Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Governador Ricardo Coutinho lança Edital Giramundo Finlândia 2018

Governador Ricardo Coutinho lança Edital Giramundo Finlândia 2018

A inscrição para o processo seletivo será realizada exclusivamente via Internet (online), de 8 de Fevereiro a 7 de Março de 2018
publicado: 08/02/2018 12h30, última modificação: 08/02/2018 12h30

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba – SEE, torna público o Edital para Concessão de Quotas de Bolsas para Professores e Gestores Efetivos da Rede de Ensino do Estado da Paraíba, com vistas a possibilitar a participação dos mesmos no Programa GIRA MUNDO FINLÂNDIA - TAMK e GIRA MUNDO FINLÂNDIA - HAMK. O Edital tem por objetivo conceder quotas de bolsas do Programa Gira Mundo Finlândia, classificadas como Bolsas na Modalidade Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior (DEJ), a Professores e Gestores Efetivos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. Serão concedidas até 80 bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior (DEJ).

Bolsas Giramundo HAMK - Serão oferecidas 40 bolsas na Modalidade Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior (DEJ), destinadas a Professores Efetivos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba selecionados via regulamento deste Edital, para desenvolverem atividades relacionadas às áreas: Educação Básica, Ferramentas Digitais na Educação, Educação Profissional (VET) e Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas (PBL), todas previstas no Programa Gira Mundo Finlândia, com aulas, visitas e outras atividades na Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (Häme University of Applied Sciences - HAMK), na cidade de Hämeenlinna, e outras cidades na Finlândia, durante o período de 02 (dois) meses.

Bolsas Giramundo TAMK - Serão oferecidas 40 bolsas para professores desenvolverem atividades educacionais relacionadas às áreas de Empreendedorismo, Competências do Século XXI e Inovação, prevista no Programa Gira Mundo Finlândia, com aulas, visitas e outras atividades na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (Tampere University of Applied Sciences - TAMK), na cidade de Tampere, na Finlândia, durante o período de 1 (um) mês.

O valor da bolsa DEJ (conforme tabela adotada pelo CNPq) é € 1.300,00 (um mil e trezentos Euros). Cada bolsista selecionado receberá um auxílio instalação no valor de uma mensalidade da bolsa DEJ, correspondente a € 1.300,00 (um mil e trezentos Euros) e o auxílio deslocamento disponibilizado no valor referente a uma mensalidade da Bolsa DEJ, correspondente a € 1.300,00 (um mil e trezentos Euros), para despesas de locomoção do bolsista para a Finlândia. Eventuais custos relacionados a obtenção de documentos para a viagem, como passaportes, correrão por conta do bolsista. O auxílio financeiro para o seguro saúde será disponibilizado no valor equivalente a € 300 (trezentos Euros), para despesas relacionadas à contratação de seguro durante a estadia na Finlândia, incluindo o período de deslocamento. O auxílio financeiro e bolsa poderão sofrer alterações de valores quando da conversão em reais, visto que os valores dos benefícios são indexados em euro.

Estarão aptos a concorrer às vagas destinadas ao Programa “Gira Mundo Finlândia” os professores que cumpram a todos os seguintes requisitos: Possuam vínculo efetivo com a Rede Estadual de Educação Básica; Estejam lotados na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE); Estejam no efetivo exercício da função docente e em sala de aula, em qualquer etapa e modalidade de ensino ou em atividade de gestão numa escola do estado da Paraíba; Não terem sido aprovados para ir ao Canadá ou à Finlândia nos Programas Gira Mundo anteriores promovidos pela SEE para intercâmbio internacional.

A inscrição para o processo seletivo de que dispõe este Edital será realizada exclusivamente via Internet (online), de 8 de Fevereiro a 7 de Março de 2018, no sítio: http://portaldacidadania.pb.gov.br/ConcursoSelecao/Governo/Concurso/ListaConcurso

A relação de candidatos classificados e aprovados será publicada no dia 23 de Abril de 2018, no sítio http://fapesq.rpp.br/, no sítio http://paraiba.pb.gov.br/educacao/ e no DOE. Serão considerados aptos para a convocação apenas os candidatos cujos nomes forem publicados no DOE.

Veja aqui o edital completo e formulário de inscrição do Giramundo TAMK

Veja aqui o edital completo e formulário de inscrição do Giramundo HAMK.

Fonte: Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba