Você está aqui: Página Inicial > Contents > Publicações > Análise da Diplomacia do Etanol no governo Lula a partir de diferentes perspectivas institucionalistas
conteúdo

Notícias

Análise da Diplomacia do Etanol no governo Lula a partir de diferentes perspectivas institucionalistas

publicado: 24/05/2017 21h39, última modificação: 24/05/2017 21h39

Este texto apresenta um estudo sobre as ações de política exterior do governo do presidente Luís |Inácio Lula da Silva no âmbito da Diplomacia do Etanol, levando em consideração a interveniência das instituições na conformação da sua lógica de ação. A relação entre arranjos institucionais internacionais e comportamento político externo do governo brasileiro será analisada com base no modelo explicativo da corrente institucionalista da escolha racional e da corrente institucionalista sociológica. A intenção não é apenas de realizar um exercício de aplicação de diferentes modelos explicativos no exame da Diplomacia do Etanol no referido período, mas demonstrar igualmente que as duas abordagens anteriormente mencionadas podem ser consideradas complementares.

PAIVA, Iure; MANDUCA, P. C. S. . Análise da Diplomacia do Etanol no governo Lula a partir de diferentes perspectivas institucionalistas. In: 8º Congresso Internacional sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural (Agrener), 2011, Campinas - SP. Anais do 8º Congresso Internacional sobre Geração Distribuída e Energia no Meio Rural (Agrener), 2010.

Texto completo: PDF