Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Liga de Investimento da UFPB se destaca em competição nacional de gestão de fundos
conteúdo

Notícias

Liga de Investimento da UFPB se destaca em competição nacional de gestão de fundos

publicado: 27/12/2019 18h35, última modificação: 27/12/2024 14h06
UFPB3 ficou em primeiro lugar na etapa inicial do Desafio JGP e segue confiante para final em Fevereiro

A UFPB3, a Liga de Investimento do Campus III da UFPB, conquistou o primeiro lugar na etapa inicial do Desafio JGP, uma competição nacional que proporciona aos participantes a experiência de gerir um fundo de investimentos fictício, simulando o dia a dia de um gestor de fundos. A Liga UFPB3 é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias - CCHSA UFPB e coordenado pelos professores Gustavo Xavier e Francivaldo Nascimento, do Campus III da UFPB.

Para participar, é necessário que o grupo de alunos seja filiado a uma Liga de Investimentos Universitária. A competição está em sua nona edição, é promovida pela gestora de recursos JGP e reuniu vinte equipes de ligas universitárias neste ano, incluindo algumas das melhores universidades do país, como UFPB, USP, FGV, INSPER, PUC-RIO, UFRJ e UFMG. O desafio consiste em gerir um fundo de investimentos fictício ao longo de quatro meses, com base em decisões que são avaliadas pelo próprio mercado. A iniciativa possibilita que os alunos aprimorem seus conhecimentos em investimentos, capacidade analítica e trabalho em equipe.

Durante o desafio, os participantes têm a oportunidade de aplicar a teoria e os modelos quantitativos em situações práticas, além de que precisam aprimorar a capacidade analítica de lidar com incertezas e riscos do mundo real. Esse ano, por exemplo, os fundos tiveram que decidir como se posicionar diante dos cenários das eleições americanas e os possíveis impactos no valor dos ativos.

A UFPB3 geriu um fundo de alocação global que apresentou uma performance competitiva desde o início do desafio, figurando-se constantemente entre os cinco melhores fundos. No final da etapa, o fundo da UFPB3 foi o que obteve o maior retorno absoluto, garantindo a liderança na classificação final. Em 2022, a Liga UFPB 3 ficou em terceiro lugar.

A consistência e a qualidade das decisões tomadas pelos alunos da Liga de Investimento do Campus III da UFPB foram fundamentais para a conquista do primeiro lugar na etapa inicial do desafio deste ano. Segundo o professor Gustavo Xavier, orientador da UFPB3 e coordenador do Laboratório de Mercado de Capitais (MECAPLAB/UFPB), “os esforços e a dedicação dos alunos Pedro Lucas Ferreira, Givanilson Freire, Gabriel Barros e Kauã Herculano Batista foram essenciais para o sucesso da equipe”.

foto

Em fevereiro de 2025, ocorrerá a etapa final do Desafio com as quatro melhores ligas, em que cada uma deverá realizar uma apresentação para a Banca Julgadora que avaliará não apenas o valor final, mas também as métricas utilizadas e a apresentação realizada pelos alunos. 

O professor Gustavo Xavier destacou a importância da competição para a formação dos alunos, ressaltando que "gerir um fundo de investimentos fictício foi mais do que um desafio intelectual, foi uma oportunidade prática para aplicar teorias aprendidas em sala de aula. Cada decisão tomada contribuiu para o crescimento dos alunos, solidificando conceitos de análise gráfica e fundamentalista, alocação estratégica e gestão de riscos."

Para o aluno Gabriel Barros, participante do projeto de extensão, a experiência tem sido valiosa. “Foi a oportunidade de transformar teorias em prática e cada decisão tomada representou uma lição valiosa e um avanço. Além disso, tivemos a oportunidade de competir com as principais universidades do país, o que tornou a experiência ainda mais desafiadora e enriquecedora”. Gabriel também disse que as expectativas para a final estão altas. “Estamos nos dedicando aos preparativos, revisando estratégias e garantindo que cada detalhe seja minuciosamente planejado”, disse.

Ainda segundo o professor Gustavo, “o projeto oportuniza aos alunos do campus, uma vivência prática do mercado financeiro e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. E a conquista desse primeiro lugar na etapa inicial do Desafio JGP 2024, reforça a qualidade do ensino e da pesquisa desenvolvida no curso de Administração do Campus III da UFPB, bem como o potencial dos alunos da instituição”.

O Desafio JGP ocorre de forma remota. E além de todo conhecimento e experiência adquiridos, os alunos do Fundo vencedor receberão um prêmio em dinheiro no valor bruto de R$16.000,00 que será, segundo a JGP, distribuído uniformemente entre os participantes da equipe.

Acompanhe o projeto de extensão no instagram.

 

* * *

Texto: Angélica Gouveia, com informações de Liga UFPB3
Edição: Marcel Vieira
Foto: Gustavo Ribeiro e Freepik
Ascom/UFPB