Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Coordenadora de Projeto EFOPLI participa de Ciclo de Conferências em Letras da UFPB

Novas tecnologias e ensino de Línguas são temas da Conferência
publicado: 29/05/2018 20h37, última modificação: 31/05/2018 11h25

Palestra - NTIC.png

A professora Rafaela Sousa, Coordenadora do Projeto ‘Saber Conectado: promovendo o letramento digital do professor de língua inglesa’, vinculado ao Programa EFOPLI, participou, no dia 22 de maio, do Ciclo de Conferências em Letras promovido pela Coordenação de Letras da UFPB.

A conferência intitulada ‘Novas Tecnologias e Ensino de Línguas’ ocorreu nos turnos diurno e noturno, no Auditório 412 do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA) da UFPB e abordou aspectos teóricos e práticos sobre a integração das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) nas aulas de língua materna e/ou estrangeira, contemplando os cursos de Português, Inglês, Francês e Espanhol.

Para a vice-coordenadora do curso de Letras da UFPB, a professora Angélica Maia, “foi uma palestra bem relevante para os licenciandos em Letras, pois eles puderam compreender o que significa incorporar a tecnologia como recurso pedagógico nas aulas de línguas, além de saber sobre dimensões importantes das TICs, como segurança, precauções, e, principalmente, eles puderam conhecer e utilizar programas, aplicativos, plataformas (específicos para ensino de línguas ou mais gerais) que podem contribuir muito para uma aprendizagem mais dinâmica e um engajamento mais amplo dos alunos nas aulas de línguas”.

O aluno de Letras-Francês, André George, declarou que a palestra “mudou muito a minha perspectiva sobre a utilização de tecnologia em sala de aula, pois são maiores possibilidades de se fazer uma aula mais interativa, eficiente e menos focada no livro”. Outra participante, a aluna Quérem Oliveira, de Letras-Inglês, relatou que “não tinha noção da quantidade de recursos tecnológicos disponíveis que podem auxiliar o ensino de língua e vimos que, embora o uso dessas tecnologias no ensino seja simples e disponha de diversas vantagens, há a necessidade de planejamento e de reflexão sobre metodologia”.