Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > Ciências Atuariais > Sobre o curso
conteúdo

Sobre o curso

por Jussie publicado 04/05/2017 18h52, última modificação 02/02/2024 20h10
Conheça o curso de graduação, seus objetivos, perfil do bacharel em Ciências Atuariais e campos de atuação

Curso de Ciências Atuariais

Reconhecido pela Portaria MEC Nº 815 de 29/10/2015
Renovação do Reconhecimento 
pela Portaria MEC Nº585  DE 20/12/ 2019
CONCEITO DA AVALIAÇÃO MEC: 5 ( NOTA MÁXIMA)

 

De acordo com a Resolução Consepe 26/2023

Área de Conhecimento, Grande área e Área específica:
Área geral: 05 - Ciências Naturais, Matemática e Estatística.
Área específica: 054  - Matemática e Estatística.
Área detalhada: 0542 -  Estatística.
Rótulo Cine Brasil: 0542C01 - Ciências Atuariais.

Grau Acadêmico: Bacharelado.
Titulação Conferida: Bacharel(a) em Ciências Atuariais.
Modalidade de oferta do curso: Presencial.
Regime letivo do curso: Semestral.
Número de vagas oferecidas por ano: 60.
Turno previsto: Noite.
Duração do curso, conforme critérios estabelecidos na legislação vigente: 4 anos.
Tempo mínimo de integralização: 4 anos.
Carga horária total do curso: 3.000 horas.
Carga horária de matrícula máxima por semestre: 390 horas (26 créditos).
Carga horária de matrícula mínima por semestre: 240 horas (16 créditos).

Período letivo e data (dia, mês e ano) de início de funcionamento do curso: 2011.1, em 14/03/2011.

Atos regulatórios existentes:
LDB 9394/96;
Resolução CNE/CES no 4 de 08 de março de 2004;
Resolução no 34/2004 do CONSEPE;
Resolução no 04/2004 do CONSEPE.

 

 

1 - Objetivo do Curso

O Curso de Graduação em Ciências Atuariais tem como objetivos:
• Oferecer estrutura curricular dinâmica e condizente com as necessidades formativas deste profissional;
• Capacitar o aluno sobre o instrumental técnico atuarial;
• Desenvolver no estudante a capacidade de aquisição e compartilhamento de conhecimentos;
• Desenvolver no estudante a capacidade de elaboração e construção de novos conhecimentos;
• Despertar no aluno o censo crítico e ético;
• Conscientizar o estudante do seu papel social.

Noutros termos, objetiva-se proporcionar – por meio de base teórico-prática generalista, flexível, criativa, cidadã e ética – uma formação sólida para que os formados possam atuar em qualquer área de conhecimento relativa à avaliação e elaboração de operações que envolvam risco 

2. Perfil do Bacharel em Ciências Atuariais

O egresso do Curso de Ciências Atuariais da UFPB deverá revelar as seguintes competências e habilidades:
• Manifestar conduta ética, responsabilidade social e profissional;
• Ter iniciativa, autonomia, criatividade e determinação;
• Trabalhar, de forma integrada, com profissionais da sua área e de outras áreas;
• Refletir e atuar criticamente em sua área de atuação;
• Expressar-se escrita e oralmente com clareza, precisão e objetividade e desenvolver habilidades de expressão e comunicação compatíveis com as necessidades do exercício profissional;
• Dominar os conhecimentos e as metodologias da Ciência Atuarial;
• Saber reconhecer e definir com segurança os problemas e soluções de questões relacionadas à Atuária, em seus mais variados contextos;
• Ter especial aptidão para elaboração, descoberta, construção e compartilhamento de novos conhecimentos em seu campo de atuação.


Espera-se que ao fim do curso o bacharel em Ciências Atuariais formado pela UFPB tenha domínio de cálculos e conceitos atuariais, principalmente relativos aos segmentos securitário, previdenciário, financeiro e de saúde suplementar, de modo a promover, com sustentabilidade, a maximização do bem-estar de nossa sociedade.
Para além de conteúdos específicos, a formação acadêmica proposta pela UFPB visa estimular o desenvolvimento de um profissional que bem conecte seus conhecimentos práticos e teóricos para aplicação das diversas teorias quantitativas aos casos concretos. Dessa maneira, o egresso deve apresentar acentuado raciocínio lógico, capacidade de abstração e de construção de modelos quantitativos.


3. Competências e Habilidades Profissionais

Apresentam-se como competências, atitudes e habilidades do egresso do curso de Ciências Atuariais da UFPB:
• Comprometimento com a sociedade democrática – valorização dos princípios da ética democrática e da diversidade em seus aspectos sociais, culturais e físicos; valorização da verdade e da solidariedade; compreensão das vulnerabilidades sociais; visão crítica sobre a realidade brasileira, os métodos de trabalho e o contexto social no qual se insere.
• Domínios dos conteúdos a serem socializados e sua articulação interdisciplinar – conhecer, compreender e aplicar conteúdos relativos à estatística, matemática, informática, contabilidade, economia e direito; dominar uma língua estrangeira, preferencialmente a inglesa; identificar, formular e resolver problemas utilizando rigor lógico-científico; estabelecer relações entre a Atuária e outras áreas do conhecimento; compartilhar saberes e metodologias referentes às Ciências Atuariais; desenvolver projetos de pesquisa e de administração de produto.


4. Campo de Atuação Profissional


Os campos tradicionais de atuação profissional do atuário compreendem os mercados de Seguros, Previdência e Saúde Suplementar. Hans Bühlmann, notável atuário suíço, classifica os atuários em três tipos: Tipo 1 – Atuário Vida, que é o profissional especializado na área de fundos de pensão e previdência social; Tipo 2 – Atuário de Seguros, profissional especializado na área de seguros elementares e saúde; e Tipo 3 – Atuário Financeiro, que é o profissional especializado na área de gestão financeira para avaliação de risco. Historicamente, essas são as áreas de atuação do atuário.

No entanto, com o desenvolvimento econômico e tecnológico e com a evolução da atividade profissional, novos campos e formas de atuação foram surgindo e se consolidando na atividade atuarial. Desse modo, conforme o atuário brasileiro Roberto Westenberger, podemos classificar os atuários em mais três tipos, além daqueles clássicos, que são: Tipo 4 – Atuário Holístico, que é especializado na gestão e quantificação da “família estendida de riscos”: mercado, crédito e operacional; Tipo 5 – Atuário Gestor, profissional especializado nos processos de gestão
de entidades que têm o risco como matéria-prima; e o Tipo 6 – Atuário especializado em técnicas de Analytics e Big Data para construir suas previsões e quantificar os riscos.

Assim sendo, com a abrangência crescente da atividade profissional dos atuários, o IBA14 indica os principais campos de atuação do Atuário:
• Fundos de Pensões;
• Instituições Financeiras;
• Companhias de Seguros;
• Empresas de Capitalização;
• Órgãos Oficiais de Previdência (Municipal, Estadual e Federal);
• Entidades de Previdência Aberta sem fins lucrativos;
• Entidades de Previdência Aberta com fins lucrativos;
• Empresas de Assessoria e Consultoria em Atuária;
• Órgãos de Fiscalização;
• Previdência Social;
• Perícia Técnica-Atuarial, atuando em processos judiciais que envolvem o cálculo atuarial;
• Auditoria Atuarial;
• Operadoras de Saúde;
• Universidades;
• Gestão de Riscos

Complementarmente, e conforme o artigo 3º do decreto nº 66.408/70, a profissão de Atuário será exercida:

• Nas entidades que se ocupem de atividades próprias do campo da Atuária, em repartições federais, estaduais ou municipais, entidades paraestatais, sociedades de economia mista ou sociedades privadas, sejam de previdência social, de seguros, de resseguros, de capitalização, de sorteios, de financiamentos e de refinanciamentos, de desenvolvimento ou investimentos e de Associações ou Caixas Mutuárias de Pecúlios.
• Nas entidades públicas, privadas ou mistas, cujas atividades, não se relacionando com as de que trata o item anterior, envolvam questões do campo de conhecimento atuarial profissional, relativos a levantamentos e trabalhos atuariais.
• Nas faculdades e ensino superior, oficiais ou reconhecidas que mantenham Cadeiras de Atuária ou matérias afins.

No Brasil, grande parte das sedes de seguradoras, planos de saúde e de previdência, além de consultorias atuariais – principais empregadores de atuários – se concentra no Sudeste e capital do país, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. No entanto, em resposta ao aumento da demanda por serviços atuariais noutros eixos, são oferecidos 2 (dois) cursos de Atuária na região Sul (PR e RS) e 5 (cinco) na região Nordeste (CE,
RN, PB, PE e SE); a região Norte, por sua vez, ainda carece dessa formação.

A estabilidade da moeda nacional (por meio da implantação do Plano Real), o envelhecimento populacional e a ineficaz oferta de alguns serviços públicos são algumas das razões que explicam o desenvolvimento dos mercados de seguros, previdência e saúde suplementar no Brasil e, consequentemente, o aumento da demanda por atuários.

Considerando seu campo de atuação, observa-se que o mercado paraibano é composto por instituições de ensino superior, instituições financeiras, gestão de riscos, empresas de assessoria e consultoria em Atuária, perícia técnica-atuarial, auditoria atuarial, órgãos de fiscalização, operadoras de saúde, além da Previdência Social (Regime Geral e Regimes Próprios municipais e estadual). Isso implica dizer que apesar de incipiente em relação ao Sudeste do país, o mercado paraibano, nos segmentos público e privado, é amplo. É possível, ainda, atender a demandas de estados que não formam atuários e em mercados pouco explorados – sem ignorar a possibilidade de atuação em mercados já consolidados na arte de fazer atuária.

O caráter multidisciplinar de sua formação confere ao atuário uma capacidade para resolver problemas, além de habilidades descritas na seção 6. Assim, esse profissional possui perfil, principalmente, para assumir cargos de gerência e afins.