Quem Somos?
Está previsto o fomento de parcerias internacionais com músicos (artistas, docentes e pesquisadores) vinculados à área, com abordagem transdisciplinar entre os campos da performance, educação musical, etnomusicologia e composição. O eixo central do projeto se apoia no trabalho contínuo com grupos de percussão e a prática musical coletiva. O projeto conta com docentes do Departamento de Educação Musical e do Departamento de Música da UFPB, colaboradores externos e amplo corpo discente da área da percussão. |
O Laboratório de Percussão e Rítmica da UFPB (LAPER) é um núcleo dedicado à pesquisa, ensino e práticas ligadas à percussão e rítmica. Ligado ao Departamento de Educação Musical e Departamento de Música do CCTA, ele promove um trabalho conjunto entre corpo docente e discente da UFPB, pesquisadores de diversos contextos (nacionais e internacionais), além de comunidade não acadêmica, articulando ações no âmbito da graduação, pós-graduação e extensão universitária. O LAPER é coordenado pelo Prof. Dr. Francisco de Assis Santana Mestrinel (Chico Santana).
O trabalho do Laboratório fundamenta-se sobre: (i) inter/transdiciplinaridade; (ii) práxis multidimensional - vinculação entre as práticas artísticas, docentes e investigativas, tendo (iii) criatividade, diversidade e integração como pilares.
O LAPER está cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil Lattes (CNPq), com duas linhas-guias de pesquisa, que se desdobram em diversas temáticas e atividades:
1. Percussão Popular Brasileira - com objetivo geral de desenvolver pesquisas sobre ensino e práxis de Percussão Popular Brasileira, considerando sua ampla diversidade de estéticas e contextos sócio-históricos, com vistas à criação de um campo de estudos acadêmicos nesta linha.
2. Pedagogias Decoloniais em Música - com objetivo de desenvolver novos caminhos e propostas para o ensino e aprendizagem de música, sob perspectiva decolonial.
Esperamos que o LAPER contribua para o desenvolvimento da área da Percussão Popular na academia, através de um diálogo constante com diversas manifestações culturais, criando uma ponte entre a universidade e a sociedade, entre o conhecimento científico e os saberes populares.