Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB divulga tutorial de como estudante deve executar atividades online

UFPB divulga tutorial de como estudante deve executar atividades online

Vídeo mostra passo a passo para baixar material, fazer prova e visualizar notícias
publicado: 31/03/2020 11h13, última modificação: 31/03/2020 11h13

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou tutorial de como estudantes devem executar atividades online. O vídeo será enviado para todos os alunos com matrícula ativa, a fim de concluírem o período letivo 2019.2, em 1º de abril. Mais de 30  mil alunos utilizarão os recursos.

Segundo as instruções, as atividades estarão disponíveis na página inicial da ferramenta Turma Virtual, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da instituição. O passo a passo mostra como enviar tarefas para o professor, responder questionário, fazer prova, baixar arquivos e visualizar notícias indicadas pelos docentes.

Fica a critério dos professores, exercendo sua autonomia em sala de aula, utilizar as ferramentas digitais que possam melhorar as condições necessárias para conclusão do período letivo 2019.2, garantindo a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem.

Os docentes dos campi I (João Pessoa) e IV (Rio Tinto e Mamanguape) terão dez dias a mais para encerrar as atividades acadêmicas. A UFPB ressalta a necessidade de considerar a excepcionalidade da situação e as dificuldades vivenciadas por muitos dos estudantes.

“Sabemos que as condições de realização do trabalho acadêmico no modo remoto não são as mesmas para todos os alunos, por esta razão, é importante considerar: o caráter assíncrono no acesso à informação e à orientação recebida do professor; a limitação representada pelo acesso às ferramentas digitais apenas utilizando smartphones (pela falta de notebook); a má qualidade do acesso à internet, em muitos dos casos”, diz nota assinada da professora Ariane Sá, responsável pela Pró-reitoria de Graduação (PRG).

Os prazos para realização das atividades, das provas finais, das defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) e dos Relatórios de Estágio podem ser ampliados utilizando-se os dez dias.

“Por fim, ressaltamos o quanto é importante a prevalência do bom senso e a construção do consenso na busca de soluções, considerando que a PRG não poderá intervir objetivamente em situações que ferem a autonomia dos professores com seus estudantes”, finaliza a gestora no comunicado.

As aulas presenciais da UFPB foram suspensas em 17 de março, por meio de portaria assinada pela reitora Margareth Diniz, com medidas de prevenção e funcionamento da instituição às determinações oficiais referentes à emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (Covid-19).

A iniciativa do tutorial é da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e da Superintendência de Educação a Distância da UFPB, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB.

Ascom/UFPB