Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO 2025.1 – Curso de Terapia Ocupacional/UFPB
conteúdo

Notícias

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO 2025.1 – Curso de Terapia Ocupacional/UFPB

publicado: 27/06/2025 15h41, última modificação: 27/06/2025 15h41

Oficinas formativas marcam início do semestre com foco na integração curricular e na ética docente

A Coordenação do Curso de Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Saúde da UFPB promoveu, nos dias 12 e 13 de junho de 2025, o Planejamento Pedagógico 2025.1, reunindo docentes em oficinas formativas que fortaleceram o compromisso com uma formação crítica, integrada e cidadã.

As atividades foram realizadas no Laboratório 44 e abordaram temas centrais à prática no ensino superior, como a aplicação dos pressupostos teóricos do novo PPC e os desafios éticos na convivência acadêmica.


🗓️ PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS

🔹 Quinta-feira – 12/06/2025 | 13h30

Oficina: Do PPC à Sala de Aula: Práticas Docentes Alinhadas aos Pressupostos Teóricos do Curso de Terapia Ocupacional
Objetivo: Promover a aplicação prática dos eixos teóricos do PPC, estimulando a elaboração de planos de curso coerentes com a proposta curricular e a integração entre disciplinas desde o 1º período.

🔹 Sexta-feira – 13/06/2025 | 08h00

Oficina: Dimensões Éticas e Atitudinais no Ensino Superior: Desafios e Responsabilidades Docentes
Objetivo: Refletir sobre os conflitos ético-comportamentais vivenciados no ensino superior, discutindo estratégias pedagógicas e institucionais para a promoção de um ambiente universitário respeitoso e colaborativo.


🧩 Atividades Desenvolvidas

Durante os encontros, os(as) docentes participaram de dinâmicas como:

  • Estação das Lacunas, que mapeou os desafios formativos enfrentados no semestre anterior;

  • Missão Curricular, com propostas interdisciplinares para superação das lacunas;

  • Painel Avaliativo, articulando teoria e prática a partir dos instrumentos utilizados nos estágios;

  • Oficina dos Planos Vivos, voltada à revisão crítica dos planos de curso;

  • Dinâmica “Concordo ou Discordo?”, para refletir sobre a convivência universitária e os dilemas éticos da docência.


🧠 Temas centrais discutidos:

✅ Formação generalista e crítica
✅ Integração curricular e interdisciplinaridade
✅ Ecologia de saberes e cotidiano
✅ Ética docente e convivência universitária
✅ Responsabilidade social e cidadania
✅ Avaliação por competências
✅ Educação interprofissional


A ação formativa reafirmou o compromisso coletivo do corpo docente com a qualidade da formação em Terapia Ocupacional, promovendo um espaço de escuta, reflexão e alinhamento institucional para os desafios de 2025.1.

Coordenação do Curso de Terapia Ocupacional
Centro de Ciências da Saúde – UFPB