Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Minicurso na UFPB debate história do feminismo negro

Minicurso na UFPB debate história do feminismo negro

Estudos começam nesta quinta-feira (12) e fazem parte da V Semana de História

publicado: 12/03/2020 16h30, última modificação: 12/03/2020 16h30

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, nesta quinta (12) e sexta (13), das 14 às 18h, o minicurso “Por uma história do feminismo negro: contribuições de Angela Davis e Patricia Hill Collins”.

O evento faz parte da V Semana de História da UFPB. Interessados terão direito a certificado e podem se inscrever, até o horário do curso, pelo site da iniciativa, no valor de R$15.

De acordo com a pesquisadora e uma das palestrantes do minicurso, Bruna Santiago, o objetivo é apresentar a história do feminismo negro, a partir das contribuições da filósofa Angela Davis e da socióloga Patrícia Hill Collins.

“Optamos por usar o termo ‘feminismo negro’ pela finalidade do próprio curso, que é apresentar noções gerais sobre a concepção de feminismo e diálogo entre cultura e política para as mulheres negras. A ênfase é na relação de luta das mulheres negras e na divulgação das políticas de empoderamento”, ressalta.

Angela Davis e Patrícia Hill Collins fazem parte de um grupo de mulheres negras estadunidenses, surgido na década de 1980 e ligado a movimentos sociais, que passou a ingressar na vida acadêmica como pesquisadoras e docentes. Elas introduziram as ideias do feminismo negro nas universidades e contribuíram para os estudos de raça, gênero e classe.

Outras informações sobre as discussões do minicurso estão no site da V Semana de História da UFPB e no ebook “Interseccionalidades”, disponibilizado pelo repositório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ascom/UFPB