Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Ensino > TCC > Passo a passo
conteúdo

Passo a passo

por GAPPE publicado 12/12/2019 13h39, última modificação 16/12/2019 11h53
ORIENTAÇÕES GERAIS - TCC

A construção do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) ocorre por meio do cumprimento das disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC1) e Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II). 

Na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, realizar-se a primeira parte do desenvolvimento da monografia. A ementa contempla a elaboração das seguintes partes: revisão bibliográfica, elaboração do marco teórico e da metodologia da monografia.

O professor coordenador da disciplina de TCC1 supervisiona o cumprimento destas atividades conforme um calendário proposto por este.

A principal tarefa da “disciplina TCC2” é a realização do TCC e sua aprovação diante da banca avaliadora. Contudo, alguns procedimento formais são exigidos, sendo eles:

1 - Todos os alunos matriculados devem entregar uma “Declaração de Orientação” ao professor da disciplina de TCCII, no qual o orientador confirma estar orientando o aluno – clique aqui. 

2 - O TCC deve ser escrito sob a forma cientifica, seguindo normas técnicas da ABNT, e seguindo normas exigidas pela resolução 01/2009-CGE/UFPB, quanto a sua estruturação e formatação. Por exemplo, o TCC deve conter capa, folha de rosto, ficha catalográfica (no verso da folha de rosto), folha de aprovação, resumo, abstract, listas (de siglas, de tabelas, etc.), sumário, etc- conforme “RESOLUÇÃO 01/2009-CGE” e “MODELOS”- clique aqui.

3 - Finalizada a elaboração do TCC, com a autorização do orientador, o aluno deverá marcar a data da defesa junto a banca avaliadora (composta por 2 membros, além do orientador), reservando uma sala para tal evento. Em posse destas informações venha aqui no site e Divulgue a sua Defesa

4 - Realizada a defesa do TCC, o aluno deve entregar a folha de “AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO” devidamente preenchida (constando assinatura dos membros da banca, nota, etc.) no Departamento de Economia, para que esta seja entregue ao professor da disciplina para que ele também assine e possa inserir a nota do aluno no SIGAA. Retorne ao DE e pegue a folha assinada para ser inserida no TCC FINAL.

5 - Por fim, o aluno deve seguir os procedimentos referentes a “Entrega do TCC em formato digital”, na coordenação do Curso.  Para tal, deve seguir os procedimentos descritos no documento  denominado “DOCUMENTO ORIENTADOR PARA DEPÓSITO DA VERSÃO FINAL DE TCC” clique aqui.

OBS: o modelo de capa e rótulo para entrega do CD. clique aqui