Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB libera participação de 5,3 mil calouros em consulta sobre atividades remotas

Notícias

UFPB libera participação de 5,3 mil calouros em consulta sobre atividades remotas

Questionário deve ser respondido até esta quarta-feira (6)

publicado: 05/05/2020 19h20, última modificação: 05/05/2020 19h20

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) liberou a participação de 5,3 mil calouros em consulta sobre atividades remotas. O questionário deve ser respondido até esta quarta-feira (6), por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da instituição. 

Mais de 40 mil estudantes, entre calouros e veteranos, deverão informar, no formulário, suas condições de acesso à internet e uso de tecnologias virtuais. As respostas fundamentarão alternativas para atividades de pesquisa, ensino e extensão durante o isolamento social, devido à pandemia de Covid-19. 

Segundo o coordenador do Observatório de Dados da Graduação, o professor Jorge Dias, a liberação do cadastro de ingressante ocorreu nesta segunda (4) e possibilitou o acesso deles aos serviços do Sigaa. “Eles já fazem parte da nossa comunidade acadêmica. É preciso diagnosticar o perfil para pensarmos em ações que possam incluí-los, fomentando o engajamento e o senso de pertencimento deles. Isso é importante para mitigar os riscos de evasão já de início”, destaca o gestor. 

Reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), agendada para esta terça-feira (5), foi remarcada para o dia 11, a fim de discutir calendário suplementar. Os calendários acadêmicos do período letivo de 2020.1, para cursos presenciais de graduação dos quatro campi da instituição, foram suspensos em reunião extraordinária do conselho em 20 de abril. 

Se o calendário especial for autorizado, professores poderão ofertar componentes curriculares, atividades de ensino e aprendizagem e cursos livres de modo remoto para os estudantes. Cada aluno será autorizado a cursar, no máximo, 20 horas semanais. A carga horária das atividades on-line será contabilizada para integralização do curso, se houver participação de 75%. . Estas atividades remotas não configuram início do período de 2020.1. O semestre letivo só deve começar após o isolamento social. 

Abaixo, confira instruções para criar perfil de usuário no Sigaa e participar da consulta: 

1 - Acessar o link https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/home.jsf

2 - No canto superior direito da tela, clicar na opção “Entrar”.

3 - Selecionar a opção “Cadastro / Recuperação Acesso”.

4 - Selecionar a opção “Discente” no CADASTRO.

5 - Preencher cuidadosamente o formulário de cadastro.

6 - Verificar as recomendações sobre a finalização do cadastro. 

Ascom/UFPB