Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Sobre o Laboratório Lean

Sobre o Laboratório Lean

por mateus publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 19/09/2020 13h05

Somos um programa de extensão da Universidade Federal da Paraíba que desde 2018 tem atuado com objetivo de disseminar conhecimentos e práticas de Melhoria Contínua e da Filosofia Lean (Produção Enxuta) e viabilizar a implantação dessas práticas em organizações (indústrias, comunidades carentes e organizações não governamentais – ONG’s) da cidade de João Pessoa e Região Metropolitana.

MISSÃO

Desenvolver e disseminar o pensamento e a prática enxuta para contribuir com a formação de pessoas interessadas neste conhecimento e promover a Filosofia Lean em qualquer tipo de organização, fortalecendo as relações entre universidade, empresa e sociedade.

VISÃO

Ser referência regional na disseminação do pensamento enxuto e na formação de multiplicadores da área e ser o Laboratório Lean líder no mercado nordestino deste setor de relacionamento universidade/sociedade até 2024.

• Altruísmo: amor desinteressado ao próximo;
  • Comunicação não violenta;
  • Responsabilidade;
  • Humildade;
  • Honestidade e Transparência;
  • Oferecer soluções na área de qualidade para todos;
  • Melhorar a qualidade de vida da sociedade;
  • Manter diálogo aberto;
  • Trabalhar com grupos integrados;
  • Respeitar as pessoas e o meio ambiente;
  • Ter espírito Kaizen (melhoria contínua).

Isso faz sentido para você? Então, vem ser LEAN com a gente - veja a forma para inscrição aqui.

ÁREAS DO LABORATÓRIO

LEAN EMPRESA

Aplicação de práticas de Melhoria Contínua e do Lean Thinking para indústrias manufatureiras e empresas de serviços.

LEAN SOCIAL

Aplicação das práticas de Melhoria Contínua e do Lean Thinking para ONG’s, associações, comunidades carentes, escolas e sociedade como um todo para desenvolvimento pessoal.

LEAN PESQUISA

Responsável pela pesquisa de temas atuais relacionados ao Lean e também na organização dos dados, informações e registros dos resultados obtidos das outras frentes para produção de produtos como: artigos, livros, cartilhas, ebooks, eventos, palestras, cursos, etc.

ATIVIDADES REALIZADAS

• Cursos e capacitações sobre Lean Thinking e Melhoria Contínua;
  • Implantações de Práticas do Lean, como: 5S, Mapa Fluxo de Valor, Programas Kaizen e Mapeamento de Processos;
  • Ciclos de estudos para os alunos do projetos e comunidade acadêmica;
  • Projeto Café com Melhoria para empreendedores;
  • Eventos na área do Lean e  Melhoria Contínua;
  • Pesquisas e materiais didáticos sobre o tema Lean Thinking, Indústrias 4.0 e 5.0

Resultados esperados

• Viabilizar o conhecimento sobre as práticas do Lean aos alunos multiplicadores e participantes de diferentes setores da sociedade;
  • Possibilitar oportunidades de melhorias para setores da região, fortalecendo a consciência ambiental, redução de desperdícios e eficiência dos processos;
  • Monitoramento dos aspectos de produção, produtividade, rentabilidade, sustentabilidade e fatores humanos pelos próprios proprietários das organizações;
  • Tomada de decisões, contribuindo na melhoria da gestão da produção de diferentes setores relevantes da sociedade;
  • Manutenção da gestão dos projetos de melhoria, capacitação e intervenção técnica, possibilitando comparação dos indicadores antes e após as intervenções.

Em termos acadêmicos espera-se que este projeto de extensão possa:

• Ampliar a articulação da Universidade com a sociedade na busca de soluções de demandas;
  • Interdisciplinaridade;
  • Contribuir para articulação entre teoria e prática.