Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Integrantes
conteúdo

Integrantes

por LAPER publicado 02/09/2021 15h49, última modificação 04/10/2021 17h32
Conheça a nossa equipe

 

Eraldo Azevedo

Eraldo

Alagoano, graduando no curso de licenciatura em música, especialização em percussão popular pela UFPB. Foi bolsista do projeto MUSICOLA e Brazil Instrumentarium, faz parte da Orquestra de Violões da Paraíba e do Centro Acadêmico de Licenciatura em Música, atual bolsista do LAPER. É baterista na Banda Permeia, trabalha com direção musical em espetáculos teatrais.

Instagram: @oeraldinho Email: eraldo.azevedo@academico.ufpb.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4695207164753241

Verônica Borges

Verô

Percussionista, cantora e educadora. Regente da bateria do Bloco Pagu desde 2019, é integrante do Bloco Cultural União Altaneira e da Bateria Alcalina (Campinas-SP) como ritmista desde 2006; em 2009, ingressou no Bloco Unidos Venceremos como ritmista, onde tornou-se diretora de bateria e atualmente integra a ala musical. Como ritmista da bateria do G.R.C.E.S. Nenê de Vila Matilde (2007-2017), foi a primeira mulher a ingressar no naipe de caixas, em 2012, após 5 carnavais no naipe de agogôs. É surdista do Conjunto Picafumo, acompanhando o sambista e compositor da velha guarda paulista Toinho Melodia, com quem gravou o disco “Paulibucano”, lançado em 2018; do Conjunto João Rubinato, que pesquisa vida e obra de Adoniran Barbosa, com o qual atuou como percussionista, cantora e produtora executiva do disco-livro “Adoniran em Partitura: 12 canções inéditas”, lançado em 2017. Já tocou ao lado de grandes nomes do samba como Osvaldinho da Cuíca, Seo Carlão do Peruche, Leci Brandão, Eduardo Gudin, Carlinhos Vergueiro e Tantinho da Mangueira. Ministra oficinas e aulas de percussão e batucada de samba. Graduada em Sociologia e Antropologia pela Unicamp, é pós graduanda em Percussão Brasileira pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) e pesquisadora do Laboratório de Percussão e Rítmica (LAPER) da UFPB.

 


Katiuska Iamara

Katiuska

Percussionista. Mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba, com o tema “as inovações técnicas do músico/percussionista Marcos Suzano com o pandeiro” (2015). É bacharel (2008) e licenciada em percussão (2020); Pesquisadora e Performer dos ritmos das manifestações musicais da cultura popular; Doutoranda no Programa de Pós graduação em Música da UFPB (em andamento), com o tema “a música e seus significados na festa do coco da comunidade Quilombola do Ipiranga - Conde/PB”. Participa dos grupos de pesquisa em estudos interdisciplinares sobre música, corpo, gênero, educação e saúde – MUCGES, do grupo de estudos em Etnomusicologia da UFPB.

 

Chico Santana

Chico

Chico Santana é coordenador do Laboratório de Percussão e Rítmica (LAPER) da Universidade Federal da Paraíba, onde atua como professor de percussão popular. Bacharel em Música Popular, mestre e doutor em música pela Unicamp (doutorado em parceria com a Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar / Alemanha), desenvolve pesquisas nas áreas de educação musical, música popular, etnomusicologia e performance, com foco em percussão popular, rítmica, batucada, corporalidade, ensino coletivo, estudos transculturais da música e pedagogias decoloniais. Artista, educador e pesquisador, Chico publicou livros e materiais didáticos no Projeto Guri (onde atuou como coordenador da área de percussão e gerente artístico); já lecionou no Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp (SP) e Conservatório de Música Popular de Itajaí (SC). Ministra cursos regularmente no Brasil, América Latina e Europa. Atualmente realiza pesquisa de pós doutorado na UFPB. Percussionista de diversos grupos em João Pessoa, São Paulo, Campinas e Berlim, atua como instrumentista, compositor e diretor musical. Já se apresentou em Cuba, Argentina, Alemanha, Croácia, Bélgica, Suíça e Espanha, transitando por diversos gêneros e estilos musicais. 

 

Juan Megna

Juan

Juan Megna é baterista, arranjador e educador nascido em Buenos Aires, Argentina. É bacharel em Música Popular  formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Música, pelo College Conservatory of  Music, University of Cincinnati, Doutor em música (DMA) formado pela George Mason University, USA. Atualmente, vivendo na regiāo metropolitana de Washington DC, participa da cena musical local. Já tocou com Shawn Purcell, Wade Beach, Mike Cemprola, entre muitos outros. Como educador, leciona aulas na Catholic University of America, Washington DC, e na George Mason University, Virginia. Nesta instituição é diretor e arranjador do “Latin American Ensemble”, grupo universitário ganhador, por três anos seguidos (2019-2021), do prêmio “Outstanding Performance - Latin Group” pela prestigiosa revista especializada em Jazz “DownBeat Magazine”. Como pesquisador, Juan Megna completou uma tese de doutorado relacionando toques de Candomblé Ketu com o set de bateria. Também, participou na conferência da “Jazz Education Network”, JEN - 2020, realizada em New Orleans, Louisiana, USA, realizando uma clínica sobre o balanço e articulação rítmica centrada no Samba e Bossa Nova.

Rodrigo Paiva


Músico com 31 anos de carreira profissional, atua como pesquisador em música e como instrumentista em shows e gravações nas áreas de música popular e erudita, transitando em diferentes vertentes musicais. Tocou ao lado de Steve Vai e a Camerata Florianópolis no Rock in Rio (2015), com Eduardo Gudin e Fátima Guedes no Memorial da América Latina em SP (2011), além de centenas de concertos, sinfonias, óperas, espetáculos de dança, teatro, música autoral catarinense e outros. Tem participação em mais de 30 discos gravados e lançados em CD ou DVD. Fez turnês por Portugal, Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos e por vários estados brasileiros. Integra a orquestra Camerata Florianópolis há 24 anos e realiza a direção musical e coordenação
do GPI - Grupo de Percussão de Itajaí há 14 anos. Também participa de diversos grupos em trabalhos de música autoral, entre eles, A Corda em Si, GLiP - Grupo Livre de Percussão e, Chico Preto e banda.
Formado em Licenciatura em Música pela UDESC, Mestre e Doutor em Música pela UNICAMP, atuou como professor universitário nas universidades catarinenses UNIPLAC, UDESC e UNIVALI, onde foi coordenador de curso. Tem vasta experiência em oficinas, workshops e cursos de formação continuada para profissionais das áreas de música, educação e saúde, com ênfase em bateria, percussão, rítmica, ensino coletivo de instrumentos, educação musical e autismo. Autor de cinco livros para o ensino coletivo de instrumentos musicais: "Bateria e Percussão Brasileira em Grupo: composições para prática de conjunto e aulas coletivas"; “Percussão Catarina”; “Canon para Edison Machado”; "Livro do Aluno - Bateria" e "Livro do Aluno - Percussão" lançados pelo Projeto Guri do estado de SP. Desde 2016, desenvolve o projeto Percussão e Educação Musical para crianças e adolescentes com TEA, pesquisando o tema Música e Autismo. Atualmente, exerce suas atividades como professor na AMA - Associação dos Pais e Amigos do Autista de
Itajaí por meio do Programa Arte nos Bairros, e como professor de percussão do Conservatório de Música Popular de Itajaí. Foi contemplado na LIC de BC com os projetos ligados à pesquisa intitulada "Percussão Catarina": Oficina de construção de instrumentos musicais (2014); Aula- show Percussão Catarina (2015); Publicação do livro e oficinas de capacitação para professores (2016); e atualmente com o projeto “Educação musical e autismo: formação e práticas” (2021). Também recebeu em 2013 o Prêmio Elisabeth Anderle da
Fundação Catarinense de Cultura, para a circulação do espetáculo Ritmos do Mundo com o Grupo de Percussão de Itajaí. Em 2020, foi contemplado pelo Prêmio Trajetória Artístico Cultural pela Lei Aldir Blanc de SC.

Caio Bertazzoli

Bacharel em música popular pela Unicamp. Baterista e percussionista, atualmente é mestrando em etnomusicologia e professor substituto de bateria na UFPB. Batuqueiro de carnaval, desfilou com escolas de samba de São Paulo. Fundou e foi mestre de bateria de uma escola de samba em Córdoba, na Argentina, onde viveu por 9 anos dando aulas e tocando pelo país.