Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Colóquio internacional aborda museu, patrimônio e informação

Notícias

Colóquio internacional aborda museu, patrimônio e informação

publicado: 21/11/2018 11h06, última modificação: 21/11/2018 11h06

Será realizado nesta quinta-feira (22), às 19h, no auditório 1 da Central de Aulas no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o “I Colóquio Internacional sobre Museu, Patrimônio e Informação”. O evento é uma iniciativa da Rede de Pesquisa e (In)formação em Museologia e Patrimônio (REDMUS) da UFPB, com a cooperação internacional do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), Portugal.

O Colóquio contará com a Conferência de Fernando Paulo Oliveira Magalhães, Professor do IPLeiria, Portugal. O Conferencista é Doutor em Antropologia com Especialidade em Museologia e Patrimônio pelo Instituto Universitário de Lisboa, Portugal, com atuação nos seguintes temas: Antropologia; Museologia; Memórias; Identidades; e Patrimônio.

O tema a ser enfocado será: “O Patrimônio Azulejar e Museus”. “O Patrimônio Azulejar da humanidade em sua expressão vem possuindo valor de uso e valor simbólico na sociedade ao longo dos vários séculos, trazendo consigo a criação de novas formas estéticas adaptadas às circunstâncias espaço-temporais. Como elemento decorativo de palácios, casas senhoriais, igrejas, conventos, prédios públicos e privados, o Patrimônio Azulejar adquiriu valor simbólico de especial interesse de conservação e exposição de espaços institucionalizados de memória, como Museus, interesse este exponenciado pelo crescimento do Turismo na presente Era da Informação. Tal interesse perpassa pela história dos azulejos, enquanto objetos de informação, comunicação e educação, marcantes da cultura da Península Ibérica, com atenção a Portugal, introduzidos pelos muçulmanos, bem como levados por Portugal a outras culturas, como as do Brasil e da Índia”, definem os organizadores.

A organização do Colóquio e a mediação estão a cargo da Dra. Luciana Ferreira da Costa (Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB |Líder da REDMUS, Brasil), com a participação da Dra. Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira (Professora do Departamento de Ciência da Informação e Vice-Reitora da UFPB) e do MSc. Átila Bezerra Tolentino (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Procuradoria Federal na Paraíba, Brasil) como debatedores.

O Colóquio pretende reunir pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas da Ciência da Informação, Museologia e Patrimônio, Antropologia, História, Educação e outras áreas afins, bem como profissionais interessados no tema do evento.

Durante o Colóquio estará à venda o livro "Museologia no Brasil, século XXI: atores, instituições, produção científica e estratégias" de autoria de Luciana Ferreira da Costa, prefaciado por Francisca Hernández-Hernández (Doutora em História pela Universidad de Salamanca, Espanha, Professora Emérita em Museologia e Patrimônio pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha).

Mais informações, e inscrições gratuitas com direito a certificado, ver site oficial do Colóquio: https://www.even3.com.br/ICIMPI

E-mail para contato: