Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Fulbright abre oportunidade de bolsa para professores brasileiros ensinarem português em universidades dos EUA

O programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) oferece até vinte bolsas de nove meses de duração. Inscrições vão até 6 de Outubro.
publicado: 29/09/2017 20h00, última modificação: 29/09/2017 23h09

Logo Fulbright Brasil

O programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) da Fulbright oferece até 20 bolsas de nove meses de duração para brasileiros ensinarem português nos EUA. Os selecionados serão alocados em universidades norte-americanas, onde auxiliarão no ensino de português e frequentarão cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de seu interesse.

Os requisitos para participar do programa são:

• Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
  • Possuir bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou inglesa, com conclusão do curso após 31 de dezembro de 2012;
  • Ter proficiência em inglês, com certificado com data posterior a 1 de julho de 2016 (TOEFL-ITP com nota mínima de 550 pontos; TOEFL-iBT de 79 pontos; ou, Overall Score International English Language Testing System – IELTS de 6.0);
  • Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
  • Não receber ou ter recebido bolsa ou benefício financeiro da Comissão Fulbright ou outras agências ou entidades brasileiras para programa similar.

Vale também lembrar que os custos dos testes de proficiência são de inteira responsabilidade do candidato.

A ex-bolsista do programa, Jhuliane da Silva, compartilhou com o EFOPLI-UFPB a sua experiência. Ela participou do programa em 2015/2016 na Brown Univerity. Clique no link abaixo para assistir:

Learn more about the FLTA Programa: Bolsa para ensinar Português nos EUA (video)