Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CICLO DE DEBATES: Narrativas, Memórias e Autoritarismos

Notícias

CICLO DE DEBATES: Narrativas, Memórias e Autoritarismos

Início: 18 de junho - Encontros virtuais às quintas-feiras (15:00 hs)

publicado: 03/06/2020 15h28, última modificação: 17/06/2020 15h26

Narrativas, Memórias e Autoritarismos (30 horas)

Inscrições: Sigeventos

Encontros virtuais às quintas-feiras (15:00 hs)

Início: 18 de junho

Prof. Dr. Antônio Elíbio (DCS – Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos – UFPB)

Profa. Dra.  Lara Amorim (DCS – Programa de Pós-Graduação em Antropologia – UFPB )

Profa. Dra. Ruth Henrique (DCS – Programa de Pós-Graduação em Antropologia - UFPB)

Ementa: Narrativas imagéticas em acervos institucionais, a Antropologia na Era da Sociedade da Informação, formas narrativas, oralidade e construções/afirmações identitárias no contexto indígena, a novilingua do fascismo, fascismos contemporâneos, o discurso autoritário na cultura política brasileira.

Objetivos: Pretende-se, nesse ciclo de debates, promover uma plataforma de discussões acerca da interface entre memórias, narrativas e autoritarismos. Neste sentido, propõe-se:

1- Pensar a memória a partir de narrativas imagéticas de acervos institucionais e refletir sobre como a Antropologia, em uma sociedade invadida pelas novas tecnologias da informação e comunicação, pode contribuir para novas abordagens epistemológicas, metodológicas e etnográficas das narrativas identitárias;

2- Realizar uma reflexão sobre as relações existentes entre a memória, a oralidade, a escrita e suas variabilidades narrativas, onde os narradores, enquanto atores sociais - em especial os indígenas – expressam, constroem e afirmam suas identidades étnicas, atualizando cada qual suas próprias sociedades.

3- Analisar as formas do Estado autoritário e os fascismos e as relações com os grupos sociais, assim como as formas de acomodação e resistência perante o autoritarismo estatal nas sociedades contemporâneas.

Metodologia: Aulas síncronas e assíncronas na plataforma google meet. Discussão de vídeo documentário. As aulas síncronas serão divididas em apresentações dos professores do tema proposto e de um tempo de debates para que os alunos inscritos possam fazer perguntas e debater o tema. Será indicada a referência bibliográfica com antecedência ao encontro para aqueles que quiserem acompanhar o debate teórico.

Bibliografia: 
ARENDT, Hannah. Eichman em Jerusalém: Um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Cia. das Letras, 2008. 
CANCLINI, Nestor G.. Diferentes, desiguais e desconectados. Mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 2015.

CASTELLS, Manuel. A SOCIEDADE EM REDE - A Era da Informação: Economia, sociedade e cultura.  vl. 1. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008.
CASTRO, Josué Tomasini. “Vá e conte ao seu povo”: interpretações e mediações no trabalho antropológico (p. 79-91). In Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Vol. 3. N. 1. Belém: MPEG. 2008.
CAZETTA, Felipe Fernando. Fascismos e autoritarismos. Dissertação de mestrado, PPGH, Juiz de Fora, 2011. 
COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação. P.37-48. Em Imagem-máquina: era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro, Ed. 34. PARENTE, André (org.) 1993.
DIAKURU (Américo Castro Fernandes – narrador) e KISIBI (Durvalino Moura Fernandes) Bueri Kãdiri Marîriye: os ensinamentos que não se esquecem. Apresentação (p. 7-13) e História das Constelações (p. 17-39). São Gabriel da Cachoeira: FOIRN, Santo Antônio: UNIRT. Coleção narradores indígenas do rio Negro. Vol. 8. 2006.
GOODY, Jack. O mito, o ritual e o oral. Petrópolis: Vozes, 2012.
HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna. Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1992. Parte III- A experiência do Espaço e do tempo. P.185-272).
HENRIQUE, Ruth. Os Camba: relações e construções identitárias na fronteira Brasil-Bolívia (p. 391-404). In Povos indígenas em Mato Grosso do Sul. História, cultura e transformações sociais. Dourados: Ed. UFGD. CHAMORRO, Graciela e COMBÈS, Isabelle. 2018.
Klemperer, Victor. LTI. A Linguagem do Terceiro Reich. Rio de Janeiro, Contraponto, 2009.
Kershaw, Ian. El Nazismo: perguntas clave. Madrid : Biblioteca Nueva, 2012.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência. Introdução e Parte II (Os três tempos do Espírito: A oralidade primária, a escrita e a informática). Cap. 09 A Rede Digital
MINDLIN, Beth e Narradores indígenas. Terra grávida. Introdução (p. 15-33) e A linguagem e o estilo das narrativas (p. 261-263). Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos. 1999
PAXTON, Robert. A Anatomia do Fascismo. São Paulo, Paz e Terra, 2007.
REIS, Daniel, Aarão. Sociabilidade brasileira, violência e tolerância (p. 73-78). In Política e cultura: século XXI – Vol. 2. Rio de Janeiro: Relume Dumará: ALERJ. FRIDMAN, Luis Carlos (org.) 2002.
TEIXEIRA, Francisco Carlos. Corpo e Negacionismo: a Novilingua do Fascismo na Nova República, Brasil 2013/2019. Revista Lócus, 2019.

poster meco2.jpg