Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Acervo Brazinst > Membranofones > Adufe
conteúdo

Notícias

Adufe

Membranofone de origem árabe, porém conhecido no Brasil através de portugueses e africanos. É emoldurado e possui pele dupla, sendo assim classificado como 2.1.1.3.1.2. É uma espécie de pandeiro, geralmente quadrado, de aro baixo sem guizos. Sua forma pode variar, conforme contexto onde está inserido.
publicado: 18/05/2016 11h19, última modificação: 05/11/2018 10h23
Exibir carrossel de imagens Imagem 1: Adufe 
(Foto: nuno cristo¹)

Imagem 1: Adufe (Foto: nuno cristo¹)

Adufe s.m. Membranofone de origem árabe, porém conhecido no Brasil através de portugueses e africanos. É emoldurado e possui pele dupla, sendo assim classificado como 2.1.1.3.1.2.  É uma espécie de pandeiro, geralmente quadrado, de aro baixo sem guizos. Sua forma pode variar, conforme contexto onde está inserido. Ana Carina Dias (2010:873), afirma:

“No que respeita à forma, o tambor circular e o quadrado surgem nos diversos contextos religiosos peninsulares. No meio judaico, a tradição fala-nos do tof semita, redondo, que surgia nas passagens do Antigo Testamento nas mãos de Miriam (Maria), mas que no final da idade média é diversas vezes representado como quadrado, tendo como exemplo o Haggadah de Oro Catalão do séc. XIV. (Molina, 2010, Mahmoud Guettat, 1999 e Cohen, 2008). Segundo a La Grande Encyclopedie du Maroc. Culture, Arts et Traditions (Benabdjlil, 1987), o adufe, actualmente, surge no contexto judaico feminino berbere.”

 De fato, o adufe é muito encontrado na cultura judaica, como pode-se notar em passagens bíblicas como Êxodo 15:20 - “A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um adufe na sua mão; e todas as mulheres saíram atrás dela com adufes e com danças.” Era um instrumento tradicionalmente tocado por mulheres, no meio judaico. Já na cultura islâmica, tratava-se de um elemento masculino. Hoje é um dos instrumentos mais tradicionais ibéricos, presentes em festas e folias tradicionais, principalmente em Portugal. Nesses países, é mais comum ser utilizado pelas mulheres.

Quanto a forma de tocar: Os polegares sustentam e todos os outros dedos tocam, como podemos observar na imagem  2.

 Referências

Andrade, Mário de. Dicionário Musical Brasileiro. 1982. São Paulo.

Câmara Cascudo, Luís da. Dicionário do Folclore Brasileiro. 10ª ed., Ediouro, Rio de Janeiro.

Dias,  Ana Carina Marques. As faces do adufe. 2010. Universidade do Algarve, Portugal. Disponível  em:<http://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/3889/1/Faces_adufe_V_Encontro_Arqueologia_Sudoeste_Peninsular_2010.pdf>Acesso em: 25 jan 2016.

________.  O adufe: contexto histórico e musicológico. 2011. Universidade do Algarve, Portugal.  Disponível em: <http://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/3322

Marcondes, Marcos Antônio. Enciclopédia da Música Brasileira: Erudita, folclórica, popular. 1977.

Gabriel da Rosa Seixas

____________________________

¹ <http://www.nunocristo.com/adufe%20port.html> Acesso em: 30 maio 2016.

² <https://cadernosdedanca.wordpress.com/2010/11/23/adufe/> Acesso em: 30 maio 2016.