Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Licenciatura

Licenciatura

por danielrocha publicado 14/12/2015 08h11, última modificação 27/10/2017 09h14

Finalidade e Objetivos do Curso

O Curso de Licenciatura em Ciências Sociais fornecerá aos estudantes uma capacitação teórica e prática nas áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia, combinada a uma formação pedagógica voltada às competências profissionais. A Estrutura Curricular do Curso deverá estimular a autonomia intelectual, a capacidade analítica e uma ampla formação humanística dos educandos, reconhecendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

 

Perfil do Profissional

O aluno formado pelo Curso de Licenciatura em Ciências Sociais estará capacitado a desenvolver atividades de ensino em diferentes níveis da educação, com conhecimentos, práticas investigativas e objetivos do cientista social.

 

Campo de Atuação

O Licenciado em Ciências Sociais terá como área de atuação privilegiada o ensino, ou seja, atuará em escolas ou outras instituições educacionais públicas e privadas no país, estando habilitado e qualificado a ensinar as matérias que compõem o corpus das Ciências Sociais, a saber: Sociologia, Antropologia e Ciência Política, bem como dar consultoria, planejar ou quaisquer outras atividades relacionadas ao assunto que estejam dentro de sua competência.


Histórico do Curso

O Curso de Licenciatura em Ciências Sociais foi criado em 2007, através das Resoluções 44/07 e 45/07 do CONSEPE, tendo iniciado suas atividades em 2009, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFPB. Inicialmente, o Curso oferecia 40 vagas a alunos ingressantes na Universidade, no período noturno, contando com 187 créditos distribuídos em 2805 horas/aula, inclusive a redação de uma monografia de conclusão de Curso, tendo o licenciando 09 semestres para integralizar em tempo mínimo, e 14 semestres em tempo máximo.