Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Grupo de Estudos da UFPB lança livro sobre Etnografias Urbanas

Grupo de Estudos da UFPB lança livro sobre Etnografias Urbanas

publicado: 03/05/2018 21h25, última modificação: 03/05/2018 21h25

Nesta sexta-feira (4) será lançado o livro “Etnografias urbanas: espaço, imagem e diferença na cidade”. O evento começará às 19h, no Mofado Estúdio Bar, onde também acontecerá a primeira exibição do Cine Bicha, projeto de extensão coordenado pela professora Luciana Maria Ribeiro de Oliveira. O lançamento contará ainda com a presença da Banda Falange Nordestina.

Sobre o Livro:

Fundado em 2008, originário na Universidade Federal da Paraíba (Campus I e IV) e com ramificações também na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-Campus CDSA/Sumé), o Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnografias Urbanas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (GUETU/PPGA), está às vésperas de completar dez anos de atividades acadêmicas, colaborando neste período em formar uma série de pesquisadores preocupados com um diálogo cada vez mais multidisciplinar com as Ciências Sociais.

Coordenado atualmente pelos professores Marco Aurélio Paz Tela e Luciana Maria Ribeiro de Oliveira o grupo de pesquisa é dividido em três linhas: Manifestações urbanas e audiovisuais; Marcadores sociais da diferença; e Apropriações e interações em espaços públicos. Aos 10 anos, o Guetu marca uma fase de maturidade científica e de pesquisas antropológicas lançando o seu primeiro livro próprio, todo produzido por estudantes, pesquisadores e professores que o compõem. São, ao todo, doze artigos assinados por diferentes autores e autoras, que foram a campo para buscar aquilo que atualmente representa o maior interesse do Guetu: a produção e o refinamento de dados etnográficos sobre cidades e modos de vida urbanos na Paraíba e no Nordeste do Brasil.

O livro “Etnografias Urbanas: espaço, imagem e diferença na cidade” apresenta uma seleção de pesquisas e temáticas sobre grupos e práticas culturais, tendo como cenário cidades de diferentes escalas. A coletânea reúne discussões acerca de pesquisas etnográficas audiovisuais nos espaços da cidade e a construção de narrativas imagéticas sobre a relação entre indivíduos ou grupos e o espaço da cidade; pesquisas que refletem sobre relações de desigualdades, hierarquias e processos de construção da diferença e seus efeitos na vida urbana; além de pesquisas que investigam e ampliam o debate acerca da cidade a partir das redes de interações, cotidianos, usos dos espaços públicos, intervenções urbanas, concepções de lazer, práticas consideradas subversivas e/ou ilícitas nos diferentes estilos de vida de grupos e coletivos sociais.

O Mofado Estúdio Bar fica localizado na Rua Duque de Caxias, 36 – Centro.

Mais informações sobre o evento no facebook: https://www.facebook.com/events/363846727440539/(link is external); ou na página do Grupo: https://www.facebook.com/guetuufpb/