Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Ensino, Pesquisa e Extensão
conteúdo

Ensino, Pesquisa e Extensão

por mateus publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 30/06/2021 10h01
Projetos internos e associados ao Memorial.

PROJETO 1 -  A aplicação de tutoriais informativos como ferramentas de auxílio à obtenção dos acervos institucionais.

  

INTRODUÇÃO

O projeto MEMORIAL UFPB: PESSOAS E LEGADOS é um espaço de fruição, conhecimento, entretenimento e de acessibilidade da informação do Ensino, da Pesquisa e da Extensão no âmbito da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Sendo centrado na narrativa documental das pessoas que já estudaram ou vivenciaram a universidade este projeto tem como finalidade a preservação e conservação dos acervos e repositórios da UFPB, com o propósito de construir uma difusão colaborativa para o engajamento da comunidade universitária e o fortalecimento afeto institucional.

Localizado no prédio da Reitoria, no Hall de entrada do Arquivo Central, o memorial é um espaço físico e virtual que mantém viva a história institucional e a memória afetiva da comunidade universitária.

TUTORIAIS

Inicialmente foram desenvolvidos três tutoriais: de LOCALIZAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO e COMPARTILHAMENTO dos acervos e repositórios. Confira nos links abaixo:

Tutorial – Localizando os acervos

Tutorial – Identificação dos acervos

Tutorial – Compartilhamento dos acervos

Os tutoriais foram confeccionados por alunos voluntários de seus municípios por meio de um Edital da UFPB, juntamente com a coordenação e supervisão do DDPAC/ACER para instruir como os envolvidos no projeto poderiam, inicialmente, gerar informações dos acervos do CCHSA.

Como resultado espera-se que as informações solicitadas sejam encaminhadas para o serviço de armazenamento padrão exigido, gerando então, a localização dos acervos enviados, em um mapa virtual do Campus III do CCHS.

MAIS SOBRE

Localizados no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias / Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, Campus III, em Bananeiras. Esses acervos são de relevante interesse patrimonial, cultural e imaterial da UFPB, e estão disponíveis em formatos físico e virtual

O estudo inicial dos acervos irá suprir o conteúdo conceitual que será exposto no MEMORIAL UFPB: PESSOAS E LEGADOS. Com a metodologia concentrada na captação da informação via smartphones, produzindo fotos georreferenciadas da localização dos acervos e repositórios nos Departamentos, Coordenações e laboratórios do CCHSA, a fim de reunir e construir conteúdos narrativos para compor exposições.

 

PROJETO 2 -  Projeto Memorial UFPB - Pessoa e Legados: Desafios da Conectividade.

Gráficos.png

INTRODUÇÃO

O projeto MEMORIAL UFPB - PESSOAS E LEGADOS: DESAFIOS DA CONECTIVIDADE permitiu que fosse experienciado por seus alunos e coordenadores, novas formas de se comunicar e interagir para que o planejamento e execução de atividades fossem bem trabalhadas. Nele, foi possível desenvolver estudos sobre o teletrabalho e seus desafios, mostrando aspectos de produtividade, eficiência e gerenciamento de tempo, e trazendo um entendimento melhor desta realidade de trabalho remoto.

DIFICULDADES E PESQUISA

Um dos principais problemas encontrados foi a conectividade da internet, pois como os bolsistas têm a carga horária de 20h semanais, haviam momentos durante o dia que comprometiam esta conexão e os estudantes tinham dificuldade em realizar os seus serviços diários. Tendo isso em mente, foi feito um estudo e análise sobre o download e upload diário que chegam para os alunos, como também as suas conexões com a internet.

Os monitoramentos de conexão e verificações da velocidade foram feitos por todo de junho de 2020 e consistiram em 3 verificações ao longo das 4 horas de trabalho: início, meio e fim. A cidades monitoradas foram:

  • São José da Lagoa Tapada (PB) - Monitorado por João Paulo Silva (Ciência da Computação)
  • Guarabira (PB) - Monitorado por Maria Luiza Martins (Ciência da Computação)
  • Milagres (CE) – Monitorado por Camppory Figueiredo (Mídias Digitais)
  • João Pessoa (PB) – Monitorado por Matheus Ribeiro (Mídias Digitais)

Após o recolhimento, os dados foram passados para uma planilha, gerando o gráfico de conectividade acerca das características como download, upload e ping. Observou-se que em alguns dias de trabalho, no mesmo horário, a internet oscilava e nem metade dos megas prometidos pelos planos dos provedores contratados chegavam na casa dos alunos, no qual outros estudos mostram como essa é uma realidade dos brasileiros.

CONCLUSÃO

No contexto do teletrabalho realizado no projeto Memorial UFPB - Pessoas e Legados todos somos dependentes da internet, e a mesma molda a forma que podemos e devemos trabalhar. Por isso precisamos da criatividade para passar pela adversidade e encontrar novas formas para manter eficiência garantida. No projeto, essa criatividade consistiu-se em flexibilizar os horários, mas sempre cumprido as horas demandadas e mantendo a organização e planejamento de horário para que possamos estar em constante comunicação.