Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Acervo Brazinst > Membranofones > Tamborim
conteúdo

Notícias

Tamborim

Membranofone bastante encontrado em grupos urbanos de percussão, principalmente em baterias de escolas de samba, nos carnavais.
publicado: 10/10/2016 09h04, última modificação: 17/04/2018 16h18
Tamborim comercial, usado principalmente em escolas de samba
(Foto: todosinstrumentosmusicais¹)

Tamborim comercial, usado principalmente em escolas de samba (Foto: todosinstrumentosmusicais¹)

Tamborim s.m. Termo genérico para dois tipos de tambor brasileiro. Um é feito a mão, aberto e na forma cilíndrica, com corpo de madeira de 30 cm de profundidade e entre 15 e 18 cm de diâmetro. Sua classificação se encaixa na categoria dos membranofones emoldurados, sem cabo de pele única, sendo assim, 211.311. A superfície de pele animal, é tocada com uma pequena baqueta, usada pelo português tamborileiro, que segura a pele para seu lado esquerdo e bate com a baqueta na sua mão direita. É usado em danças dramáticas, como congada e moçambique de São Paulo. 

 

O segundo tipo de tamborim é o comercial, industrializado, de membrana simples, emoldurado, feito de metal ou acrílico, com cerca de 5 cm de profundidade, com pele de nylon ou de couro, com cerca de 15 cm de diâmetro. É usada em grupos urbanos de percussão, para bandas de Carnaval, chamadas de baterias de escolas de samba. Ambos os tipos de tamborim são tocados em conjuntos instrumentais para sambas rurais como a umbigada ou samba de morro. 

 

Referência

G. Béhague: Musiques du Brésil: de la cantoria a la samba-reggae (Paris, 1999). 

Alice L. Satomi

Tradução: Gabriel da Rosa Seixas

_________________________________________________________________

¹ Disponível em: <http://www.todosinstrumentosmusicais.com.br/imagens-do-instrumento-tamborim.html> Acesso em: 10 out 2016