Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Projetos de pesquisa
conteúdo

Projetos de pesquisa

por mateus publicado 27/09/2017 20h54, última modificação 22/04/2020 22h36

Título:  PRÁTICAS DISCURSIVAS E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES EM DESENVOLVIMENTO

Coordenadora : Profa. Dra. Betânia Passos Medrado

Descrição : Em sua segunda fase, o projeto Práticas Discursivas e Construção Identitária de professores em desenvolvimento amplia o escopo de pesquisa, incorporando a discussão sobre formação de professores e contextos de inclusão. Alinhando-se à perspectiva interacionista sociodiscursiva (ISD), o projeto visa, entre outros objetivos: sistematizar resultados para uma teorização sobre um conceito de docência que envolva o agir de linguagem no âmbito de uma escola inclusiva; investigar, por meio de textos autobiográficos e entrevistas de confrontação, as concepções e (re)significações da docência de professores em serviço e professores iniciantes quando atuando em salas que possuam alunos que façam parte de grupos considerados minoritários, e descrever e analisar o processo de apropriação de ferramentas para o trabalho com alunos com algum tipo de deficiência.

Título do projeto: MATERIAL DIDÁTICO ACESSÍVEL: COMPREENSÃO E PRODUÇÃO.

Coordenadora: Rosycléa Dantas

- Faculdade de Letras (FALE) – UFAL/Maceió –

O projeto de extensão “Material didático acessível: compreensão e produção” veinculado à Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, objetiva incentivar a reflexão crítica sobre inclusão e materiais didáticos acessíveis no ensino de inglês, engajando professores da educação básica e professores em formação inicial no processo de adapatação/produção de materiais didáticos acessíveis a partir de contextos reais de trabalho.

Título: “Tornar-se professor é uma tarefa permanente de reconstrução”: experiências de inovação pedagógica e reconfiguração da identidade docente em projetos de formação de professores no Brasil e no Canadá

Professora: Dra. Angélica Araújo de Melo Maia

“Tornar-se professor é uma tarefa permanente de reconstrução”: experiências de inovação pedagógica e reconfiguração da identidade docente em projetos de formação de professores no Brasil e no Canadá é um projeto de estágio pós-doutoral desenvolvido na Universidade da Columbia Britânica – Vancouver – Canada pela Profa. Dra. Angélica Araújo de Melo Maia de 2019 a 2020 que tem como objetivo geral investigar o processo de formação docente de professores licenciandos, considerando sua participação no subprojeto Pibid - Letras Inglês, da Universidade Federal da Paraíba e sua atuação em uma escola pública de nível fundamental (anos finais) de João Pessoa, Paraíba, ao longo dos 4 anos de execução do Programa. O projeto enfoca três aspectos relevantes do subprojeto: letramento crítico, multimodalidade e educação de pessoas com deficiência ou dificuldades de aprendizagem.