UFPB EM DIA - Entrevista o professor Cleonilson Protásio - CEAR/UFPB
A transmissão ao vivo aconteceu, às 11h, pelo canal 43.1 digital da TV aberta e pelo canal da TV UFPB no YouTube.
A transmissão ao vivo aconteceu, às 11h, pelo canal 43.1 digital da TV aberta e pelo canal da TV UFPB no YouTube.
O RU está de volta! Após dois anos fechado devido à pandemia, o restaurante universitário da UFPB, localizado no campus I, em João Pessoa, foi reaberto. Estudantes em vulnerabilidade econômica e residentes universitários vão ter acesso gratuito ao RU, fazendo seu cadastro e recadastro online
O reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, inaugurou a primeira Usina Fotovoltaica da UFPB. A implantação do equipamento faz parte de uma estratégia da UFPB para a produção de energia elétrica de maneira sustentável e econômica.
Transmitido ao vivo em 15 de jun. de 2022 A transmissão ao vivo aconteceu, às 11h, pelo canal 43.1 digital da TV aberta e pelo canal da TV UFPB no YouTube.
Cerimônia de solenidade marcou a reabertura das Clínicas Escolas de Odontologia da UFPB, no Campus I, em João Pessoa. Após um grande investimento na sua reforma, as Clínicas Escolas de Odontologia voltam a funcionar. Elas contam com 20 consultórios para atendimento ao público.
Uma comitiva de empresários e representantes de instituições de ensino da República dos Camarões esteve na UFPB para conhecer pesquisas envolvendo estudos nas áreas de agricultura e criação de animais. No campus I, em João Pessoa, eles visitaram alguns laboratórios e seguiram para Guarabira, onde o grupo conheceu uma empresa paraibana especializada na comercialização de frangos.
A UFPB realizou, no dia 17 de junho, o evento "UFPB e o Desenvolvimento Paraibano: Ações integradas com municípios". O encontro teve como objetivo mostrar aos prefeitos de cidades paraibanas pesquisas e produtos desenvolvidos pela universidade que podem ser oferecidos aos gestores municipais em prol do crescimento econômico regional.
Já pensou se um santo sumisse da igreja? É a história contada pela minissérie “O Sumiço de Santo Antônio”, que se passa em Vila Pequena, cidade fictícia conhecida como “Vila do amor”. Com direção de fotografia de Niu Batista, a primeira minissérie produzida pela TV UFPB, tem direção geral de Cely Farias e Valeska Picado.
O Laboratório de Física Aplicada, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPB, é um dos locais onde são desenvolvidas pesquisas de professores, técnicos e estudantes do curso de física. Um espaço que se destaca como instrumento importante para promover a inovação tecnológica na Paraíba.
O Fest Aruanda do audiovisual brasileiro é um evento realizado todo ano pela produtora Bolandeirarte e Films, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba. Criado em 2005, o festival tem como objetivo fomentar, reconhecer e contemplar novos talentos na área do audiovisual nacional.
Uma apresentação da Orquestra Sinfônica da UFPB abriu a cerimônia de concessão do título de doutor Honoris Causa ao compositor e multi-instrumentalista Hermeto Pascoal. A outorga do título de doutor Honoris Causa foi sugerida pela professora do curso de letras da UFPB Rinah Souto.
A mulher gestante não só deve e pode manter o corpo em movimento. A ciência comprovou que a gestante que se mantém ativa é mais saudável e pode ter um parto sem problemas. Em João Pessoa, a assistência fisioterapêutica gratuita na gestação é oferecida pela Clínica de Fisioterapia da UFPB há mais de 20 anos.
O Campus III da Universidade Federal da Paraíba, em Bananeiras, reabriu as portas de seu Restaurante Universitário. Uma solenidade marcou a volta do funcionamento do RU no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, CCHSA, após uma reforma que durou meses e custou 135 mil reais.
“A importância do uso das plantas medicinais” foi o tema da roda de conversa realizada no Instituto Paraibano de Envelhecimento da UFPB. O encontro celebrou o “Dia mundial do meio ambiente” em 05 de junho e contou com o grupo de idosos “Vivendo melhor”.
O Museu de Ciências Morfológicas da UFPB está recebendo visitas guiadas, com horários disponíveis para atender a demanda espontânea do público. Está localizado no bloco C do Departamento de Morfologia da Universidade e funciona de segunda a sexta nos dois turnos.
“A expressividade do caminhar da pessoa idosa”. Este é o nome de um dos cursos oferecidos para os idosos cadastrados no Instituto Paraibano de Envelhecimento, no Campus I da UFPB, em João Pessoa. O curso de extensão é ministrado pela professora colaboradora do IPE, Sandra Barbosa.
A transmissão ao vivo aconteceu, nesta quinta-feira (2/6), às 11h, pelo canal 43.1 digital da TV aberta e pelo canal da TV UFPB no YouTube.
No programa o Reitor Valdiney Gouveia fala sobre as ações nesses primeiros 18 meses de gestão e o planejamento para os próximos meses. A TV UFPB realizou o primeiro UFPB em Dia com o reitor para divulgar à comunidade acadêmica e à sociedade em geral as ações realizadas em um ano e meio de gestão e anunciou as próximas ações que serão desenvolvidas.
A STI é responsável pelos serviços de informática que apoiam a UFPB no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. Instituída em 2013, atua como um dos órgãos auxiliares de direção superior da Reitoria da UFPB.
O FabLab é o Laboratório de Fabricação Digital da UFPB, onde são realizados trabalhos com prototipagem, impressão 3D e corte a laser. Numa parceria com a Energisa Paraíba, o FabLab desenvolve o projeto “Cultura Maker”. A iniciativa visa difundir o conhecimento de energia elétrica seguindo a filosofia do “faça você mesmo”.
Vindo da Finlândia, o reitor da Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, Vesa Taatila, estava de passagem por João Pessoa e fez uma visita à Universidade Federal da Paraíba. Ele se encontrou com a vice-reitora Liana Filgueira e algumas pessoas do corpo acadêmico da UFPB para conhecer três laboratórios da universidade e conversar sobre possíveis parcerias.
O Instituto Paraibano de Envelhecimento, órgão da UFPB, oferece aulas de biodança para pessoas da terceira idade. A biodança é definida como um sistema de integração e desenvolvimento humana. Também conhecida como “biodanza” ou “psicodança”, a biodança foi criada há 62 anos.
Em clima de festa, a Galeria de Artes Lavandeira, localizada no Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB, recebe uma exposição em homenagem ao artista paraibano Flávio Tavares. Entre os destaques da mostra estão a obra assinada pelo artista no início da carreira, em 1960.
A UFPB, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, oferece o serviço de triagem e testagem para os exames de Covid-19. Pessoas da comunidade universitária e colaboradores terceirizados podem ser atendidos aqui. Se estiver com sintomas gripais a partir do 3° até o 10° dia, a orientação é fazer a triagem pela página ufpb.br/biossegurança.
Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba publicaram um livro sobre a história da hotelaria no estado. Em “Parahyba do norte: Diários da hotelaria”, os professores Adriana Brambilla e Elídio Vanzella apresentam arquivos históricos sobre a hotelaria paraibana desde o século XVI.
Estudo da UFPB faz uso da técnica de intervenção neuromoduladora como forma de melhorar a qualidade de vida de crianças com microcefalia. O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Saúde da Paraíba e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, envolve pesquisadores e profissionais de três centros de ensino da UFPB.
Estudantes do curso de Farmácia e alunos da extensão Hemovigilância da UFPB, organizaram a campanha que levou a comunidade universitária até o Hemocentro para doar sangue. Os voluntários passaram por todas as etapas de triagem fundamentais para a doação.
O servidor Paulo Sérgio Carvalho trabalha na UFPB há mais de 30 anos. Na Pró-reitoria de Pesquisa, ele é responsável por propor, coordenar, planejar e executar ações de pesquisa científica na universidade. Foi trabalhando aqui na instituição que ele descobriu uma grande paixão pela música.
É necessário ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano para manter a saúde bucal. Mas a ida ao consultório dentário não é comum para muitas pessoas e, pensando nisso, a UFPB oferece tratamento odontológico gratuito para pessoas de toda sociedade. O serviço é feito pelo Departamento de Clínica e Odontologia Social e, antes, os pacientes passam por uma triagem.