Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Conjuntos Instrumentais > ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFPB

ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFPB

por DEMUS publicado 06/06/2016 10h41, última modificação 08/06/2016 22h27

                                                                        OSUFPB_logo

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba – OSUFPB estreou em 06 de abril de 2013, sob a regência do maestro Gustavo Paco de Gea. No ano seguinte passou a ter o maestro Marcos Arakaki como seu primeiro regente titular, permanecendo por dois anos. Na temporada 2016 a orquestra tem se apresentado em concertos sem regente ou com regentes convidados.

Ao surgir, a OSUFPB inaugurou uma nova era na cena sinfônica do estado da Paraíba, pois cumpria finalidades acadêmicas, estimulando a relação pedagógica entre professores e alunos, contribuindo ainda para a formação de plateia e para dar escoamento aos projetos da área de música da UFPB, tanto no campo da performance como de composição e musicologia.

Ao atender a esses princípios educacionais, a OSUFPB cumpre um papel diferenciado, pois, além de trabalhar com peças da tradição orquestral, também se dá aos fins de pesquisa, executando obras inéditas ou de cunho experimental, que não atendem aos interesses mercadológicos. Desta forma, adéqua-se  aos propósitos básicos da universidade, que são de criar, desenvolver e divulgar o conhecimento para a sociedade.

Ligada ao LAMUSI – Laboratório de Música Aplicada do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB, a OSUFPB tem a Sala Radegundis Feitosa como sua sede oficial. A orquestra conta hoje com dezesseis músicos contratados, além da participação eventual de professores e alunos dos Departamentos de Música e Educação Musical da UFPB, podendo envolver ainda colaboradores voluntários.

A OSUFPB é coordenada pelo Prof. Dr. Ulisses Silva, que também ensina viola no Departamento de Música da UFPB.

Clique aqui e visite a página da orquestra na internet

OSUFPB_logo