Trabalhos de Conclusão de Curso
A DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ENTRE OS SERVIDORES PÚBLICOS
DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB
Autor: Rosangela Pereira de Oliveira
Orientador: Bruno Ferreira Frascaroli
Resumo
A educação financeira contribui para uma gestão de finanças pautada no planejamento eficiente. O objetivo desta pesquisa é fornecer algumas evidências empíricas sobre a relação entre o nível de conhecimento em educação financeira e o controle das finanças pessoais a partir de uma amostra de 52 servidores públicos da rede estadual no município de Cajazeiras-PB. Trata-se de um estudo de caso cujos dados foram coletados através de um instrumento criado para a ocasião. Ele é composto por 24 perguntas de múltipla escolha e escalonadas. Os resultados mostraram que 50% dos respondentes afirmam usar o 13o para quitar dívidas e 9,62% tem mais de 80% da renda mensal comprometida com prestações. Os servidores possuem alguns conhecimentos sobre finanças, contudo são insuficientes para uma gestão financeira pessoal de qualidade. Assim, é essencial a implantação de ações para disseminar a educação financeira entre os servidores.
Palavras-chave: Finanças; Planejamento; Endividamento; Educação financeira; Servidores públicos.
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Autor: Roberta Nunes da Silva
Orientador: Dalila Castelliano Vasconcelos
Resumo
Em 2017 a educação financeira passou a ser um dos temas contemporâneos transversais que compõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante disso, faz-se necessário conhecer como os professores compreendem a educação financeira e como abordam o assunto em sala de aula. Nessa perspectiva, o objetivo da presente pesquisa é identificar as concepções de professores do Fundamental II sobre a educação financeira e de que maneira este tema está sendo desenvolvido dentro da sala de aula. Para isso, o estudo contou com uma amostra de 14 professores do Ensino Fundamental II de uma escola da Rede Estadual do município de Cajazeiras-PB. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado com 10 questões sobre o tema. Os resultados obtidos mostraram que 47% dos professores consideram que têm conhecimento insuficiente sobre o tema estudado. Porém, 50% afirmam que trabalham de forma interdisciplinar dentro de suas aulas os temas relacionados a consumo, planejamento financeiro e a influência midiática para o consumo. Assim, é importante desenvolver ações que ajudem a difundir o tema educação financeira não só entre os alunos, mas também entre os professores.
Palavras-chave: Educação Financeira. Temas Transversais. Professor. Escola. Interdisciplinar.
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA SUSTENTABILIDADE DO ORÇAMENTO DOMÉSTICO: UM ESTUDO DE CASO EM SOUSA-PB
Autor: Maria Joséilda da Silva
Orientador: Fabiano Gumier Costa
Resumo
O alto endividamento das famílias brasileiras atrelado a alta taxa de desemprego cria um cenário preocupante e propício à pobreza. No entanto, é importante dizer que o endividamento não está exclusivamente relacionado ao desemprego, mas a falta de planejamento econômico da família. É necessário que a sociedade entenda que uma casa é também uma empresa, que precisa ser gerida com cuidado ou vai à falência. Desta forma, este artigo tem como objetivo analisar a percepção de estudantes sobre a importância do orçamento doméstico para a sustentabilidade econômica da família, no âmbito da educação financeira, a partir de uma amostra realizada com 16 estudantes do 2° ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral Estadual no município de Sousa-PB. Trata-se uma pesquisa qualitativa, onde os dados foram coletados através de um questionário com 15 questões de múltipla escolha, elaborado especificamente para essa pesquisa. Como resultado, foi percebido que, embora os estudantes vejam a educação financeira como importante, ainda não tem acesso a esse conhecimento, o que impossibilita a relação e a organização financeira junto a família e entender os dilemas enfrentados pelos pais diante das decisões e despesas do orçamento doméstico familiar.
Palavras-chave: Orçamento doméstico; Sustentabilidade econômica; Educação financeira; Família; Endividamento.
INICIATIVAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM UMA ESCOLA PÚBLICA INTEGRAL DE CAMPINA GRANDE-PB E SEUS IMPACTOS SOBRE A ECONOMIA FAMILIAR
Autor: Marcílio Márcio Silva Correia
Orientador: Bruno Ferreira Frascaroli
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma intervenção de educação financeira junto ao ensino médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande-PB e obter algumas informações sobre o comportamento e a percepção dos alunos. A metodologia de aquisição de hábitos financeiramente saudáveis apoia-se na abordagem de práticas pedagógicas também envolvendo a economia familiar. Ela busca contribuir para a melhor qualidade de vida financeira pessoal e coletiva por meio de experiências escolares e extraescolares, influenciando na tomada de decisão e em sua capacidade transformadora, diante da realização do projeto de vida. A estratégia foi pautada na preparação de material didático, envolvimento e acompanhamento dos alunos do 2o ano do ensino técnico integral em Administração e Comércio. Ela incluiu abordagens teóricas, aulas práticas, participação em evento e oficinas pedagógicas. Os resultados permitiram a verificação dos níveis de proficiência em educação financeira, em que os jovens e suas famílias realizaram mudanças comportamentais, voltadas para a elaboração de planejamento financeiro, constituição de orçamento familiar, mapeamento das dívidas, dentre outros. Os discentes reproduziram os conhecimentos adquiridos em sala de aula para o desenvolvimento dinâmico em sua economia familiar.
Palavras-chave: Educação financeira; Planejamento financeiro; Orçamento familiar; Consumo consciente; Projeto de Vida.
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS: UM ESTUDO DE CASO PARA ALUNOS DO 3A SÉRIE NO MUNICÍPIO DE SOUSA-PB
Autor: Francisco Pereira De Andrade
Orientador: Tiago Farias Sobel
Resumo
O baixo nível de Educação Financeira (EF) constitui um problema para grande parte da população brasileira. Nesse sentido, vários autores apontam ser relevante que a EF se inicie desde a infância, tendo a escola fundamental importância nesse processo. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência de inclusão de atividades de EF, na disciplina de matemática, junto aos alunos da 3a série de uma escola do município de Sousa (PB), visando contribuir para que eles adquiram uma maior capacidade de compreensão de EF. Para tal, inicialmente foi aplicado um questionário, com o intuito de levantar informações prévias sobre os alunos e, a partir daí, se pensar e implementar atividades focadas nos pontos de maior vulnerabilidade apontados pelos próprios alunos. Nas etapas posteriores, foram realizadas atividades – tais como, discussões em sala sobre aspectos da EF –, em que se buscou trazer momentos de reflexão aos alunos sobre a importância da Educação Financeira em suas vidas. De um modo geral, a partir do retorno obtido junto aos próprios alunos, é possível afirmar que as atividades propostas tiveram êxito, ao prover aos alunos novos conhecimentos sobre EF, o que, acredita-se, poderá mudar suas realidades, na medida em que os permitirão tomar decisões financeiras de modo mais consciente e até compartilhar esse aprendizado com seus familiares.
Palavras-chave: Educação Financeira, Matemática, Sala de Aula.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA: ESTUDO DE CASO A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA SUSTENTÁVEL NO MUNICÍPIO DE LAGOA-PB
Autor: Douglas Rodrigues de Sousa
Orientador: Tiago Farias Sobel
Resumo
A educação financeira e Ambiental têm um papel importante para o desenvolvimento econômico e social do país, no entanto, ainda são pouco difundidas nas escolas e meios acadêmicos, sendo a primeira ainda menos. Neste contexto, o presente trabalho procurou analisar a percepção de 37 alunos de faixa etárias e gêneros distintos, das turmas do 6o e 9o ano de uma escola da rede pública de Ensino localizada no município de Lagoa/PB; sobre o papel da educação ambiental e financeira no dia a dia. O estudo foi realizado em três momentos: o primeiro foi a realização de um cilo de palestras sobre a temática, o segundo foi a aplicação de um questionário e uma atividade sobre orçamento familiar, o terceiro foi a realização da prática da horta sustentável. Os dados obtidos nos questionários foram organizados em planilhas no programa EXCEL e analisados em frequência simples e percentuais. A análise apresentou uma deficiência na prática de fazer um planejamento financeiro familiar e reciclar o lixo doméstico. A horta sustentável foi uma prática que se apresentou como adequada para se trabalhar de forma concomitante a educação financeira e ambiental, sendo benéfica para os alunos e a escola.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Educação Financeira. Educação Ambiental. Reciclagem.
PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE CONSUMO, CONSUMISMO E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE: ENTRE CONCEITOS E PRÁTICAS
Autor: Cleberson Vieira de Araújo
Orientador: Fabiano Gumier Costa
Resumo
Temas relacionando economia e meio ambiente estão presentes na agenda de governos, empresas e sociedade civil, devido à necessidade de repensarmos os modelos de desenvolvimento e apropriação dos recursos naturais. É inegável o papel do consumo e consumismo nesse contexto que, articulados à temática de educação financeira, podem incorporar novos valores ao o processo formativo dos indivíduos rumo a uma sociedade mais sustentável. Esse trabalho teve como objetivo geral analisar como os alunos e alunas, de uma turma do Ensino Médio de Nazarezinho – Paraíba percebem os conceitos de “consumo”, “consumismo” e seus impactos no meio ambiente. Além disso, buscou-se analisar o uso de conceitos de educação financeira e suas relações com a temática ambiental. As percepções dos alunos foram coletadas por meio de questionários aplicados no final do ano letivo de 2019. Os resultados foram organizados em estatísticas descritivas e a análise se deu em confrontação com a literatura científica disponível sobre o tema. A maior parte dos estudantes envolvidos na pesquisa demonstrou discernimento e senso crítico sobre os conceitos abordados e clareza sobre a necessidade incorporação dos princípios da educação financeira como relevantes para sustentabilidade ambiental.
Palavras-chave: educação financeira; economia; ambientalismo; sustentabilidade.
ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DO COVID-19: CONCEPÇÕES SOBRE ECONOMIA E FINANÇAS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DA PARAÍBA
Autor: Philipe Pereira Borba de Araújo
Orientador: Tiago Farias Sobel
Resumo
Devido à crise sanitária causada pelo Sars-Cov-2, o estado da Paraíba tem promovido a adoção de um regime especial de ensino remoto 3 , em que os docentes criam e compartilham atividades complementares por meio de uma plataforma on-line ou por meio de roteiros impressos disponibilizados na escola. Partindo da premissa de que as crenças, os valores e as noções de mundo influenciam o agir docente, levanta-se a seguinte pergunta de pesquisa: de que forma as percepções sobre economia e os conhecimentos sobre finanças influenciaram as atividades criadas pelos professores? Assim, objetivos deste artigo foram identificar, através de um questionário on-line, os conhecimentos relacionados às finanças de oito professores de diversas áreas de uma escola de Ensino Médio da rede estadual da Paraíba; analisar as visões de economia subjacentes aos materiais didáticos desenvolvidos por esses professores; e discutir se o contexto da crise político-sanitária influenciou a abordagem de temáticas relacionadas a economia e finanças. Constituem o corpus desta pesquisa: as respostas dos professores ao questionário e as atividades on-line elaboradas e postadas pelos professores na plataforma Google Sala de Aula na semana de 18 a 22 de maio. Como resultado da pesquisa, observou-se que o contexto da crise político-sanitária influenciou a abordagem de temáticas relacionadas à educação financeira, principalmente por meio do eixo Economia proposto no Plano Estratégico. Além disso, a análise mostrou que os professores não apenas têm perspectivas distintas sobre economia, empreendedorismo e educação financeira, como apresentam graus distintos de interesse sobre temáticas relacionadas à economia e às finanças.
Palavras-chave: educação financeira; ensino remoto; trabalho docente.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO NA CIDADE DE LUCENA-PB
Autor: Phellipe Cunha da Silva
Orientador: Bruno Ferreira Frascaroli
Resumo
O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência de intervenção desenvolvida em uma Escola Cidadã Integral no município de Lucena, no estado da Paraíba, através do projeto pedagógico “Da Economia Global às Finanças Domésticas: trabalhando a Educação Financeira”. Considerando o acesso às informações relacionadas à Educação Financeira, pode-se perceber o quão frágil são as noções básicas dos alunos sobre esta temática. Sendo assim, tal projeto pedagógico teve como objetivo geral a elaboração de materiais didático-pedagógicos, baseados em situações cotidianas, para servirem como ferramentas para disseminar a educação financeira. O projeto teve as seguintes etapas e objetivos específicos: estimular a participação da comunidade escolar por meio da consciência acerca da saúde financeira doméstica; identificar as fragilidades dentro do contexto financeiro acerca das ações cotidianas dos estudantes e familiares; disseminar o bom uso do dinheiro dentro no contexto do orçamento da família; refletir sobre aspectos do consumo, bens de necessidade e supérfluos, e a compra por impulso; debater sobre o consumismo na sociedade; promover a reflexão acerca do endividamento das famílias brasileiras; analisar aspectos relacionados às crises econômicas no contexto global e local. Como resultado final do projeto, demonstrando o êxito do trabalho, percebeu-se a sensibilização da comunidade escolar acerca das questões que envolvem os princípios básicos da educação financeira. Este fato deu-se através das ações realizadas no âmbito escolar e corroborado pela participação dos mesmos nas atividades propostas.
Palavras-chave: orçamento doméstico; educação; economia; cartilha; consumo.
COMO A MATEMÁTICA FINANCEIRA PODE MUDAR A VIDA DA COMUNIDADE ESCOLAR?
Autor: Josiel Custódio Silva
Orientador: Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão
Resumo
A carência pela Educação Financeira está presente em nosso cotidiano pois a maioria das famílias brasileiras vivem sem controle, imersos na cultura do consumismo, gastando mais do que recebem, em produtos e serviços (SPC Brasil, p. 1). Assim, foi necessário organizar parâmetros para se corrigir e educar-se financeiramente, a partir da escola. Nesse caso, verificar como a matemática financeira poderia mudar a vida da comunidade escolar tornou-se o foco das reflexões, sobre as concepções e domínio dessas competências. Assim, foram aplicadas atividades para o pleno desenvolvimento, empregando como ferramenta metodológica a Resolução de Situações problemas. Esclarecendo que este estudo foi modificado nos moldes de um projeto de intervenção na Escola Cidadã Integral Técnica, na cidade de Solânea-PB, e aplicado em quatro salas de aula, com alunos do 2o e 3o anos do Ensino Médio, para capacitá-los a desenvolver raciocínios adequados nas análises das transações e compreender suas aplicações no cotidiano, contribuindo para o controle dos gastos. Dessa forma realizamos seminários, oficinas para resolução de situações problemas, a saber: economizar; como o dinheiro render mais. Ao final, os objetivos foram alcançados e todos abraçaram a causa, contribuindo para que as famílias e toda a comunidade escolar se tornassem replicadores.
Palavras-chave: Educação Financeira; Família-escola; Resolução; Situações Problemas.
PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SAPÉ–PB
Autor: Geilton Ferreira de Melo
Orientador: Bruno Ferreira Frascaroli
Resumo
O tema educação financeira vem adquirindo crescente importância no contexto atual. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo fornecer as primeiras evidências sobre a inserção da educação financeira a partir de uma escola da rede pública estadual na cidade de Sapé-PB. Para isso, foram investigados programas e experiências da inserção da educação financeira nas escolas, e a partir daí construído uma intervenção, e um instrumento com 30 questões. O mesmo foi aplicado numa amostra de 50 alunos do 3o ano do ensino médio. Pode-se observar que a intervenção trouxe alguns resultados favoráveis, mas é necessário que este tema seja consolidado aproveitando o contexto da obrigatoriedade da sua introdução na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O instrumento de pesquisa indicou que uma significativa parcela dos alunos carece dos conhecimentos necessários para gerir a sua vida financeira de modo adequado.
Palavras-chave: Educação financeira; Escola pública; Ensino médio; Estudo de caso; Sapé-PB.
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA
Autor: Fátima Alexandra Haque Fernandes Pereira
Orientador: Wenner Glaucio Lopes Lucena
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo verificar a percepção dos estudantes da rede pública de ensino sobre a importância de criar hábitos. O Consumo Sustentável envolve a escolha de produtos que utilizaram menos recursos naturais em sua produção. A pesquisa foi realizada com 20 estudantes do 1a ano de ensino do médio técnico do curso de Segurança do Trabalho da rede pública, da cidade de João Pessoa, Paraíba. A coleta de dados deu-se aleatoriamente, em ambiente interno por meio do contato com os estudantes que se disponibilizaram a participar da pesquisa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário escrito, composto por sete questões, realizado em classe e aplicado a 20 estudantes para averiguar o perfil socioeconômico demográfico desses estudantes e de suas respectivas famílias, a fim identificar os conhecimentos a respeito da educação financeira, endividamento e a sustentabilidade e suas contribuições. A aplicação deu-se no período de junho a julho de 2019 , com a complementação das entrevistas em sala de aula ( por meio de conversas com os estudantes e implementação da metologia ativa, que permitiu um diálogo mais assertivo sobre educação financeira e a realidade enfrentada por cada indivíduo. Ao analisar a conduta financeira dos estudantes, verificou-se que os participantes não possuíam conhecimentos sobre a própria vida financeira monetária e, consequentemente, não apresentaram práticas financeiras saudáveis. É válido destacar o comportamento financeiro negativo ligados aos fatores “Consumo Planejado” e “Educação Financeira”, posto que para a maior parcela desses indivíduos o acesso e a relação com o dinheiro não são acompanhados e orientados acerca do consumo consciente planejado e sustentável.
Palavras-Chaves: Educação Financeira, Sustentabilidade e Consumo consciente
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DO CONDE-PB: PRATICANDO CONCEITOS ATRAVÉS DE UMA HORTA ESCOLAR
Autor: Adriana Cardoso de Oliveira
Orientador: Fabiano Gumier Costa
Resumo
Este artigo apresenta a metodologia utilizada para incluir conceitos de educação financeira através de uma horta escolar, juntando a teoria e a prática, de forma interdisciplinar, estimulou os discentes a criarem uma horta para produzir o próprio alimento, visando diminuir os custos financeiros da escola com a compra dos produtos cultivados na horta. A proposta foi motivada por inserir na rotina acadêmica dos alunos a educação financeira e pelo fato de os recursos para a merenda escolar não serem suficientes para alimentar estudantes, professores e funcionários que frequentam a escola em turno integral. Nesse sentido, foi pensada como uma atividade prática, com o intuito de incluir educação financeira no contexto real dos estudantes, e contribuir com a construção de conhecimentos sobre educação financeira ao se questionar sobre finanças, meio ambiente e alimentação saudável. Ao planejar o ciclo da produção dos alimentos na escola contemplando os valores de geração de renda através dos produtos cultivados, a horta proporciona um ambiente pedagógico com potencial para discussões sobre educação financeira e economia doméstica. Ao trabalhar o tema Educação Financeira e ações sustentáveis por meio de atividades desenvolvidas na horta, de acordo com a realidade da comunidade escolar onde estão inseridos propicia-se um laboratório ao ar livre.
Palavras-Chaves: educação financeira; horta escolar; sustentabilidade; habilidades; protagonismo.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA UM PREPARO PARA VIDA: UMA INSERÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PUBLICA DO MUNICÍPIO DE ITAPOROROCA-PB
Autor: Melquisedec Anselmo da Costa Azevêdo
Orientador: Paulo Amilton Maia Leite Filho
Resumo
O Brasil ainda sofre com um grande número de inadimplentes, pessoas que por inúmeros motivos contratam empréstimos e financiamentos, e por falta de planejamento não consegue honrar com os compromissos das parcelas, ficando assim, endividadas com encargos oriundos de multa, juros, entre outros, diante todo esse cenário o projeto tem como proposta discutir a elaboração de planejamento financeiro eficaz, voltado para o projeto de vida do estudante. Assim, estimulando-os a projetar seu futuro financeiro, discutindo sobre os fatores que podem influenciar na criação de seu projeto de vida, buscando resgatar ou identificar o projeto em curso. Incentivando-os a busca pela cultura ao ir à cidade de Alagoa Grande-PB onde encontra- se o memorial Jackson do pandeiro, teatro santa Ignez e as instalações do engenho de cana-de- açúcar, onde tiveram a oportunidade de ver os procedimentos da produção de cachaça no nosso estado, fonte de trabalho e renda, exportada para outros estados e países. Através desses pontos foi proporcionado aos discentes, alvo deste projeto, uma análise sobre decisões do sistema monetário, tornando-os ciente das oportunidades e riscos de suas ações no âmbito financeiro, conjuntamente oferecendo uma leitura e compreensão da cultura do estado da Paraíba, propiciando a identificação das transformações necessária para modificar do mundo à sua volta.
Palavras-Chaves: Planejamento Financeiro; Educação Financeira; Cultura; Escola; Projeto de vida.