Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Convite: 3ª Reunião do GT Acervos Musicais

Convite: 3ª Reunião do GT Acervos Musicais

publicado: 28/11/2019 09h32, última modificação: 28/11/2019 09h36
Convite para participação no debate do GT

Ana Amália Cavalcante de Araújo

Graduanda do curso de arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba. Estudou Teoria Musical (Musicalização, Harmonia Musical, História da Música), como também Pática instrumental e interpretativa em viola clássica e Classe de Câmera com o Maestro e Professor Luiz Carlos Durier (Professor de Viola e Musicalização), na Escola de Música Anthenor Navarro (2008 a 2013). Atualmente exerce a função de músico instrumentista na Banda de Música Santa Cecília, estagiária em arquivo na Coordenação de Estágio e Monitoria na Universidade Federal da Paraíba. Participa do Projeto de Extensão "AÇÕES EMERGENCIAIS NOS ACERVOS ARQUIVÍSTICOS DA UFPB: INTERVENÇÕES PARA SALVAGUARDAR E PRESERVAR A MEMÓRIA INSTITUCIONAL". Com atuação no Acervo Musical do Professor e Maestro José Alberto Kaplan. Com experiência de um ano como arquivista pela Prefeitura Municipal de Sapé/PB no acervo musical da Banda de Música Santa Cecília.

Antonio Tenório Sobrinho Filho

Possui Graduação em Música pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), com habilitação em Instrumento (trombone). Ex-aluno do Programa de Iniciação Científica (CNPq), no qual desenvolveu o projeto de pesquisa denominado O moderno Forró de Dorgival Dantas como possível mecanismo de memória à cultura musical nordestina, durante o período de Março de 2016 e Fevereiro de 2017. Ex-integrante do projeto de extensão Música Viva (Arquivo da Orquestra Lira Sanjoanense) no qual desenvolveu pesquisas no campo da Musicologia Histórica juntamente com o Prof. Dr. Modesto Flávio. Realiza pesquisas sobre o passado musical no Rio Grande do Norte.

Julianne Teixeira e Silva

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UFPB (2012-2016). Professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Diretora do Arquivo Central - UFPB, Membro do Comitê de Governança Digital - UFPB. Possui mestrado em Ciência da Informação (2005) e bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), Doutorado sanduíche na Universidade de Murcia, Espanha (2014-2015), financiado pela CAPES. Foi consultora em gestão de documentos e organização de arquivos pela empresa Organização Eficaz de Arquivos Ltda em Belo Horizonte(1995-2009). Foi coordenadora do curso de Graduação em Arquivologia da UFPB no biênio 2011-2013. Líder do grupo de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Arquivística e Normas para Gestão Documental - GEPAN-GeDoc, Atua na área de Arquivologia com os seguintes temas: Gestão de Documentos; Normas ISO e Arquivística no entorno digital; Records Continuum e Representação da Informação.

Rainer Câmara Patriota

É bacharel em música (violão) pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e doutor em filosofia (estética) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Entre 2012 e 2016, com bolsa de pós-doutorado da CAPES, integrou o Programa de Pós-Graduação em Estética do IFAC na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Traduziu, dentre outros, O livro do jazz: de Nova Orleans ao século XXI, de Joachim-Ernst Berendt; A mais alemã das artes: música e sociedade da República de Weimar à Era Hitler, de Pamela Potter; e A alma e as formas, de Georg Lukács. Em suas atividades como músico (violão, viola da gamba), transita pelos domínios da música antiga, do jazz e da música popular. Desde 2016, é professor do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba.