Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Apresentação / Introduction
conteúdo

Apresentação / Introduction

por GWEB publicado 24/03/2017 13h12, última modificação 10/12/2020 14h09

O Grupo de Pesquisa ALDEI (Agir de Linguagem, Docência e Educação Inclusiva) tem por finalidade a construção coletiva de objetos de pesquisa que lancem um olhar investigativo sobre aspectos da formação de professores de língua estrangeira à luz de uma perspectiva inclusiva.

Além disso, o grupo tem em vista a promoção de espaços de discussão sobre a temática no curso de licenciatura em Letras Estrangeiras e o estimulo à produção científica que favoreça a atualização dos membros do grupo sobre políticas e práticas nacionais e internacionais voltadas à inclusão de alunos na Educação Básica e no Ensino Superior. Para tanto, utiliza- se de um referencial teórico transdisciplinar que contempla correntes de estudos da Educação, da Linguística Aplicada e das Neurociências.

Nesse sentido, o ALDEI discute a educação inclusiva considerando as seguintes linhas de interesse: formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras, políticas públicas de inclusão e ferramentas didáticas acessíveis.

 

Introduction

The research group ALDEI (Agir de Linguagem, Docência e Educação Inclusiva) aims to collaboratively come up with research objects that carry an interest in aspects of foreign language teacher education under an inclusive perspective.

Furthermore, the group also seeks to promote spaces to discuss this theme in Modern Language undergraduate programs, boosting academic production that later on will update its members on politics and practices on a national and international scope.  Ultimately, the goal is to promote inclusion for students in elementary and higher levels of education. For that, the group uses a transdisciplinary theoretical framework that covers studies on Education, Applied Linguistics, and Neurosciences.

In brief, ALDEI discusses inclusive education considering the following research areas: foreign language teacher training, public politics on inclusion, and teaching tools.