Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB FAZ CONCERTO ESPECIAL PARA PREMIAÇÃO DE CONCURSO DE PERCUSSÃO
conteúdo

Notícias

OSUFPB FAZ CONCERTO ESPECIAL PARA PREMIAÇÃO DE CONCURSO DE PERCUSSÃO

A OSUFPB realiza, nesta sexta-feira, dia 27, o seu sexto concerto da temporada fazendo a premiação do I CONCURSO INTERNACIONAL DE MARIMBA MAESTRO ZEFERINO NANDAYAPA
publicado: 14/06/2016 00h11, última modificação: 14/06/2016 00h14

Ney RosauroA OSUFPB realiza, nesta sexta-feira, dia 27, o seu sexto concerto da temporada fazendo a premiação do I CONCURSO INTERNACIONAL DE MARIMBA  MAESTRO ZEFERINO NANDAYAPA, que foi realizado em junho do ano passado dentro do V CONCURSO NORDESTINO DE PERCUSSÃO, promovido pela Departamento de Música da UFPB. O concerto acontecerá na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, local consagrado para as apresentações da OSUFPB, às 20:00 horas. A entrada é gratuita.

Este concerto, que terá a formação OSUFPB PERCUSSÃO, terá como solistas os dois primeiros lugares do concurso de  internacional de marimba que homenageou o célebre músico mexicano Zeferino Nandayapa, que popularizou a marimba pelo mundo. O concurso, realizado há um ano, teve como julgadores convidados o percussionista brasileiro Gustavo Miranda, além do filho do homenageado, o também músico de marimba Javier Nandayapa, que fez concerto na Sala Radegundis Feitosa em 05 de junho de 2015. A realização do concurso foi do Departamento de Música da UFPB, sob a coordenação e direção artística do percussionista e professor do DEMUS Francisco Xavier de Souza Neto, que também participou da banca julgadora do concurso.

Os vencedores do I CONCURSO INTERNACIONAL DE MARIMBA MAESTRO ZEFERINO NANDAYAPA foram os pernambucanos Emerson Coelho e João Carlos de Oliveira, respectivamente, ambos alunos da UFPE.  Pelas regras do concurso, os dois primeiros lugares ganharIam a oportunidade de tocar como solistas, acompanhados pela OSUFPB. Enfim, chegou o dia de sua glamorosa oportunidade de tocarem ao lado da consagrada orquestra sinfônica da UFPB. A regência se dará sob a batuta do maestro Carlos Anísio.

No repertório, duas grandes obras compostas para o instrumento. Emerson Coelho interpretará um Concerto para Marimba e Orquestra de Cordas, do músico e compositor brasileiro Ney Rosauro, enquanto João Carlos de Oliveira, comemora o seu segundo lugar tocando um Concerto com a mesma formação, de autoria do francês Emmanuel Sejourné.

Como é de praxe, o concerto é precedido por uma pequena palestra de abertura, que desta vez será proferida pelo professor do DEMUS Francisco Xavier, que comentará as obras o concurso, os intérpretes e as obras executadas. A palestra ocorre quinze minutos antes da atuação da Orquestra e por esse motivo a coordenação da OSUFPB recomenda que o público comece a chegar pelo menos meia hora antes do início do concerto para garantir um bom lugar na plateia e também para não perder as preciosas informações que buscam preparar o público para as emoções da noite.

Convém ressaltar que, por motivo de segurança, a coordenação do LAMUSI – Laboratório de Música Aplicada da UFPB, que administra a Sala Radegundis Feitosa, não permitirá, em hipótese alguma, o acesso ao público quando a Sala alcançar sua lotação, que é de 300 pessoas. 

Para mais informações acesse a nossa página na internet: http://osufpb2016.wix.com/osufpb ou no Facebook: Orquestra Sinfônica UFPB