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EFOPLI dá continuidade a discussões sobre Educação Inclusiva e Ensino de Línguas

Na sessão desta última sexta-feira (13), importantes questões relacionadas ao ensino de línguas e educação inclusiva foram discutidas pelos palestrantes professora Edneia Alves e Cleiton Willian
publicado: 16/04/2018 14h00, última modificação: 18/04/2018 13h33

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O programa EFOPLI, através do projeto “CONEXÃO PB: EMPODERAMENTO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE AÇÕES (INTER)NACIONAIS”, promoveu discussões sobre escola inclusiva e ensino de línguas. O tema foi solicitado por professores que participam dos encontros formativos semanais em que são discutidos temas de relevância pedagógica, acadêmica e profissional e foram compartilhadas experiências de especialistas e professores em formação inicial e continuada.

Os últimos dois encontros proporcionaram uma troca de conhecimentos e experiências enriquecedoras entre os professores participantes do programa. Foram postos em questão os desafios vivenciados pelo professor de línguas no contexto atual da educação inclusiva no Brasil e no mundo, equívocos e dúvidas foram esclarecidos pelos palestrantes, além do compartilhamento de diferentes estratégias úteis em um processo de aprendizagem significativo para os alunos que possuem deficiência auditiva.

Workshops Inclusive Education - 2nd week.jpgA oficina da sexta-feira (13) “A New Teaching Perspective: Teaching English to Deaf Students Through Libras” foi apresentada por Cleiton Willian (Letras – Inglês) e Profª Edneia Alves (DLCV/UFPB). Os professores se sentiram desafiados ao entenderem a urgência e carência de profissionais atuando nesse segmento do ensino da língua inglesa. O palestrante expôs as lacunas a serem preenchidas e suas palavras trouxeram à consciência de cada participante a importância dos professores neste contexto. Perguntas como “Você estaria preparado se um aluno surdo se matriculasse em uma de suas turmas?” intrigaram a todos presentes e alavancaram um pensamento inclusivo, disposto a viabilizar informação de maneira igualitária e eficaz.

O palestrante Cleiton Willian afirmou que ensinar língua estrangeira a surdos é bastante desafiador, porém, possível. Encorajou os professores a facilitarem o conhecimento a essas pessoas, que, embora não ouçam, são completamente capazes de fazer e realizar qualquer coisa em todos os âmbitos de suas vidas.

A professora Danielle Domingues, que participou dos dois encontros falou que estes foram, sobretudo, momentos muito inspiradores. “É tão importante que exista esse espaço de troca de informações e experiências! Por certo a oportunidade de estar lá fez minha compreensão sobre as formas de implementar inclusão ampliar significativamente. Nada como aprender com excelentes exemplos. Levei de lá [encontro] um bocado de ideias e deixo a gratidão pelo trabalho de vocês", disse a professora.

Workshops Inclusive Education - 2nd week (3).jpgJá a professora Eva Martinho contou que o tema do workshop veio em um momento importante pois nesse ano ela conta com cinco alunos surdos em sua sala de aula, mas apesar do desafio, vê a situação como uma oportunidade de aprendizagem: "No encontro da última sexta, eu pude visualizar caminhos diferentes para ensinar Inglês a esses estudantes. Porém confesso, que é um desafio constante. Espero conseguir me adequar a eles, realizando um bom trabalho".

A ação foi parceria do EFOPLI com dois projetos de extensão coordenados pela professora Edneia Alves (DLCV), que têm como colaborador o estudante de Letras Cleiton Willian: Ensino de inglês oral na modalidade escrita para surdos e Produção de recurso didático para o ensino ao surdo.

Os palestrantes disponibilizaram links para aprofundamento teórico acerca dos tópicos abordados durante as sessões, que podem ser encontrados na seção de material.

Para mais informações dos encontros e ações do EFOPLI podem ser encontradas no Facebook e Instagram.