Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Sítio eletrônico do trabalho de conclusão de curso intitulado "EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS E ENCONTROS COM ALTERIDADE: Um estudo etnográfico dos ritmos e movimentos (a vida) no ambiente de um mercado público paraibano".

AUTOR: JOÃO VITOR VELAME

Sob orientação do Prof. João Martinho Braga de Mendonça.
publicado: 04/09/2020 14h25, última modificação: 04/09/2020 14h25

O sítio eletrônico faz parte do trabalho de conclusão do curso do aluno, João Vitor Velame, intitulado "EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS E ENCONTROS COM ALTERIDADE: Um estudo etnográfico dos ritmos e movimentos (a vida) no ambiente de um mercado público paraibano" sob orientação do Prof. João Martinho Braga de Mendonça, fruto de uma pesquisa desenvolvida nos últimos anos como estudante da graduação em Antropologia, com habilitação em Antropologia Visual, pela Universidade Federal da Paraíba, Campus IV.

O objetivo é apresentar uma narrativa etnográfica construída a partir de metodologias experimentadas através do uso de desenhos como ferramenta de pesquisa. "Entre a tarde de Sexta-feira e a virada da madrugada para o Sábado. Comecei a produzir uma série de desenhos que buscam representar, de forma gráfica, os movimentos e ritmos das trocas e interações no mercado público Santo Agostinho de Rio Tinto, cidade localizada no interior do litoral norte da Paraíba, Brasil. Os desenhos permitem identificar técnicas, métodos, objetos e coisas observadas durante experiências etnográficas; aos poucos, foram também percebidos pelas pessoas da feira e através delas desenvolvi diferentes abordagens, as quais me permitiram trilhar os caminhos do cotidiano pelos traços desenhados destes ritmos vividos, pulsações que passam a vibrar como memória coletiva e social", relatou João Vitor Velame.

CLIQUE AQUI para ver o sítio eletrônico.