Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > IV EPPI conta com apoio de equipe de acessibilidade
conteúdo

Notícias

IV EPPI conta com apoio de equipe de acessibilidade

Educação inclusiva foi um dos focos do evento, que também contou com plenárias e workshops sobre o assunto
publicado: 01/12/2017 19h00, última modificação: 27/12/2017 21h08

IV EPPI - Equipe de Acessibilidade.jpg
Professora Edneia Alves, do projeto "Produção de Recurso Didático para o Ensino ao Surdo-UFPB" e professora Mariana Pérez, coordenadora do EPPI, com comitê de acessibilidade do IV EPPI

O EFOPLI- Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa realizou, nos dias 24 e 25 de novembro, o 4º Encontro Paraibano de Professores de Inglês (EPPI), que neste ano aconteceu juntamente com a “2ª Conferência dos Professores de Inglês do Município de João Pessoa”. Em sua 4ª edição, através de uma parceria estabelecida entre o EFOPLI e o Projeto “Produção de recurso didático para o ensino ao surdo/UFPB”, coordenado pela professora Edneia Alves, o EPPI contou, pela primeira vez, com um grupo de três tradutores intérpretes trilíngues - LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) português e inglês - que esteve disponível  ao longo de todo o evento para auxiliar qualquer participante surdo ou com deficiência auditiva.

Através do trabalho da professora Edneia e de um dedicado grupo voluntário de estudantes de Letras e Tradução e intérpretes, também foi disponibilizado no site  oficial do IV EPPI um vídeo introdutório do evento em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), além da programação em escrita de sinais. Tais iniciativas indicam os primeiros passos em direção à realização de um evento inclusivo.

Sobre a experiência, a professora Edneia afirmou: “Poder estar no evento colaborando com a acessibilidade do surdo por meio da LIBRAS foi um prazer inexplicável.  Pude contribuir com a comunidade surda no sentido de dar visibilidade à necessidade de sua inclusão no ensino de língua inglesa e testes de proficiência em língua inglesa e foi um prazer porque pude por em prática meus conhecimentos de língua inglesa em momento de tradução simultânea para LIBRAS. Foi muito enriquecedor para minha experiência profissional e também um prazer enorme dividir esse trabalho e missão com os colegas Saulo Nascimento e Pollyana Stephanie”.

IV EPPI - Equipe Acessibilidade 2.jpg
Professora Pollyana Stephanie, da equipe de acessibilidade, durante  uma das palestras. Intérpretes  estiveram presentes nas plenárias, workshops e outros espaços do evento.

A professora de inglês Pollyana Stephanie, da cidade de Pombal/PB, que também integrou a equipe, ressaltou os impactos positivos da ação: “Para mim, como professora de língua Inglesa, foi uma experiência única e muito enriquecedora. Achei fundamental ter tido essa ação para abranger também a comunidade surda e foi um prazer e privilégio imenso fazer parte desse projeto. Foi também extremamente gratificante ver os professores surdos terem uma participação significativa e abrirem os olhos de tantos a essa modalidade ainda pouco explorada, mostrando quanto campo e riqueza ainda há a se explorar. Ainda fiquei muito feliz em ver resultados tão imediatos, uma vez que um dos professores surdos presentes na parte da tarde já ficou interessado em fazer o TOEFL e pôde conversar com a palestrante da ETS sobre as adequações da prova para a comunidade surda”.

Para acessar as fotos do 4º EPPI, visite nossa página no Flickr