Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ONU Academic Impact destaca projetos de pesquisa da UFPB e UFPE

ONU Academic Impact destaca projetos de pesquisa da UFPB e UFPE

Projeto da UFPB é uma plataforma web para registro e monitoramento de acordos internacionais relacionados à energia
publicado: 19/09/2022 08h25, última modificação: 19/09/2022 08h25
Colaboradores: Larissa Guedes, ASCOM-UFPB

Três projetos conduzidos por alunos e professores das universidades federais da Paraíba (UFPB) e de Pernambuco (UFPE) nas temáticas energia, segurança e do multilateralismo foram destaque no portal do braço acadêmico da ONU, a United Nations Academic Impact (Unai).

O primeiro produto, Matriz de Tratados de Energia, em inglês Energy Treaties Matrix ou Enetrix, é uma plataforma web para registro e monitoramento de acordos internacionais relacionados à energia. “É um sistema que oferece recursos especializados, soluções versáteis e análise diversificada de acordos energéticos entre países e organizações transnacionais”, explica Henry Iure Paiva, professor do Departamento de Relações Internacionais (DRI) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI) da Universidade Federal da Paraíba, e coordenador do Grupo de Pesquisa em Segurança Energética (Gesene) da Instituição.

Projetado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7: Energia Limpa e Acessível, seu principal objetivo é otimizar o acesso a informações estratégicas e valiosas sobre o setor de energia, considerando diversos parâmetros de busca. A versão atual possui dados sobre acordos internacionais firmados pelo Brasil, extraídos de um banco de dados mantido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Atualmente, a plataforma está sendo utilizada pela Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e pelo Ministério das Relações Exteriores Departamento de Energia no Brasil. Além disso, está prevista a implantação em outros 43 postos diplomáticos brasileiros no exterior. A pesquisa do professor Iure Paiva e sua equipe já mapeou mais de 26 países com dados que a Enetrix pode capturar.

Os pesquisadores estão desenvolvendo dois projetos adicionais na Universidade Federal de Pernambuco. O professor Rafael Mesquita, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFPE, coordena o projeto Multilateralismo e Desafios Globais: Passado, Presente e Futuro. O estudo mapeia a trajetória de tópicos cruciais das Nações Unidas, analisando toda a coleção de mais de 18 mil resoluções adotadas pela Assembleia Geral da Organização desde 1946.

Segundo Rafael Mesquita, “apesar de outros estudos oferecerem visões gerais da evolução das Nações Unidas, este é o primeiro nos últimos anos a fazê-lo usando análise de citações”. O pesquisador explica que “para descobrir quais resoluções foram as mais importantes ao longo da história da Organização, basta computar quais foram as mais citadas por documentos posteriores”.

O estudo constatou que direitos humanos, descolonização, desenvolvimento e paz e segurança foram os temas mais referidos nas últimas sete décadas, com cerca de um terço de todas as resoluções já adotadas referindo-se a pelo menos uma dessas quatro questões. Além disso, a pesquisa identificou padrões perspicazes adicionais, como os picos e vales de atenção em torno de cada tema e os fatores que determinam quais resoluções receberam mais citações.

Além disso, Antonio Pires dos Santos, doutorando, vem pesquisando os discursos proferidos no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Seu estudo analisa quais formas de intervenção e resolução de conflitos são mais enfatizadas pelos membros do Conselho com base no conjunto de dados de Debates do Conselho de Segurança da ONU, de sua coautoria e composto por mais de 80 mil discursos de 1995 a 2020.

Os resultados preliminares indicam, entre outras constatações, que o Conselho de Segurança se comporta de forma diferente de acordo com a região do mundo em debate. Mesmo com tensões geopolíticas significativas entre os Membros Permanentes, o Conselho de Segurança pode concordar com formas consensuais de intervenção, como pacificação, manutenção da paz e construção da paz, especialmente nas Américas.

Outra utilidade do estudo é que ele fornece uma forma de observar os 'estilos' diplomáticos dos Membros Permanentes. Segundo Antonio Pires, “como o conjunto de dados possui uma variável para identificar todos os itens da agenda em vários níveis, é possível verificar o padrão global de comportamento de um determinado membro e quais são os casos em que esse mesmo membro se desvia desse padrão”. Por meio da análise automatizada de textos, a pesquisa fornece informações sobre a prática real do Conselho.

Os resultados desses projetos universitários auxiliam os governos nacionais e as entidades das Nações Unidas de uma só vez, permitindo que os primeiros mapeiem o cenário da cooperação energética e sua posição em importantes órgãos das Nações Unidas e os últimos obtenham informações sobre as tendências dentro da Organização ao longo dos anos. “Esta é uma importante demonstração da ciência colocada a serviço da diplomacia”, pontuou o professor da UFPB, Iure Paiva.

Notícia originalmente publicada pela ASCOM-UFPB
Reportagem: Ascom - UFPB // Foto: Divulgação