Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE MATRÍCULAS EM DISCIPLINAS DO CALENDÁRIO SUPLEMENTAR
conteúdo

Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE MATRÍCULAS EM DISCIPLINAS DO CALENDÁRIO SUPLEMENTAR

publicado: 02/06/2020 20h29, última modificação: 02/06/2020 20h29

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE 

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE MATRÍCULAS EM DISCIPLINAS DO CALENDÁRIO SUPLEMENTAR

 

Prezados estudantes,

Inicialmente, queremos nos solidarizar e lamentar pelos transtornos pelos quais passaram durante os dois dias de matrícula do calendário suplementar. Desde ontem que todos nós (estudantes, coordenações e chefias departamentais) estamos enfrentando sérias dificuldades de acesso ao SIGAA e outros sistemas de gestão da UFPB. Depois de várias horas nas quais o sistema estava fora do ar, o STI, por orientação da PRG, suspendeu as matrículas, as quais reiniciaram na manhã de hoje ainda com muita instabilidade de conexão.


Diante deste cenário, toda a equipe da Coordenação está se esforçando ao máximo para prestar as informações solicitadas e amenizar os transtornos destas dificuldades técnicas para os estudantes, porém, é importante esclarecer que as regras para a realização da matrícula do calendário suplementar não ficaram claras para nenhum de nós (estudantes e coordenações de curso), e que, na prática, está se revelando diferente das matrículas regulares, o que diminuiu nossa capacidade de elucidação de todas as dúvidas encaminhadas.

Além disso, recebemos ao longo destes últimos dois dias muitas queixas de dificuldades de acesso às vagas ofertadas, e muitas solicitações de aumento de vagas. Infelizmente a conexão com o sistema é um problema técnico (que inicia no próprio SIGAA), que ultrapassa nossa capacidade resolutiva e só há de fato como se matricular nas poucas disciplinas (SIGAA) e se inscrever nos cursos (SIGEVENTOS) quem conseguir se conectar a estes dois sistemas e ainda houver vagas disponíveis. Oportunamente ressaltamos que Curso de Fisioterapia. tem em sua matriz curricular muitas disciplinas teórico-práticas e estágios incompatíveis com o ensino remoto de emergência, e também por isso poucas disciplinas foram ofertadas para este calendário. Além disso, a oferta de disciplinas teóricas dependia dentre outros fatores da capacidade de oferta dos Departamentos, o que limitou ainda mais a oferta de vagas.

Diante destes esclarecimentos, reiteramos nossa solidariedade a todos os estudantes pelos transtornos, ao tempo em que convidamos cada um ao exercício da compressão. É importante lembrar que estamos enfrentando uma pandemia sem precedentes, que nos levou, pelo compromisso com a preservação da vida humana, à suspensão brusca das atividades acadêmicas e ao planejamento de atividade remoto de ensino, em prazos curtos e sob muita responsabilidade, sem que tivéssemos sido capacitados anteriormente para isto. Diante deste cenário, ousamos compartilhar apenas uma certeza: somente com colaboração mútua, de gestores, professores e estudantes, enfrentaremos todas as dificuldades com maiores possibilidade de êxito.


(Agradecimento à Coordenação de Enfermagem pela socialização dessa nota, da qual a Coordenação de Fisioterapia faz uso)