Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Publicações > Trabalhos de conclusão de curso

Trabalhos de conclusão de curso

por LACESSE publicado 27/05/2019 14h19, última modificação 27/05/2019 14h19

Título:                  ENTRE SEM BATER: Requalificação de acessibilidade para a reitoria da UFPB

Autor:                Luíza Paes de Barros Câmara de Lucia Beltramini

Orientador:         Profa. Dra. Angelina Dias Leão Costa

Defesa em:         2018/UFPB

Resumo:

Este trabalho objetivou tornar acessível e inteligível o edifício da reitoria da Universidade Federal da Paraíba – Campus I, situado em João Pessoa. O prédio foi projetado, em 1968, por Acácio Gil Borsoi e, por ter sido pensado antes das normativas sobre acessibilidade, apresenta diversas inadequações conforme as exigências atuais, como a NBR 9050/2015. Assim, a metodologia da análise inicial se baseou na publicação de Dischinger, Ely e Piardi (2012) evidenciando as incoerências do edifício, com destaque para as categorias de Comunicação e Orientabilidade. Também foram realizadas conversas informais com pessoas-chave no cotidiano do edifício. A partir das análises e dos registros orais coletados, foram elencadas 12 áreas focais de intervenção, sendo algumas intervenções realizadas no projeto inteiro. Os problemas identificados foram explanados e detalhados com imagens além de confrontados com a normativa. Em sua abordagem de correlatos, a pesquisa focou em instituições que são referência no campo da acessibilidade e adaptabilidade, a fim de analisar as práticas mais modernas e tecnologias de ponta já em uso na arquitetura. As soluções apresentadas foram baseadas nas normativas vigentes e nos princípios do Design Universal. Por ser um projeto em um edifício público, questões como durabilidade, custo inicial e de manutenção foram levados em conta na tomada de decisões. Por fim, o projeto objetivou também tornar o ambiente do edifício mais convidativo para melhorar a experiência de permanência do público no local. Palavras-chave: Acessibilidade. Edifício de Uso Público. UFPB. Reitoria.

Título:                  ANTEPROJETO DE DISPOSITIVO DE ORIENTAÇÃO ESPACIAL: Mapa tátil-visual para o Campus I da UFPB

Autor:                Eduardo Augusto Monteiro de Almeida

Orientador:         Profa. Dra. Angelina Dias Leão Costa

Defesa em:         2019/UFPB

Resumo:

A temática acessibilidade tem sido cada vez mais abordada graças às lutas pelos direitos das pessoas com deficiência e conscientização da população de que os direitos conquistados trazem benefícios para toda sociedade. Às vésperas de completar 60 anos como Universidade Federal, a UFPB ainda apresenta diversos pontos frágeis nesta temática, sejam nas edificações ou no espaço urbano. O presente trabalho teve como objetivo diagnosticar a sinalização existente no Campus I da UFPB, analisando suas condições e mapeando as respectivas localizações dentro do Camus I e projetar um sistema de Mapas Táteis como dispositivos de orientação para melhoria de wayfinding de todos os seus usuários baseando-se nas apreensões dos usuários acerca do espaço físico. Através dos levantamentos referenciais e documentais, foi possível identificar algumas experiências que utilizaram os Mapas Táteis em Campus Universitários e esses trabalhos foram incorporados à esta pesquisa como trabalhos correlatos. Também foram aplicadas as análises de Walkthrough e Visitas Exploratórias para avaliar as condições de orientação espacial. Questionários online, voltados à toda comunidade acadêmica e entrevistas semiestruturadas com pessoas chave que representaram grupos e setores diretamente conectados à temática abordada, exploraram a percepção ambiental do usuário e sua a capacidade de se localizar e deslocar de forma independente e segura dentro do Campus I. Para confecção do Mapa foi adotado um método que segue a sequência: escolha do que se deseja representar, processo de generalização das formas reais e definição das feições adotadas. Com os resultados obtidos a partir das técnicas e métodos aplicados, foram gerados subsídios que embasaram as decisões projetuais do Mapa Tátil para o Campus I da UFPB. Foi constatada a importância da inserção de dispositivos que promovam a orientação espacial aos usuários do Campus I e a necessidade de estudos e projetos complementares a este para a garantia plena da acessibilidade nos seus espaços físicos uma vez que apenas os Mapas Táteis não são suficientes para solucionar toda problemática analisada.
Palavras-chave: Acessibilidade. Orientação Espacial. Mapa Tátil. Campus Universitário. UFPB.