Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Perfil Profissional

Perfil Profissional

por BIBLIO publicado 16/02/2017 18h11, última modificação 04/07/2017 18h52

O profissional formado em Biblioteconomia trabalha com a informação, tornando-a acessível aos usuários das instituições onde atua. Ele é responsável por classificar, organizar, conservar e divulgar os acervos das bibliotecas ou centros de documentação. Tem como atribuições analisar, planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação. Também age no intuito de preservação dos itens que integram o acervo

O diferencial desse profissional é a sua capacidade de gerir recursos informacionais de tecnologia de ponta, gerindo também redes e sistemas informacionais de bibliotecas e centros de documentação, por exemplo. Ele ainda auxilia na recuperação de obras raras, desenvolvendo atividades e serviços para que isso aconteça, de forma que a informação chegue ao leitor.

 

MERCADO DE TRABALHO

O bibliotecário não é aquele que trabalha só organizando os livros, mas também fornece suportes eletrônicos, digitais e virtuais para a formação de sistemas de informação das instituições de ensino e pesquisas onde atua.

O profissional formado em Biblioteconomia pode trabalhar nas diversas bibliotecas e acervos que vêm surgindo pelo país, dentro de instituições de ensino, principalmente de nível superior. Por essa e outras questões, o curso de Biblioteconomia está em alta.

O formado em Biblioteconomia pode trabalhar em instituições privadas e públicas (mediante concurso público), na gestão de serviços de informação, indexação, consultoria, coordenação, normatização e ensino.

Devido à Lei 12.244/10, todas as instituições de ensino, públicas e privadas, contarão com bibliotecas e profissionais habilitados para administrá-las. Essa lei foi criada com a intenção de fortalecer e criar mais investimentos na educação do país.