Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Assuntos > Quem somos?

Quem somos?

por mateus publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 27/07/2022 20h18

O LENHS é resultado do desenvolvimento de ações integrantes do Programa Nacional de Eficiência Energética no Saneamento Ambiental – PROCEL SANEAR – das Centrais Elétricas Brasileiras S. A. – ELETROBRAS. Este laboratório, pertencente à Universidade Federal da Paraíba – UFPB - desenvolve serviços especializados, atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas ao uso eficiente de energia e água no saneamento. Seu objetivo maior é gerar economia por intermédio do combate aos desperdícios e incrementos na eficiência energética e hidráulica de sistemas e equipamentos, reduzindo custos e aumentando a competitividade setorial. O LENHS UFPB foi implantado com o objetivo de ser um centro de referência para as companhias de saneamento do Brasil, transferindo tecnologias que possam ser aplicadas com o intuito de melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água e esgotamento sanitário.

ATRIBUIÇÕES

• Realização de estudos para comprovar a eficiência energética de equipamentos elétricos e hidráulicos aplicáveis em sistema de saneamento, incluindo a inserção de novas tecnologias.
  • Prestação de serviços à comunidade, diagnosticando “in loco” a eficiência energética e hidráulica de sistemas e propondo soluções para as suas melhorias.
  • Treinamento de pessoal envolvido no projeto e operação de sistemas de abastecimento, utilizando para isso as instalações didáticas do laboratório.
  • Orientação de trabalhos de iniciação científica, monografias de conclusão de cursos, dissertações de mestrado e teses de doutorado voltadas para o uso eficiente de energia e água, bem como a realização de diagnósticos hidroenergéticos em instalações de saneamento.
  • Apoiar as pesquisas destinadas ao incremento da eficiência energética e hidráulica no saneamento, bem como o desenvolvimento de tecnologias referentes ao uso eficiente de água e energia.
  • Modelagem hidráulica de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
  • Calibração de macromedidores e de micromedidores de vazão.
  • Desenvolvimento de sensores de baixo custo para medição de variáveis hidráulicas – vazão, pressão e níveis de reservatórios.
  • Desenvolvimento de Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) e de Sistemas Supervisórios para Automação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
  • Construção de cadastro integrado de rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário: CAD, GIS e Modelagem Hidráulica.

TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA ATRAVÉS DOS SEGUINTES MINICURSOS

1. Analise e dimensionamento de redes de abastecimento de água através dos programas EPANET e LENHSNET.
  2. Eficiência Energética e Automação em Sistemas de Abastecimento e Elevatórias de Água e Esgoto.
  3. Gestão de Sistemas de Drenagem Urbana e de Esgotamento Sanitário através do Programa SWMM.
  4. Controle de Perdas de Água em Sistemas Urbanos de Abastecimento.
  5. Avaliação econômica de projetos de sistemas de saneamento.
  6. Medições pitométricas em sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
  7. Validação de tecnologias 4.0, com o emprego de inteligência artificial, desenvolvidas e aplicadas a otimização operacional de sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário.
  8. Concepção e novos projetos de abastecimento de água com operação eficiente em termos de eficiência hidroenergética.

OBS. Os detalhes sobre esses treinamentos podem ser obtidos através do site: http://ct.ufpb.br/lenhs/contents/menu/assuntos/cursos-online.