Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > UFPB realiza triagens vocais até esta sexta (19), em alusão ao Dia Mundial da Voz
conteúdo

Notícias

UFPB realiza triagens vocais até esta sexta (19), em alusão ao Dia Mundial da Voz

publicado: 27/12/2019 18h35, última modificação: 18/04/2024 14h33
Triagens vocais são realizadas gratuitamente na população, por ordem de chegada

Foto: David Kevin

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado anualmente no dia 16 de abril, o Laboratório Integrado do Estudo de Voz (LIEV) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove, até esta sexta-feira (19), atividades de cuidados com a saúde vocal e a detecção precoce de distúrbios relacionados ao tema. O intuito é chamar a atenção da sociedade aos cuidados com a voz.

As atividades acontecem gratuitamente, sem necessidade de inscrição prévia, na Clínica Escola de Fonoaudiologia, localizada no Campus I da UFPB, das 8h às 11h, em ambas as datas. Durante a ação, os participantes passam por uma avaliação completa da voz. Após esta avaliação, detectada a necessidade pela equipe, também serão realizados exames laríngeos, no período da tarde, com parceiros otorrinolaringologistas. 

Foto: David Kevin

A ação, que acontece anualmente, começou na última segunda-feira (15) com avaliação completa da voz em crianças, idosos, profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho e pessoas com sintomas atípicos, como desconforto ou dificuldade para falar. Além da Clínica Escola da UFPB, as triagens também foram realizadas em Unidades de Saúde Familiar (USFs), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), na Associação Promocional do Ancião (ASPAN) e nos Hospitais Universitário Lauro Wanderley (HUWL) e Napoleão Laureano (HNL).

“Não é normal rouquidão acima de 15 dias. Isso é um indicativo de problema que pode ser de natureza fisiológica, de fácil correção, ou pode ser, sim, um câncer de laringe, que pode ser detectado com o equipamento utilizado na campanha. O sinal de rouquidão e os desconfortos, como cansaço ao falar e dores na garganta, não são comuns e não devem se manter por muito tempo”, conta a Professora Anna Alice Almeida, coordenadora da iniciativa.

Ação no Busto de Tamandaré

Também nesta quinta (18), no período da tarde, está prevista uma ação global do LIEV no Busto de Tamandaré. No local, serão repassadas informações para a população se conscientizar sobre os cuidados com a voz. Haverá distribuição de folderes, atividades artísticas e triagens rápidas para quem apresentar problemas. Estas pessoas sairão do local com horário agendado na Clínica Escola de Fonoaudiologia, onde poderão dar continuidade ao acompanhamento.  

Foto: David Kevin

Idealizadores da ação

A iniciativa é coordenada pela professora Anna Alice Almeida, com a colaboração dos docentes Leonardo Lopes e Priscila Oliveira, além de outros pesquisadores externos e estudantes de graduação e pós-graduação. 

O agendamento de triagens vocais está disponível ao longo do ano e pode ser feito pelo número 3216-7926.

Para mais informações, acesse os perfis @semanadavozufpb e @lievlab no Instagram.

***

Texto e fotos: David Kevin

Edição: Vinícius Vieira

Ascom/UFPB