Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > MOSTRA ARANDU 2020 ESTREIA DIA 24 DE AGOSTO

Notícias

MOSTRA ARANDU 2020 ESTREIA DIA 24 DE AGOSTO

Data: 24 de agosto a 16 de outubro de 2020

Serão oito semanas de imersão no mundo da antropologia visual, com filmes, conferências, debates, oficinas, minicursos e outras surpresas. Todas as atividades são abertas ao público.
publicado: 21/08/2020 18h43, última modificação: 21/08/2020 18h52

O curso de Antropologia da UFPB, por meio do grupo de pesquisa Avaedoc (Antropologia Visual, Artes, Etnografia e Documentários), apresenta a 3a Mostra Arandu de Filmes Etnográficos, com as conferencistas: Sylvia Cayubi Novaes (USP/abertura) e Ana Paula Alves Ribeiro (UERJ/encerramento), dentre outras e outros conceituadas (os) pesquisadoras (es). A esperada Mostra Arandu da Paraíba, que neste ano conta com a parceria do Comitê de Antropologia Visual (Cav) da Associação Brasileira de Antropologia (Aba), acontece virtualmente, de 24 de agosto a 16 de outubro, com a apresentação de 41 filmes etnográficos.

Um dos objetivos do evento é aprofundar o debate sobre o ensino/aprendizado. Por este motivo, há obras produzidas em contextos de formação (graduação ou pós-graduação). Os filmes foram selecionados por uma curadoria que está sendo compartilhada entre profissionais do Avaedoc - um dos mais antigos e renomados grupos de pesquisa do Campus IV/UFPB - e uma rede nacional de grupos de pesquisa de diversas universidades do país.

Arandu, termo tupi-guarani que remete ao olhar e à sabedoria, é o nome do Laboratório de Antropologia Visual do Campus em Rio Tinto, onde a Mostra nasceu em 2016 e foi batizada pelos integrantes do Avaedoc. Este grupo de pesquisa é coordenado, atualmente, pelos antropólogos e professores Oswaldo Giovannini e João Martinho de Mendonça. “A cada ano que passa, a Mostra Arandu se torna mais abrangente e hoje representa um importante espaço de exibição de filmes etnográficos contemporâneos no Brasil”, afirma Giovannini, também um dos organizadores da Mostra 2020. “Nosso Laboratório possui uma história cujas raízes nos levam à própria história do cinema na Paraíba”, comenta Mendonça. A Mostra Arandu é um projeto de extensão da UFPB e conta com o apoio do DCS/CCAE e da PROEXT/UFPB.

Serviço:

III Mostra Arandu de Filmes Etnográficos

Data: 24 de agosto a 16 de outubro de 2020

Local: Site da Mostra: www.mostraarandu.blog

Youtube - Laboratório Arandu: https://www.youtube.com/c/labarandu

Programação completa: https://mostraarandu.blog/2020/08/20/programacao-geral-2/

Lista de filmes selecionados: https://mostraarandu.blog/filmes-selecionados/

Contatos:

Contato com imprensa: deisejm100@gmail.com 

AVAEDOC/UFPB: avaedoc@gmail.com

Por Deise Marques (Mtb:25231)