aos pesquisadores, estudantes, profissionais, empresários e curiosos da área.

A ideia é deixar o Observatório com informações relevantes a ponto de chegar a ser um dia o local de referência para a consulta e busca de informações relevantes tanto por parte da academia quanto dos profissionais do mercado e não apenas limitado apenas às buscas locais. O aluno é fundamental nesse processo pois será quem estará dedicando horas diárias permanentemente buscando, pesquisando, trocando ideias com o pesquisador responsável e alimentando o Observatório com as informações mais relevantes.

Atualmente, o projeto de pesquisa se encontra no seu quarto ano consecutivo de atuação. Quem coordena o Observatório é o professor e pesquisador Roberto Vilmar Satur (vinculado ao Departamento de Mediações Interculturais,  | http://lattes.cnpq.br/7252890847607933). Mais informações sobre o Observatório podem ser lidos em: https://www.ufpb.br/observatoriominimundo.