Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Curso > Proposta
conteúdo

Proposta

por CEEF publicado 14/06/2018 19h04, última modificação 04/05/2020 12h29

Esse projeto é originário da parceria formada entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB). Tem como objetivo geral implantar e ofertar um Curso de Especialização em Educação Financeira, doravante, CEEF, para professores multiplicadores da rede estadual de educação. Este trabalho é a parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), gerida e executada pela AEF-Brasil.

 

A supracitada instituição é a responsável pelo Programa Educação Financeira nas Escolas, que a partir de 2010, com a implantação de um projeto pioneiro, procurou introduzir a Educação Financeira como um tema transversal no currículo escolar de crianças e jovens, incorporando 72 situações didáticas nas aulas de matemática, português, ciências, geografia, história dentre outras. A meta desta estratégia é desenvolver habilidades financeiras para estimular o comportamento financeiro responsável (autodisciplinador), dos brasileiros, e, consequentemente, melhorar a sua utilização de instrumentos financeiros.

 

Desta forma, frente à convergência de interesses, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) coloca à disposição um corpo docente experiente e com elevado nível acadêmico, que já atua em diversos programas de pós-graduações recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), principalmente, na área de finanças, educação, administração, economia e contabilidade. Além disso, junta-se à experiência de diversos projetos dispostos em vários campos da UFPB, de pesquisa, extensão e ensino, envolvendo relativo quantitativo de alunos, professores, além da comunidade.  

 

É dentro deste cenário que se concebe o CEEF proposto pela Universidade Federal da Paraíba. Trata-se, a nosso conhecimento, do primeiro Curso de Especialização em Educação Financeira na Paraíba e na região Nordeste do Brasil. No último quadriênio (2013-2016) a Capes avaliou diversos cursos no país, dos quais a Região Nordeste possui ampla carência na área de Educação Financeira. A criação do curso contribuirá, assim, para descentralizar do eixo Rio – São Paulo – Brasília esse tipo específico de curso de para ampliar a participação de professores multiplicadores na formação de alunos, mas também nas discussões das políticas públicas, em nível local e regional.

 

Ora, a formação profissional dos professores proporcionada pelo CEEF é particularmente importante para o estado da Paraíba e para a Região Nordeste, carentes de capital humano qualificado para o avanço menos desigual da Educação Financeira entre as regiões do país. Além disso, o rápido crescimento desse estado e a consequente ampliação de sua inserção no contexto federativo, traz consigo novas e mais complexas demandas para aqueles que abraçam a carreira do magistério, tão importante, e, ao mesmo tempo, tão desprovida de melhor atenção do poder público. Esse ponto torna-se ainda mais relevante se considerarmos que tanto no estado da Paraíba, como na região Nordeste, o peso considerável desse segmento.